Gilberto Kassab é uma figura controversa. Ligado a Paulo Maluf e José Serra em outras campanhas e antigo membro do PFL e do DEM, fundou um partido que é tão absurdo que não se diz de direita, esquerda ou centro - o PSD. Na prefeitura de São Paulo, tomou algumas atitudes um tanto quanto truculentas, e, como toda e qualquer pessoa, errou e acertou. Como a maioria dos políticos, mais errou que acertou. Pelo seus erros (e também pélo tamanho dos seus erros), muitos criticam Kassab até quando ele faz algo bom, e não vê que alguns dos problemas nascem com a própria população.
.
A última do prefeito paulistano foi impedir a circulação de caminhões nos horários de pico na região do centro expandido de SP. Como consequência, os caminhoneiros interromperam a distribuição de gasolina na cidade por alguns dias, o que causou falta de combustível para todos, de pessoas da mais baixa classe social até para quem nem precisaria mais trabalhar. Todos, por comodismo, culparam Kassab. Mas os errados são vocês, paulistanos.
.
Muitos dizem que o principal problema da maior cidade da América do Sul é o trânsito. Seja medida eleitoreira ou não, Kassab fez algo para melhorar o tráfego na capital - e conseguiu, pois os congestionamentos em Sampa sofreram uma sensível queda após a medida do político. Ora, por que, então, se colocar contra a lei que beneficia o povo ?
.
Não há porquê reclamar. Vocês reclamam da falta de combustível ? Pois que critiquem os grevistas, que atrapalham o trânsito com máquinas pesadíssimas, lentas e muitas vezes velhas (sendo que para montar uma transportadora é necessário alto investimento, ou seja, não falta dinheiro para esse tipo de empresa) e ainda saíram por cima graças a rejeição dos paulistanos para com o seu prefeito. Mais do que novamente acomodar-se, a população pendeu para o lado errado dessa história toda, mostrando que consciência política inexiste no país quando ela é confrontada com a facilidade de vida. Até o que é melhor fica em segundo plano quando é mais cômodo fazer algo pior.
.
Repito: Kassab é polêmico e mais errou que acertou. Mas devemos dar o braço a torcer quando ele faz algo certo, e não criticá-lo por seus erros anteriores, muito mais nos sujeitarmos a quem nos prejudica diretamente, como os caminhoneiros. Aliás, não só os caminhoneiros.
.
Donos de postos de gasolina lesaram o consumidor ao elevar o preço do litro da gasolina em mais de 50%, o que rasga normas do PROCON. Cartel disfarçado ? União por saber que o povo ficaria do seu lado ? Não se sabe. Mas que isso é tão ridículo quanto o que os caminhoneiros fazem, é. E, adivinhem: novamente, quem sai perdendo é a população, que pode errar, mas sempre paga o pato.
.
Enfim, uma discussão mais profunda: sem gasolina, o prefeito incentivaria os munícipes a usar o transporte coletivo, o que reduziria ainda mais o número de carros nas ruas e traria benefícios para a qualidade do ar da cidade. Faltam ônibus, trens da CPTM e do metrô para isso, é verdade (e isso é erro de muitos, inclusive de Kassab), mas esse problema é muito mais antigo e muitos já aprenderam a conviver com ele. Por que não tentar, então ?
.
Parem de fazer o que é mais fácil, e tomem consciência de que é necessário elogiar até a mais mal-amada das pessoas quando ela acerta. Acordem.