Hoje, enquanto discutia com alguns amigos na faculdade em um evento acadêmico, um professor levantou a bola: se Joaquim Barbosa se candidatasse a algum cargo político, você votaria nele ? Ele teria chances de ganhar ?
.
Começando pelo final: sim, ele teria boas chances de ganhar. Ele está em evidência, pouco se ouve críticas a respeito de sua pessoa, é tido como inteligente, é ministro do Supremo Tribunal Federal e é advogado dos bons, o que lhe confere alto grau de confiança ante o público. O que mais o garantiria votos, porém, não é nada disso - isso tudo é complemento.
.
Ele ganhou aura de heroi após o julgamento do Mensalão. Os Estados Unidos mostram que figuras sem grandes invocações políticas podem ir longe na política tornando-se heroi de algo - lá os herois de guerra, sobretudo os da Segunda Guerra Mundial, são valorizados; aqui... bem, nós não temos herois.
.
Eu me recuso a votar em alguém que eu não sei se tem propostas convincentes ou qual bandeira política levanta. O que o ministro do STF pensa sobre a educação, a saúde, o transporte público, o trânsito, a habitação ? Ele pode ter um caráter exemplar, mas precisa provar que é um bom gestor. Até lá, não tem meu voto.