Como deve ser do conhecimento de todos, a favela do Buraco Quente sofreu com um grande incêndio na tarde de hoje. Localizada próxima do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, as chamas no Campo Belo não foram as únicas que atingiram comunidades carentes na capital paulista - aliás, está bem longe disso.
.
Nos últimos vinte dias, essa é a quinta favela que é atingida por grandes incêndios em São Paulo. No ano, já se contabilizam trinta e duas comunidades que sofrem com o mesmo problema. Concluindo ainda mais essa conta, desde 2007 já foram 294 (!) situações semelhantes as de hoje.
.
Um palpite: isso não é por acaso. Talvez um grupo semelhante a Ku Klux Klan ou alguns grupos neonazistas ou de algum extremo ideológico esteja por trás disso. Talvez seja apenas as condições ruins de vida nesses locais, talvez tenha o dedo do governo ou de alguma corporação ligada ao Estado ou até mesmo algo passional em série. A grande sacada, aqui, é assumir desde cedo que isso trata-se apenas de um palpite.
.
Para repercutir essa notícia, vi muitas pessoas alardeando não a lamentável repetição de incêndios em favelas, mas sim uma suposta culpa da prefeitura nesses casos todos. Me pergunto em que eles se baseiam para fazer acusaçõestão graves. Existe algum documento que vazou, alguma certeza, algo que não seja empírico o suficiente para começarmos nossa argumentação com uma frase diferente de "Eu acho que" ?
.
É claro que essa hipótese não pode ser descartada. A própria Câmara dos vereadores paulistana instalou a CPI dos Incêndios em Favelas. Não porque eles estão preocupados com as pessoas mais pobres (talvez com os votos que elas podem garantir aos políticos, mas nunca com eles quanto seres humanos), mas sim para tentar apurar algo, por mais mínimo que seja - mesmo que, ao menos eu, ache que quando se trata de pessoas que tiveram menos chances de crescer na vida do que eu, me sinto na obrigação de ir até o fim com qualquer investigação ou qualquer coisa que eu possa fazer para melhorar a vida dessas pessoas de alguma forma.
.
O que nós podemos nos irritar, de fato, é com a falta de conclusão dos relatórios da PM nesses casos - incrível como onde a Polícia Militar se faz presente tem mutreta. Isso é algo estranho sim, e eu adiciono outro ponto interessante: favelas possuem muitos problemas, os quais nem preciso citar aqui. Mas só em São Paulo incêndios costumam acontecer com frequência nelas.
.
Tem muita coisa estranha no ar, é verdade. Mais sair atacando sem provas é um erro cabal. Tem muitas coisas já concretas que podemos nos ater e fazer barulho para gritar contra apenas uma suspeita.