Não é só o Brasileirão que vai se encerrando. Alguns times também vão dando seu adeus pessoal às brigas que fomentavam, e partem para um final da campeonato frio, sem grandes aventuras e com uma decepção imensurável.
.
O São Paulo, apontado por muitos como candidado ao título, ganhava confortavelmente do Bahia até ver o Tricolor da Boa-Terra fazer o segundo gol, com Lulinha. Depois, o time que tinha dois gols de diferença tomou uma épica virada do Bahia, que venceu por 4x3 com a força de sua torcida ensandecida. O São Paulo dá um tchau definitivo na briga pelo título (e cada vez mais se despede da Libertadores do ano que vem), enquanto o Bahia dá adeus a zona de rebaixamento. Da zona de rebaixamento quem também se despediu foi o Atlético Mineiro, que fez fáceis 2x0 no Grêmio, com direito a gol do interminável Marquinhos Cambalhota. E quem parece querer dar adeus ao título é o Botafogo, que perdeu pela primeira vez em casa ao ver o Figueirense vencer por 1x0 no Engenhão, gol de Júlio César.
.
O Náutico adiou em uma rodada a decisão do título na série B. No Coaracy da Mata Fonseca, o Timbu levou três bolas na trave, mas passou pelo ASA por 2x1. Também tivemos dois jogos com brigas diretas. Pelo acesso, Ponte Preta e Americana ficaram no 0x0, enquanto na rabeira o ABC afundou o Icasa no Romeirão, vencendo por 3x1. Em jogo de times intermediários, o Barueri venceu o Paraná por 1x0.
.
Está consolidada a recuperação do Borussia Dortmund na Bundesliga. Em casa, os aurinegros golearam o Wolfsburg por 5x1, em atuação que lembrou o time que encantou o Velho Mundo na temporada passada. Também na ponta da frente, Werder Bremen e Borussia Monchengladbach venceram. O time de Bremen derrotou o Colônia por 3x2, enquanto o Borussia venceu o Hertha Berlim na capital, por 2x1.
.
No derby de Valencia, o Valencia foi até a casa do rival Levante e venceu por 2x0, ultrapassando os granotes na classificação da Liga espanhola. Em três jogos, só tivemos esses dois gols, já que Mallorca x Sevilla e Bétis x Málaga ficaram no 0x0.
.
O Feyernoord está em crise novamente na Eredivisie. Em Roterdã, o time perdeu para o NEC, por 1x0. Na ponta da frente, o Vitesse também desapontou ao tomar 1x0 do NAC, em Breda. Quem surge bem é Heerenveen. O time da Frísia foi até o Parkstad Limburg para bater o Roda por 2x1.
.
Em Old Trafford, o Manchester United venceu o Sunderland por 1x0, mas isso foi detalhe. O jogo foi marcado pelas homenagens ao treinador dos Red Devils, Alex Ferguson, que completou incríveis 25 anos à frente do time mancuniano. Entre todo o cerimonial, o mais importante foi a renomeação da arquibancada norte do Teatro dos Sonhos com o nome do comandante do time. No mais, nada de surpresas. Em grande jogo, o Queens Park Rangers fez o líder da Premier League, o Manchester City, suar muito, mas os citizens venceram os Hoops por 3x2. O Chelsea foi até o Ewood Pard vencer o Blackburn por 1x0. Em recuperação, o Arsenal anotou 3x0 no West Bromwich, em Londres. Quem decepcionou foi o Liverpool, que ficou no 0x0 em casa ante o Swansea.
.
Fato raro e até certo ponto impensável até bem pouco tempo átras, o Porto tropeçou na Liga Sagres. Com direito a pênalti perdido por Hulk, os dragões empataram com o Olhanense por 0x0, no estádio José Arcanjo. A surpresa do campeonato, o Marítimo, sofreu, mas fez 3x2 na Acadêmica de Coimbra e já é o terceiro colocado. Já o Vitória de Guimarães segue sua recuperação. Os vimaranenses golearam o Paços Ferreira por 5x1, fora de casa.
.
O Basel desgarrou na liderança da Swiss Super League. Os rotblau venceram o Lausanne fora de casa por 3x2, e viram o vice-líder Luzern perder para o Thun por 3x1.
.
Seguem as surpresas na Super Ligi turca. Após o fim da invencibilidade do Fenerbahçe, o Galatasaray perdeu a chance de encostar no rival ao empatar em casa com o Mersin Idmanyurdu. O Manisaspor segue surpreendendo, já que fez 1x0 no Antalyaspor no Complexo Esportivo de Mardan.
.
Muito equilíbrio na Primera de México. Faltando três rodadas para o final da fase de classificação, dezesseis dos dezoito clubes tem chances de ir à próxima fase. Nessa briga entraram os Gallos Brancos de Querétaro, que fizeram 3x0 no Estudiantes Tecos na Corregidora, o Monterrey, que passou suado pelo Atlante por 3x2, e o Monarcas Morelia, que fez magros 1x0 no Jaguares de Chiapas. No Clásico Joven, das maiores rivalidades mexicanas, o Cruz Azul afundou o América ao fazer 3x1 nas Águias.
.
Semifinais da Major League Soccer definidas. Nas quartas-de-final, nenhum empate em oito jogos e três times com 100% de aproveitamento. O Los Angeles Galaxy despachou o New York Red Bulls com duas vitórias, por 1x0 e 2x1. O Houston Dynamo fez o mesmo com o Philadelphia Union (2x1 e 1x0 também) e o Sporting Kansas City anotou dois 2x0 pra cima do Colorado Rapids. Na disputa mais emocionante, o Real venceu o Sounders em Salt Lake City por 3x0, mas o time de Seattle devolveu por 2x0, insuficientes para a classificação.
.
A Primera de Uruguai pode ganhar contornos dramáticos para quem luta pelo título nacional. O líder Peñarol perdeu para o Liverpool por sonoros 3x0, mas contou com a derrota do Cerro para o quase xará Cerro Largo por 3x1 para se manter na ponta. Melhor para o Danubio, que foi até o Luis Franzini e venceu o Defensor por 1x0, encostando na briga, tal qual outros times da ponta podem fazer.
.
A briga acirrou demais na División Profesional. O Nacional retomou a liderança ao bater o Cerro porteño por 3x1, no General Pablo Rojas. O confronto direto deu a chance do Olimpia ressurgir, após marcar 2x1 fora de casa no General Caballero.