A última vaga para a série A foi decidida hoje. Favorito na disputa, o Sport venceu o Vila Nova, a chuva e todo o drama da situação. O autor do gol heróico foi Bruno Mineiro, aos 27 do segundo tempo. O Leão pernambucano tirou a vaga do Boa Esporte, que conseguiu a proeza de empatar com o horroroso Duque de Caxias por 2x2, do Vitória, que venceu o ASA de virada por 2x1, e do Americana, que perdeu para o ABC por 3x1
.
Quem teve a infelicidade de cair foi o Icasa. A equipe de Juazeiro do Norte enfrentou a campeã Portuguesa e perdeu por 2x0, selando sua volta a série C nacional. A queda dos cearenses beneficiou o São Caetano, que venceu o Criciúma por 1x0,o Paraná, que venceu o Bragantino também por 1x0, e o Guarani, que bateu o Goiás por 2x0.
.
A UEFA Champions League teve vários resultados surpreendentes nessa rodada. Na Inglaterra, o Benfica segurou o Manchester United por 2x2 e é o único classificado no grupo C. Pra ficar com a vaga, os Red Devils travarão um duelo direto contra o Basel, que fez 3x2 fora de casa no pífio Otelul Galati. Pela chave E, o Bayer Leverkusen também se classificou ao vencer o Chelsea de virada, por 2x1. Os blues terão que enfrentar o Valencia, muito motivado após surrar o Genk por 7x0, para ficar com a vaga. Pelo grupo H, o novato Viktoria Plzen venceu o BATE Borisov por 1x0 na Bielorrússia, enquanto, em ótimo jogo, o Barcelona garantiu a primeira colocação ao bater o Milan por 3x2 na Itália.Em partidas que só cumpriram tabela, o Barueri fez 2x1 no já rebaixado Salgueiro e Náutico e Ponte Preta empataram por 2x2 no jogo da festa (as duas equipes subiram para a série A).
.
Na chave da morte, decisões. Com a vitória sobre o decepcionante Villarreal por 3x1, o Bayern de Munique garantiu a primeira colocação. Em confronto direto, Cavani, autor de dois gols, deu a vitória para o Napoli ante o Manchester City, por 2x1, que está praticamente fadado a ficar de fora da segunda fase. Em mais uma grande surpresa, o APOEL confirmou a classificação ao empatar por 0x0 com o Zenit na Rússia. O Shakhkar Donetsk, que ano passado chegou até as quartas-de-final da UCL, está eliminado, após perder para o Porto por 2x0 em plena Donbass Arena. Na chave D, mais uma goleada: o Real Madrid destroçou o Dínamo Zagreb com seu time misto, por 6x2. No estádio Gerland, o empate por 0x0 entre Lyon e Ajax praticamente colocou os holandeses na próxima fase.
.
Nos dois grupos mais indefinidos, apenas os gigantes tem suas classificações asseguradas. No grupo B, o empate por 1x1 Trabzonspor e Internazionale de Milão colocou o time da cidade da moda na próxima fase. O grupo está embolado após a vitória fora de casa do Lille contra o CSKA Moscou, por 2x0. Já na chave F, o Arsenal classificou-se ao fazer 2x1 na maior decepção da UCL, o Borussia Dortmund. No outro jogo, o Olympiacos surpreendeu o Olympique de Marseille ao fazer 1x0 em pleno Velodróme
.
Semifinais da Copa Sul-Americana, e temos tudo para ver uma final sem brasileiros e argentinos em competições continentais desde 2006, quando Pachuca e Colo-Colo decidiram a mesma competição. Em São Januário, o Vasco empatou com um dos melhores times da América do Sul (se não for o melhor), a Universidad do Chile, por 1x1. No Equador, a LDU conseguiu uma boa vantagem ante o Vélez Sarsfield, por 2x0.
.
Também tivemos os dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo da Oceania. Samoa Americana conseguiu a segunda vitória na história do país contra Tonga, por 2x1, estádio dos Veteranos. Já Samoa venceu as Ilhas Cook por 3x2, fora de casa.
.
No encerramento da 11ª semana da NFL, o Philadelphia Eagles venceu o New York Giants por 17x10, em partida onde o comandante ofensivo foi o quaterback reserva Vince Young (Michael Vick está contundido), e o New England Patriots pouco fez para bater o Kansas City Chiefs por 34x3 - o Chiefs também jogou com seu QB reserva, Tyler Palko. No início da 12ª rodada, três jogos na quinta-feira, em ocasião do Dia de Ação de Graças nos EUA. No primeiro jogo, o Green Bay Packers venceu o Lions em Detroit graças aos turnovers (ato de não encerrar uma campanha com quatro posses de bola, seja qual for o motivo) sofridos pelos leões, 3, contra nenhum dos empacotadores. O Packers venceu por 27x15. Em Dallas, o Cowboys suou muito para bater o ascendente Miami Dolphins com um field goal no finzinho da partida, por 20x19. Por fim, alguém parou o San Francisco 49ers. O autor da proeza foi o igualmente forte Baltimore Ravens, ao vencer o jogo por 16x6.
.
Novo líder na Super League, com uma tabela bizarra graças ao cancelamento de licenças de alguns times. De qualquer forma, o AEK venceu o Panaitolikos por 2x0 e tem dois pontos de vantagem para o vice Panathinaikos. Também tivemos Ergotelis 2x1 PAS Gianiina e e PAOK 0x0 Kerkyra.
.
A torcida do Borussia Dortmund teve um sábado perfeito. O time venceu o Revierderby, maior clássico da Alemanha, contra o Schalke 04, por 2x0, e assumiu a liderança provisória da Bundesliga. O vice-líder também é Borussia, mas o de Monchengladbach. A equipe também venceu seu maior rival, o Colônia, por sonoros 3x0, fora de casa. Destaque também para o sensacional 3x3 entre Hertha Berlin e Bayer Leverkusen, na capital alemã, e para a vitória do lanterna Augsburg sobre o Wolfsburg, por 2x0
.
Vice-líder, atual campeão e maior da Premier League, o Manchester United fez um jogo emocionante contra o Newcastle. O empate por 1x1 teve confusão com a arbitragem, drama no final... um jogaço. Quem também empatou por 1x1 foi o Arsenal, que não conseguiu vencer o Fulham. O Chelsea voltou a vencer contra o decadente Wolverhampton, por 3x0. O lanterna Blackburn perdeu mais uma, desta vez para o Stoke City, por 3x1. Já o penúltimo Wigan conseguiu uma grande vitória contra o Sunderland, em pleno Stadium of the Light: 2x1.
.
Mostrando que voltou forte nessa temporada do Calcio, a Juventus bateu a Lazio por 1x0 na capital italiana e assumiu a liderança. No último minuto, o Napoli arrancou um empate contra a Atalanta no Azzurri por 1x1.
.
Nem mesmo o empate por 0x0 contra o Genclerbirligi tirou a liderança do Fenerbahçe na Super Ligi. O Galatasay tirou alguns pontos de diferença ao vencer o Sivasspor por 2x1, mas ainda pode perder a posição para vários times que ainda atuam.
.
O Anderlecht se isolou na ponta da Jupiler League. Jogando fora de casa, no Regenboogstadion, os violetas fizeram 3x2 no Zulte-Waregem. Também bem na tabela, Standard Liége e Club Brugge venceram, fazendo respectivamente 3x2 no Mechelen e 1x0 no Lierse. Quem tropeçou foi o Cercle Brugge, que ficou no 1x1 em casa com o Lokeren.
.
Fim da MLS, com uma final histórica. O Los Angeles Galaxy tornou-se o primeiro tricampeão da história da Major League Soccer, ao vencer a finalíssima em jogo único contra o Houston Dynamo por 1x0, gol de Landon Donovan. A partida era histórica pois o time do Texas também tem dois títulos da competição, ou seja, quem vencesse sagraria-se como primeiro tricampeão da competição.
.
Mesmo que provisoriamente, a Ligue 1 tem novo líder. É o Montpellier, que foi até o Auguste Bonal fazer 3x1 no Sochaux. Lille, Rennes e Toulouse, um pouco átras, também venceram. Atual campeão, o Lille venceu o Brest por 2x0, mesmo placar da vitória do Toulouse ante o Valenciennes. Já o Rennes levou a melhor sobre o Evian: 3x2 para os rouge et noirs.
.
O Boca Juniors nem precisou jogar pra praticamente colocar a mão na taça da Categoria A. Com a derrota do Racing para o Belgrano por 3x2, os xeneizes precisam de apenas 4 pontos em 2 jogos para vencer o título que não vem desde 2008. No Coliseo de Victoria, o Tigre fez 3x0 no Atlético de Rafaela, enquanto o Olimpo perdeu em casa para 0 San Martín também por 3x0. Também tivemos dois 0x0, entre All Boys e Lanús e entre Newell's Old Boys e San Lorenzo de Almagro.
.
Três jogos e dois clássicos pela Liga Sagres. Em Lisboa, o Derby Eterno teve vitória do Benfica sobre o Sporting, por 1x0. Já o Derby da Madeira teve empate de 2x2 entre Nacional e Marítimo. A rodada também teve a derrota da Acadêmica contra o Beira-Mar, por 1x0.
.
A Eredivisie ameaça se polarizar. O líder é o AZ Alkmaar, que venceu o Utrecht por 2x0 no AFAS Stadion. Já o PSV surrou o Gronigen: vitória dos boeren por 6x1.
.
Quatro jogos ao longo da semana na Copa do Mundo de Vôlei Masculino, e a seleção está forte na briga. Uma derrota (para a tradicionalíssima Itália, no tie-break, por 3x2) e três vitórias (contra Estados Unidos, por 3x1, Rússia, por 3x0 e China, por 3x2). A liderança é da surpreendente Polônia, que está na frente do Brasil por vencer uma partida a menos no tie-break (o que, segundo a regra do esporte, dá um ponto de bonificação na tabela)