sábado, 8 de setembro de 2012

Santos 1x2 São Paulo, Paulistão 2003

>
Muitas vezes eu tenho algo planejado e acabo não fazendo o que planejei por um motivo bem babaca: começar a navegar no Youtube e, muitas vezes, recordar da minha infância. E boa parte das minhas memórias de infância estão ligadas ao futebol, sobretudo ao meu São Paulo. Hoje não foi diferente.
.
Vendo alguns vídeos anteriores, vi os gols da partida que entitula esse post. Muitos talvez nem lembrem do jogo, já que ele ocorreu na primeira fase de um dos Paulistões mais estranhos que eu me lembro. Mas, ah, eram dois timaços. O Santos tinha boa parte dos garotos que deram o Brasileirão de 2002 pro Peixe e o São Paulo era a equipe que brilhava - quando a partida não era decisiva nem era contra o Corinthians. 
.
Voltando ao Paulistão: ele foi transmitido pela Globo e pelo... SBT. Num dos últimos sopros de grandeza da emissora de Silvio Santos, o canal 4 paulista conseguiu os direitos da transmissão do certame, o que não foi digerido bem para a TV carioca - o jogo de estreia do campeonato, entre Santos e Santo André, teve um intervalo de 40 minutos graças a uma imensa pendenga no intervalo, inclusive com a Globo querendo cortar o sinal do SBT. Também acrescento que as transmissões do SBT foram excelentes, com narradores do calibre de Paulo Andrade e Dirceu Marchiori. 
.
O campeonato em si era bizarro. Eram 3 grupos com 7 equipes, com o improvável número de 21 times. Em toda rodada havia um jogo duma equipe grande às 11h do domingo (!) para deixar as emissoras satisfeitas - lembro dum Internacional de Limeira e São Paulo nesse horário que doía apenas de ver o Sol, imagine jogar.
.
O grupo 1, que tinha o Palmeiras, terminou com a liderança da União Barbarense. O grupo 2, de São Paulo e Santos, teve como ponteira a Portuguesa Santista - hoje na quarta divisão estadual. Já o grupo 3, do Corinthians, foi vencido pelo São Caetano. 
.
Lembro que o jogo do post me marcou demais, já que eu sempre fui apaixonado pelo São Paulo e a equipe não vinha correspondendo, sobretudo em grandes jogos. Naquele dia tudo foi diferente, porém. Robinho jogou muito, o Santos era uma verdadeira seleção, mas o São Paulo tirou forças sabe-se lá da onde (já que tomou um pau boa parte da partida) para vencer - e eliminar o Santos ainda na primeira fase.
.
Os reflexos desse jogo, possivelmente, são vistos até hoje. Minha aficção quase que doentia por Luis Fabiano vem muito do golaço que ele fez na partida, e o considero mais ídolo que Rogério Ceni pois o goleiro falhou feio no gol santista - é idiota sim, mas explique isso prum garoto de 11 anos... e o que um torcedor sente uma única vez jamais é esquecido. 
Você pode ver o compacto do jogo aqui - e eu espero que você tenha alguma lembrança daquele campeonato que foi muito mal-organizado, mas foi emocionante até dizer chega. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :