Terminei hoje a leitura do ótimo livro Bussunda, a vida do casseta, escrito por Guilherme Fiuza, biográfico, sobre o humorista falecido em 2006 e que deixou uma legião de fãs. Farei um texto específico sobre o livro, mas me sinto obrigado a transcrever uma carta que o personagem dedicou aos políticos nacionais no site do finado programa Casseta & Planeta.
.
Quem usa a internet há muito tempo lembra dessa carta, que chegou a vários e-mails como spam - dos poucos spams que valem a pena ser lidos. Na época, os deputados e senadores não gostaram dum quadro do Casseta que chamava os políticos de "deputados de programa", em referência às prostitutas. Chegou-se a cogitar um processo violento na Justiça, na época. Veio a resposta:
.
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
.
Foi com surpresa que nós, integrantes do Grupo CASSETA & PLANETA, tomamos conhecimento, através da imprensa, da intenção do presidente da Câmara dos Deputados de nos processar por causa de uma piada veiculada em nosso programa de televisão. Em vista disso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:
.
1. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender deputados ou prostitutas. O objetivo da piada era somente de comparar duas categorias profissionais que aceitam dinheiro para mudar de posição.
.
2. Não vemos nenhum problema em ceder um espaço para o direito de resposta dos deputados. Pelo contrário, consideramos o quadro muito adequado e condizente com a linha do programa.
.
3. Caso se decidam pelo direito de resposta, informamos que nossas gravações ocorrem às segundas-feiras, o que obrigará os deputados a interromper seu descanso."
.
Talvez sentindo o golpe na jugular desferido, não houve ação judicial nenhuma - e o povo vingou-se de quem tanto o maltrata.