sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como Maluf ajudou a arruinar a campanha para a prefeitura de SP

>

Passam os anos, passam várias eleições e Paulo Maluf, acusado de todos os crimes possíveis e imagináveis e dono de um histórico nada respeitável de gafes e vergonhas de caráter e política, segue sendo um aliado importante para angariar bons votos para qualquer candidato. Política no Brasil já é algo sujo por natureza, mas quando envolvemos o nome do ex-governador parece que a situação fica fétida, quase insuportável. E ele chegou abalando toda e qualquer estrutura em 2012. 
.
Se já era ruim sem ele, Maluf conseguiu estragar ainda mais a podre sucessão à prefeitura paulistana. Ao anunciar seu apoio ao petista Fernando Haddad, ele conseguiu criar crises em, no mínimo, quatro partidos e/ou correntes políticas distintas.
.
Antes de mais nada: sim, você leu bem, Maluf aliou-se com um petista. Isso é tão inimaginável quanto a paz na Caxemira. O candidato à presidência apoiado pelos militares se uniu ao partido historicamente ligado ao proletariado. Ele, que já se atracou com Marta Suplicy no debate para a mesma prefeitura paulistana em 2000, agora dá o braço a torcer e se aliou ao PT. O motivo, claro, é ter mais poder do que já tem. Explica-se aí a inacreditável e histórica foto na qual Lula aperta sua mão com um largo sorriso no rosto - que, aliás, é recíproco. 
.
Maluf rachou o PP, seu partido. Muitos dos direitistas radicais paulistanos recusam-se a digitar 13 nas urnas eletrônicas. Alguns milicos, inclusive, acusaram seu mártir Maluf de traição. Não existe traição, existe poder - e quem liga para traições na política quando pode-se ter mais poder ?
.
O sírio-libanês também rachou o PT. Como assim, o partido do povo vai se aliar com seu maior opositor histórico ? Como Lula apertou a mão de Maluf ? Como preferiram Haddad a Marta Suplicy ? Toda e qualquer pergunta existencial petista voltou à tona quando a bizarra aliança foi costurada.
.
Essa aliança causou náuses diretas também ao PSB - falando pelo lado dos partidos, claro, já que todos ficaram com vontade de vomitar quando ela foi anunciada. Tanto que Luiza Erundina, histórica estandarte do esquerdismo paulista e candidata a vice na chapa de Haddad, saiu fora da disputa. O partido também abriu mão de indicar o vice na chapa, e algumas vozes dentro do partido disseram que Erundina deveria relevar o fato em nome do partido. Pois é... cada vez mais a situação fica mais podre.
.
Calma, você não leu o pior ainda - acredite se quiser. A aliança entre Maluf e o PT causou discórdia no PSDB, partido que historicamente controla o estado de São Paulo. Para os graúdos na legenda, o apoio de Maluf era muito importante para a captura de votos específicos na eleição. Tudo relacionado a votos, claro, pois nós já vimos que ideologia ou ética tão longe de ser o forte dos envolvidos na campanha para a prefeitura. 
. 
Tá fácil votar esse ano, hein ?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :