sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sem brilho

>
Barack Obama foi reeleito e terá mais um mandato como presidente dos Estados Unidos da América, ele venceu o conservador ao extremo e republicano radical Mitt Rommey e o mundo, em geral, parece ter gostado do resultado da eleição presidencial americana. Mas, sinceramente, faltou brilho e idealismo na campanha e na trajetória do democrata.
.
Em 2008, ele contagiou o toda a Terra com seus discursos motivantes e fez muita gente acreditar em um local melhor para vivermos. Seu slogan, "Yes we can" entrou para a história como um daqueles símbolos eternos de um político e de uma candidatura. 
.
Em 2012, porém, ele passou longe do destaque, da motivação e do brilhantismo da campanha anterior. Ele não motivou tanto os eleitores e teve atuações fracas em oportunidades que não costumava perder - basta lembrar o desempenho patético no primeiro debate da campanha. Isso sem contar nas trapalhadas e na insegurança ao falar sobre como salvar os Estados Unidos da crise econômica e da crise interna que se instaurou no país graças a isso. 
.
Por favor, também não acreditem que Rommey era apenas um louco que iria tocar o terror no planeta. É óbvio que ele é, por partido e por ideologia, mais radical que Obama, mas ele não deixa de ter algumas ideias interessantes - basta pesquisar, e garanto que isso é bem melhor que falar meia dúzia de palavras ditas por qualquer pessoa sem apuração nenhuma. 
.
Apesar dessa minha opinião, vale o belo registro da fotografia que comemorou a vitória do candidato no Twitter. A foto tornou-se simplesmente a mais influente da história da rede de microblog. E, cá entre nós, a foto é linda e de um bom gosto impressionante. 
Obama parece ter se abatido e ter ficado por algum tempo entregue, mesmo vencendo o pleito. Pior para os eleitores.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Lari Reis disse...

Acompanhei bem menos o processo dessa vez. Um erro meu, certamente.
De fato, acreditei que o momento pedia que a campanha de Obama fosse mais incisiva, mas mesmo agindo mais "discretamente" ele se garantiu e conseguiu deixar mais uma marca.
Na primeira campanha, a internet foi de suma importância para a eleição de Obama. Dessa vez, de uma outra forma, a internet - que evoluiu nos últimos quatro anos - também teve seu papel ao tornar esse foto uma das mais emblemáticas de todos os tempos, visto que todos falam em "likes", "retweets" e "shares".

Willian Ferreira disse...

Acho que ele se garantiu mais porque o Rommey saiu falando coisas radicais de mais logo de cara do que pela força do Obama, o que me surpreendeu bastante. E acho que o papel da internet nesse ano foi bem inferior que o das eleições passadas... acho que o Obama ganhou esse ano mais pela réstia de carisma que tinha e pelo voto de minorias como os negros e latinos.
E, bem, acho que todo mundo acompanhou menos essa eleição que a anterior. Até mesmo porque os candidatos não atraíram a atenção da mídia global como em 2008, quando o Obama taba tinindo em tudo.