quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mortes que acompanhei

>
Ontem fiquei sabendo que o Multishow tava passando o documentário Mamonas Para Sempre, sobre uma das bandas brasileiras mais influentes do final da década de 1990: o Mamonas Assassinas. Peguei o documentário no meio e, bem, esperava mais. Mas fica a indicação.
.
Em um dos depoimentos, a ex-namorada do Dinho (vocalista dos Mamonas) falou que "do nada, o Gugu já ligava pra ela pra saber sobre o acontecido". Foi o que bastou para eu buscar o Domingo Legal daquele dia - e encontrá-lo. O vídeo tá no link e é bem longo, mas é interessante ver como foi a cobertura daquele triste episódio. Também achei o registro da queda do avião no qual os Mamonas estavam e também a cobertura in loco da TV Manchete do funeral dos músicos - Manchete que, se deixar, foi a única TV da época que não contou com a participação da banda por conta de suas precárias condições financeiras. 
.
Que o Jornalismo do SBT é algo sui generis todo mundo já sabe. Mas também achei o Plantão da emissora para a morte de Hebe Camargo, Lombardi e Marly Marley (?). De graça, mostro pra vocês o informativo deles sobre o atentado de 11 de setembro. Vale dizer: o SBT foi a única emissora a não parar sua programação, e sim entrar com boletins quando tudo já estava consumado.
.
Sabe-se lá porque, lembrei também da morte de José Alencar. Na verdade, não da morte, mas sim de uma fala do dr. Raul Cutait falando que o ex-vice presidente "estava se preparando para descansar". Essa frase, ao menos para mim, é de uma dor fora de série. É afirmar que não é o homem público que está prestes a morrer: é o paciente, o humano. Horas depois, Alencar faleceu. O vídeo do G1 que tinha essa frase do dr. Cutait não está mais disponível, e eu não me arrisco a ver o Plantão da Globo para nada - tenho fobia da vinheta do boletim. 
.
Aqui, deixo também um pedido: caso alguém tenha o Plantão da Record anunciando a morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, por favor, entre em contato comigo. O repórter, que estava no Paço Municipal da cidade, deu a informação da morte do político em primeira mão, e é possível ver as pessoas lamentando o falecimento logo atrás dele. Também é marcante.
.
Logo escreverei sobre  algumas coisas que penso em relação a morte. Nada chocante ou digno de livro de auto-ajuda, apenas algumas impressões mesmo. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :