Após vinte e seis rodadas, já podemos ver com clareza em qual grupo cada time se apresenta no Brasileirão. Quem vai brigar pelo título, que tá caindo, quem pode ver a série B mais de perto ou quem vai ficar cumprindo tabela por um bom tempo.
.
Líder, o Vasco provou novamente que vem forte rumo ao pentacampeonato. A equipe cruzmaltina fez 3x0 no Cruzeiro em Minas Gerais, com hat-trick de Diego Souza - o último, um golaço, chapelando o goleiro Fábio. Outro postulante ao título é o vice-líder Corinthians, que, na bacia das almas, fez 1x0 no Bahia. Num jogo movimentadíssimo, Botafogo e São Paulo empataram em 2x2, com direito a dois gols de Loco Abreu ( e um inacreditavelmente perdido ) e tento de cabeça de Rivaldo no último lance do jogo. No Rio Grande do Sul, o Internacional bateu o Atlético Mineiro por 2x1 e aparece como candidato a zebra.
.
Lá embaixo, o Ceará afastou-se da zona de rebaixamento ao vencer o Coritiba por 3x2, situação parecida com a do Grêmio, que foi até a Ressacada a bateu o Avaí por 2x1. Na zona da pasmaceira, o Palmeiras vencia e viu dois jogadores do Atlético Goianiense saírem expulsos, mas o Dragão empatou a partida com Thiago Feltri e a partida terminou 1x1.
.
Duas vitórias na segunda fase da série C. Em Joinville, o JEC fez 1x0 no Ipatinga e é o líder momentâneo do grupo F, que será completado amanhã com Brasiliense e Chapecoense. No grupo E, CRB e Rio Branco ficaram no 0x0 em Alagoas, enquanto o Paysando bateu o América de Natal por 1x0 na Curuzu, gol de Rafael Oliveira no fim da partida.
.
Começaram as oitavas-de-final da série D, e apenas um visitante venceu. O felizardo foi o Oeste, que viajou até Cianorte e bateu os donos da casa por 1x0. O outro paulista da competição também venceu: no Maião, o Mirassol fez 2x0 no Juventude. Entre os favoritos, o Santa Cruz fez magros 1x0 no Coruripe em Pernambuco ( seu xará potiguar perdeu por 3x1 para o Treze na Paraíba ), o Sampaio Corrêa fez 2x1 no Cuiabá e o Villa Nova perdeu para o Itumbiara por 3x1 - com direito a gol do interminável Landu. Nos outros jogos, o Volta Redonda fez 1x0 no Tupi ( gols aos 47 do segundo tempo de Luizinho ) e o Penarol venceu o Independente por 1x0 no Amazonas.
.
Times com passado recente forte perderam para franquias históricas na NFL. O New England Patriots de Tom Brady visitou o Bills em Buffalo e, num jogo de tirar o fôlego, perdeu por 34x31, apesar da grande partida do wide receiver Wes Welker. Em Minessotta, O Vikings não foi páreo para o surpreendente Detroit Lions, que venceu por 26x23. Num terceiro quarto incrível, com 37 pontos ( 23 dos mandantes e 14 dos visitantes ), o Saints fez 40x33 no Texans em New Orleans, em partida magistral do QB Drew Brees, da equipe da Lousianna. Na segunda partida seguida de Michael Vick contundido, o Eagles perdeu para o Giants na Philadelhia, por 29x16. O New York Jets perdeu a invencibilidade para o Oakland Raiders em tarde inspirada do running back pirata Darren McFadden, por 34x24. Outro que jogou muito foi o quarterback Joe Flacco, do Baltimore Ravens. Sob sua batuta, os corvos venceram o Saint Louis Rams por fáceis 37x7.
.
Fortes emoções na Austrian Bundesliga. No embate entre líder e vice-líder, o Admira Wacker roubou a primeira colocação do Salzburg, ao vence-lo por 2x1. Com a vitória em seus respectivos jogos, os dois times de Viena também chegaram para a briga. O Áustria marcou 2x1 no atual campeão Sturm Graz ( apenas na sexta colocação no campeonato ), enquanto o Rapid sapecou 3x0 no Wacker Innsbruck. Agora, são quatro times separados por três pontos.
.
Após muito tempo, a Juventus lidera o Calcio. A Vecchia Signora ficou no empate por 1x1 com o Catania no Angelo Massimino, mas teve uma rodada toda favorável. Outro grande que só empatou foi a Lazio, 0x0 com o Palermo - e a situação do técnico Edy Reja começa a ficar complicada nas águias. A Roma venceu a primeira no campeonato ao visitar o Parma e fazer 1xo, gol de Pablo Osvaldo.
.
Os dois times que atualmente comandam a Rússia venceram na Liga Premier. O líder Zenit passou fácil pelo Tom Tomsk: 4x0. O CSKA, tentando voltar aos seus melhores dias, fez 3x1 no Volga em Moscou. Quem vem imediatamente abaixo dos dois não acompanhou a sequência de bons resultados dos grandes. O terceiro colocado Dynamo de Moscou perdeu para o Krylya Sovetov por 1x0, enquanto o Lokomotiv empatou com o encardido Rubin Kazan por 1x1.
.
Dois jogos fecharam a rodada da Bundesliga. O agora vice-líder Werder Bremen suou muito pra bater o Hertha Berlim, que jogou boa parte do segundo tempo com dois jogadores a menos. Pizarro fez dois, o último aos 48 do segundo tempo, e anotou 2x1 pros verdes. Já o Colônia bateu o quarto colocado Hoffenheim por 2x0.
.
Dois clássicos na Premyer Liga. No derby ucraniano, Dynamo de Kiev e Shakhtar Donetsk não saíram do 0x0, o que manteve os dois na ponta do campeonato, com 27 pontos. Quem chegou próximo dos grandes foi o Metalist Kharkiv, que venceu o duelo dos que podem incomodar as equipes de Kiev e Donetsk contra o Dnipro Dnipropetrovsk por 2x0.
.
Os líderes empataram na Liga Postobón colombiana. Ponteiro, o Quindío ficou no 2x2 com o Chicó no Centenário de Armênia. O Atlético Huila, segundo colocado, perdeu a chance de ultrapassá-los ficando no 1x1 com o vice-lanterna La Equidad. Quem gostou dessa combinação de resultados foi o Atlético Nacional, que fez 2x1 no Once Caldas e encostou nos dois mais bem colocados.
.
Em corrida sonolenta, Sebastian Vettel quase venceu o campeonato com cinco rodadas de antecedência. Quase. O alemão da RBR levou a corrida como quis e a venceu, mas o segundo lugar de Jenson Button adiou a decisão do circo para Suzuka, no Japão. Companheiro de Vettel, Mark Webber fechou o pódio. Destaque também para os acidentes de Michael Schumacher, que decolou sobre a Sauber de Sérgio Perez, e de Lewis Hamilton ( quinto na prova ) em Felipe Massa ( nono ). Bruno Senna não conseguiu pontuar, como nas provas anteriores, e ficou numa discreta décima quinta colocação. Rubens Barrichello foi o décimo terceiro.