No começo do ano, é comum ver as equipes de menor expressão aprontando pra cima dos grandes, por vários vatores. Melhor preparação física, falta de entrosamento dos favoritos, cansaço, façta de férias adequadas e de pré-temporadas... várias coisas. Isso não ocorreu com muita frequência nesse sábado.
.
A maior exceção á regra ocorreu no campeonato carioca. No Engenhão, o Flamengo não saiu do 0x0 com o Macaé, pelo grupo A. Quem não desapontou foi o Fluminense, que fez 3x0 no Volta Redonda, pela chave B. NO Paulistão, destaque para o Come-Fogo, que não ocorria pelo Paulistão há 25 anos. De virada, o Comercial fez 2x1 no Botafogo, com gols marcados por Elionar Bombinha. O São Paulo venceu o São Caetano por 2x1 e tem 100% de aproveitamento. Quem venceu a primeira foi a Portuguesa, que virou pra cima do Guaratinguetá, por 2x1.
.
O campeonato alagoano segue com a sua sopa de letrinhas. O ASA venceu o CRB em Maceió por 1x0, mesmo placar da vitória do Sport Santo Antônio pra cima do CSA. Também tivemos derby do cerrado, com vitória do Goiás sobre o Vila Nova, por 3x1, pelo campeonato goiano. No Paraná, o Coritiba atropelou o Iraty por 5x1. Fechando o sábado de futebol país agora, o time reserva do Internacional bateu o Veranópolis por 3x1.
.
Sexta-feira de treze jogos e duas surpresas na NBA. Chocou a vitória do Timberwolves (9-10) sobre o San Antonio Spurs (12-8) em Minessotta, por 87x79. Quem também fez barulho foi o Hornets (4-15), que fez 93x67 no Orlando Magic (12-7) em New Orleans. Em bons jogos da noite, o Heat (14-5) fez 99x89 no New York Knicks (7-12) em Miami, o Celtics (9-9), jogando em Boston, venceu o Indiana Pacers (12-6) por 94x87 e o Mavericks (12-8) anotou 116x101 no Utah Jazz (10-7) em Dallas.
.
Segue incrível a Bundesliga, com três times dividindo a liderança. São eles: Bayern de Munique, que fez 2x0 nos lobos do Wolfsburg; Borussia Dortmund, que venceu o Hoffenheim por 3x1; e Schalke 04, que viajou até o RheinEnergieStadion para golear o Colônia por 4x1.
.
Líder isolado da Jupiler League, o Anderlecht empatou por 0x0 contra o Germinal Beerschot no Olympisch Stadion. Quem se aproveitou do tropeço dos líderes foi o Gent - os búfalos massacraram o Sint-Truiden por 6x0. Quem também goleou foi o atual campeão: Racing Genk 5x0 Leuven.
.
Os quatro primeiros colocados venceram na Ligue 1. Líder, o Paris Saint-Germain foi até o Francis-le Blé pra vencer o Brest por 1x0. O Montpellier, também fora de casa, fez 1x0 no Nice. O Lille venceu o Saint-Ettiene por 3x0, enquanto o Lyon ganhou do Dijon - vitória dos gones por 3x1.
.
O Barcelona tropeçou mais uma vez na Liga espanhola. No Madrigal, o time não saiu do 0x0 contra o candidato ao rebaixamento Villarreal. Enquanto isso, o Real Madrid é cada vez mais líder, após fazer 3x1 no Zaragoza. Destaque também para a grande campanha do Athletic Bilbao, que fez 3x2 no Rayo Vallecano em Madrid, e para o Espanyol - os blanquiblaus bateram o Mallorca por 1x0.
.
Surpresa na Eredivisie. O AZ Alkmaar visitou o Roda no Parkstad Limburg e perdeu por 2x0. Melhor para o PSV, que assumiu a liderança ao bater o Vitesse por 3x1. Bem na tabela, o Heerenveen também ganhou - os frísios fizeram 3x0 no Excelsior.
.
A Juventus vai ficar por mais uma rodada na liderança do Calcio. O time de Turim recebeu a forte Udinese e venceu pro 2x1 os Friulani. Catania e Parma empataram por 1x1 no Angelo Massimino e a Fiorentina fez 2x1 no Siena.
.
Mais uma rodada de liderança também para o Benfica, na Liga Sagres. No Marcolino de Castro, o SLB venceu o Feirense por 2x1. Rio Ave e Acadêmica de Coimbra empataram por 0x0 enquanto o Vitória de Guimarães venceu - 1x0 no Nacional da Madeira.
.
Dois jogos e nada mais nada menos que nove gols pela Copa Africana de Nações. A Guiné massacrou Botswana por 6x1, enquanto Gana venceu Mali por 2x0 e praticamente se classificou para a próxima fase. Os gols das Estrelas Negras foram marcados por Ayew e Asamoah Gyan.