sexta-feira, 18 de maio de 2012

As duas frases da SMS de Cândido Vaccarezza

>
O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado por um repórter cinematográfico do SBT enviando uma SMS para o governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB-RJ) acerca de sua convocação (ou não) para a CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira. A íntegra da SMS é a seguinte:
.

"A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso, e nós somos teu (sic)."
.
Essa imagem foi uma das mais incríveis da imprensa nacional nos últimos tempos, e uma das gafes mais absurdas que já vi de um político braisleiro - e olha que já foram muitas. Mas... que tal dissecá-la e tentar jogá-la em seus respectivos contextos ?
.
"A relação com o PMDB vai azedar na CPI."
.
Vindo de um petista influente como é Vaccarezza, essa frase significa muito. Desde o início do governo de Dilma Rousseff o PT sofre com a pressão dos partidos da base aliada, que querem mais cargos políticos de importância. O PMDB não é só um aliado ou um parceiro importante: é o maior parceiro do PT no atual governo. Um partido que no centro-sul nacional tem pouco destaque (com exceção de RJ e RS), mas que no norte-nordeste é fortíssimo. Como o deputado fala para um peemedebista, tão simplesmente, que a relação entre os dois partidos vaia zedar ? Isso é quase um assassinato da aliança entre as duas legendas. E essa primeira frase pouco repercutiu na impressão.
.
Como será que os caciques do PMDB reagirão a essa frase do petista ? Só o tempo dirá. Mas aposto muito que isso não ficará assim, e que a relação já azedou. Azedou, inclusive, graças a essa frase ridícula. O PT que aguente. 
.
"Mas não se preocupe, você e nosso e nós somos seus."
.
Antes de mais nada, me permiti a corrigir a frase já que acho um disparate um deputado federal ser tão ignóbil a ponto de escrever o que escreveu, da forma que escreveu. Me recuso a assassinar tão cruelmente a língua-máter duas vezes no mesmo post.
.

Eu sou do tempo em que CPI's valiam algo. Vi a CPI do Mensalão cortar cabeças no governo Lula, lembro de mesas debatendo o impeachment de Fernando Collor ou do caso dos anões do orçamento. Ultimamente, porém, as Comissões Parlamentares de Inquérito caíram na mesmice inoperante de tantas outras instituições do governo. O que sofreram os Sanguessugas ? Quem caiu na Operação Satiagraha ? Esses casos tiveram CPI's ? Não se reprima, leitor, caso não saiba: poucos sabem. Ninguém luta pelas CPI's, a ninguém interessa lutar pelas CPI's, das CPI's não sai mais nada e ninguém sabe o que acontece nelas. O melhor meio de punir infratores tornou-se agora uma mera formalidade onde alguns até podem bambear, mas ninguém mais vai cair. 
.
A SMS diz muito, mas ninguém anda ligando muito pra isso. Quem liga pra política hoje em dia, aliás? 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :