A frase, tão lógica que parece ser tirada daqueles discursos furados dos jogadores de futebol. Mas ela serve para excluir um dos times mais fortes do país da luta pelo caneco.
.
Quem praticamente deu adeus ao título nessa rodada foi o São Paulo. O time, que não vence há um mês, tomou um vareio do Atlético Goianiense, por 3x0, e se viu pela primeira vez fora da zona de classificação pra a Libertadores, saldo que custou o cargo do técnico Adílson Batista. Os outros líderes venceram. Encerrando um incomôdo jejum ante o adversário, o Flamengo venceu o Ceará por 1x0 e completou o Campeonato Carioca no qual está se transformando o nacional, já que Vasco (que fez fáceis 2x0 no Atlético Mineiro), Fluminense (que contou com outra grande atuação de Fred, com dois gols, pra vencer o Palmeiras por 2x1) e Botafogo (que venceu o Atlético Paranaense por 2x0). Seguem muito bem. Tentando brecar os cariocas, temos o Corinthians, que viu Montillo perder um pênalti e superar todo um clima de guerra para vencer o Cruzeiro por 1x0, e o Internacional, que virou pra cima do Avaí e ganhou de 4x2.
.
Nos demais jogos, o bom Figueirense praticamente rebaixou o América Mineiro ao virar o jogo e anotar 2x1 no placar. O inconstante Grêmio provou a todos que o Santos só pensa no mundial de clubes ao vencer na Vila Belmiro pela primeira vez desde 1972, por 1x0. Em jogo fraco, Coritiba e Bahia ficaram no 0x0.
.
Já temos dois classificados para a série B, advindos da série C. Com campanhas irrepreensíveis no grupo F, o Ipatinga, que fez 3x2 na Chapecoense, e o Joinville, que fez 4x1 no Brasiliense, já subiram, restando apenas saber quem disputará a final - apenas o primeiro colocado obtém a vaga. Já no grupo E, confusões. Na única partida válida, o CRB venceu o Paysandu em pleno Mangueirão por 1x0 e abriu quatro pontos de vantagem para o Papão, segundo colocado. Mas o Rio Branco foi retirado novamente da competição graças a pendengas judiciais, e todos os seus jogos tiveram os resultados congelados.
.
Na série D que também sofre com brigas judiciais, apenas três dos quatro times que sobem para a série C estão confirmados. A maior comemoração aconteceu no Mundão do Arruda, com 6o mil torcedores do Santa Cruz comemorando a volta do time coral para a série C após empatar com o Treze por 0x0. Com duas vitórias, a segunda por 4x2 no Pará, o Cuiabá garantiu o primeiro acesso do futebol matogrossensse na história. No tempo regulamentar, o Mirassol venceu o Oeste por 3x1, mesmo placar do primeiro jogo, mas nos pênaltis o Oeste de Itápolis venceu por 4x3 e também fez história na cidade.
.
No maior clássico do rugby, a Nova Zelândia venceu a Austrália por 20x6, resultado que colocou os anfitriões All Blacks na final da Copa do Mundo. Ao contrário dos Wallabies, os neozelandeses fizeram um try, com Ma'a Nonu, e acertaram quatro chutes penais, com Piri Weepu. Na outra semifinal, muito equilíbrio entre País de Gales e França, com vitória francesa por 9x8, todos pontos feitos por Morgan Parra em chutes penais. De nada adiantou o único try da partida, convertido pelo galês Mike Phillips.
.
A má fase do Indianapolis Colts sem o quarterback Peyton Manning parece não ter fim. Em Cincinnati, o time perdeu para o Bengals por 27x17. Em grande jogo de times surpreendentes, o San Francisco 49ers vencer o Lions no finzinho em Detroit por 25x19, em partida que teve confusão após seu final após o cumprimento dos técnicos das equipes. Em mais uma partida sensacional do QG Aaron Rodgers, o Packers não teve muita dificuldade para fazer 24x3 no Saint Louis Rams em Green Bay. Em New York, Giants e Buffalo Bills fizeram grande partida, com direito a três touchdowns do ruuning back do Giants Ahmad Bradshaw, terminado com derrota do Bills por 27x24. Se livrando de quatro derrotas seguidas, o favorito Philadelphia Eagles venceu o Redskins em Washington por 20x13. Na primeira partida em Oakland sem o lendário chairman da franquia Al Davis vivo, nem a contusão do QB Jason Campbell tirou a vitória do Raiders, que fez 24x17 no Cleveland Browns. Com mais dificuldades que o normal, o Patrios sofreu pra fazer 20x16 em New England. Nem a ótima atuação do wide receiver Marques Colstom salvou o New Orleans Sains da derrota para o Buccaneers em Tampa Bay por 26x20. Em jogo de uma defesa forte e um ataque rápido, melhor para a defesa do Ravens, que, em Baltimore, anotou 29x14 no Houston Texans. Com dois TDs do RB Michael Turner, o Falcons superou o Carolina Panthers em Atlanta, por 31x17.
.
Aos trancos e barrancos, o Arsenal vai se mantendo no meio da tabela da Premier League. Hoje, com dois gols de van Persie, os gunners bateram o Sunderland por 2x1. Em bom jogo, Newcastle e Tottenham empataram por 2x2, e o West Bromwich Albion venceu o Wolverhampton por 2x0 no The Hawthorns.
.
Dois líderes na Liga espanhola. Um é o Barcelona, o outro é o... Levante. O time de Valência venceu o novo-rico Málaga por 3x0 e está em segundo lugar, pelos critérios de desempate. Nos demais jogos, Zaragoza 2x0 Real Sociedad (dois gols do luso Hélder Postiga), Rayo Vallecano 0x1 Espanyol e Sevilla 2x1 Sporting Gijón.
.
O Paris Saint-Germain segue líder da Ligue 1. No François Coty, o time da capital fez 3x1 no Ajaccio. O Valenciennes saiu da zona do rebaixamento ao fazer 3x0 no Sochaux, enquanto o Rennes venceu o Lorient por 2x0.
.
De sete jogos, incríveis cinco terminaram 0x0 no Calcio. Cesena x Fiorentina, Atalanta x Udinese, Cagliari x Siena, Chievo x Juventus (líder do campeonato) e Genoa x Lecce. Nas partidas com gols, destaque para o Derby Della Capitale, que viu a Lazio acabar com uma sequência de cinco vitórias seguidas da Roma ao virar por 2x1. O Bologna também saiu da lanterna ao bater o Novara por 2x0.
.
O Anderlecht confirmou a liderança da Jupiler League com goleada sobre o Standard Liége, 5x0. O vice-líder Brugge, em jogo difícil, bateu o quarto colocado Gent por 2x0. Outro time da cidade, o Cercle Brugge está na terceira posição, após ir até o Achter de Kazerne e vencer o Mechelen por 2x1. A surpresa é o caçula Mons, quinto colocado, que bateu o Kortrijk por 3x1.
.
Mesmo sem vencer, o Boca Juniors segue líder da Categoria A. O time xeneize recebeu o Belgrano e empatou por 0x0. Um dos times que poderia se aproveitar disso fez pior e perdeu, o Atlético Rafaela, que tomou 3x0 do Estudiantes. Melhor para o Racing, novo vice-líder, mesmo com o empate por 0x0 ante o San Martín no Bicentenário. Numa rodada de poucas vitórias, o Vélez visitou o Lanús e ganhou por 2x1, o Independiente fez o mesmo placar no Godoy Cruz e o San Lorenzo passou pelo Banfield pelo placar mínimo, 1x0.
.
O confronto entre líder e vice-líder abriu o segundo turno da División Profesional do Paraguai. No embate, o primeiro colocado Nacional bateu o segundo, Libertad, por 2x1 e agora tem sete pontos de vantagem. Terceiro, o Cerro Porteño não passou de um empate ante o Rubiu Ñu em casa, por 1x1. Dono da quarta colocação, o Guaraní perdeu para o grande Olimpia por 2x0.
.
A liderança mudou de mãos na Primera de México. Antigo líder, o Cruz Azul ficou no empate por 1x1 contra o San Luís, cedendo a liderança ao Santos Laguna, que passou apertado pelo Toluca por 3x2. Além das duas equipes com 21 pontos, aparece o Tigres com esse mesmo número após a derrota por 1x0 para o Monarcas Morelia. Em crise, o gigante América foi até o estádio Tecnológico e venceu o Monterrey por 3x0.
.
Após ser bicampeão de pilotos, Sebastian Vettel garantiu para a sua equipe, a RBR, o título de campeão de construtores na Fórmula 1. O alemão roubou a liderança do pole position Lewis Hamilton, inglês da McLaren que ficou com a segunda colocação na corrida. Companheiro equipe de Vettel, o austrliano Mark Webber fechou o pódium. Jenson Button, da McLaren, vice-líder do campeonato, terminou na quarta colocação, e a dupla da Ferrari fechou o G6: Fernando Alonso em quinto e Felipe Massa em sexto.
.
A última etapa da Indy, o título de Dario Franchitti e a péssima forma de Will Power em circuitos ovais deixou de ser notícia graças ao impressionante acidente que vitimou Dan Wheldon. O inglês de 35 anos, campeão da Fórmula Indy em 2005, teve seu carro arremessado para o alto após se chocar em outro bólido no meio da confusão. Quando voltou a tocar o asfalto, caiu sobre um carro em chamas. A corrida foi cancelada e toda a premiação idem. Após a chegada da derradeira notícia, os pilotos decidiram dar cinco voltas em homenagem ao amigo falecido. Finda a temporada, o título fica com escocês voador Dario Franchitti, da Chip Ganassi, e deixa o vice para o australiano da Penske Will Power.
.
Em corrida com muita chuva realizada em Brasília, o paraibano Valdeno Brito venceu a etapa candanga da Stock Car. A estratégia utilizada por ele foi esperar a pista secar e colocar pneus slick, voando no final da corrida. O segundo colocado foi Allam Khodair, e o terceiro foi Cacá Bueno, que tem uma mão e meia na taça após fechar o pódium e ver seu único concorrente na briga pelo caneco, Max Wilson, amargar a décima sexta colocação.