domingo, 27 de novembro de 2011

Felicidade de uns, alegria de outros

A última vaga para a série A foi decidida hoje. Favorito na disputa, o Sport venceu o Vila Nova, a chuva e todo o drama da situação. O autor do gol heróico foi Bruno Mineiro, aos 27 do segundo tempo. O Leão pernambucano tirou a vaga do Boa Esporte, que conseguiu a proeza de empatar com o horroroso Duque de Caxias por 2x2, do Vitória, que venceu o ASA de virada por 2x1, e do Americana, que perdeu para o ABC por 3x1
.
Quem teve a infelicidade de cair foi o Icasa. A equipe de Juazeiro do Norte enfrentou a campeã Portuguesa e perdeu por 2x0, selando sua volta a série C nacional. A queda dos cearenses beneficiou o São Caetano, que venceu o Criciúma por 1x0,o Paraná, que venceu o Bragantino também por 1x0, e o Guarani, que bateu o Goiás por 2x0.
.
A UEFA Champions League teve vários resultados surpreendentes nessa rodada. Na Inglaterra, o Benfica segurou o Manchester United por 2x2 e é o único classificado no grupo C. Pra ficar com a vaga, os Red Devils travarão um duelo direto contra o Basel, que fez 3x2 fora de casa no pífio Otelul Galati. Pela chave E, o Bayer Leverkusen também se classificou ao vencer o Chelsea de virada, por 2x1. Os blues terão que enfrentar o Valencia, muito motivado após surrar o Genk por 7x0, para ficar com a vaga. Pelo grupo H, o novato Viktoria Plzen venceu o BATE Borisov por 1x0 na Bielorrússia, enquanto, em ótimo jogo, o Barcelona garantiu a primeira colocação ao bater o Milan por 3x2 na Itália.Em partidas que só cumpriram tabela, o Barueri fez 2x1 no já rebaixado Salgueiro e Náutico e Ponte Preta empataram por 2x2 no jogo da festa (as duas equipes subiram para a série A).
.
Na chave da morte, decisões. Com a vitória sobre o decepcionante Villarreal por 3x1, o Bayern de Munique garantiu a primeira colocação. Em confronto direto, Cavani, autor de dois gols, deu a vitória para o Napoli ante o Manchester City, por 2x1, que está praticamente fadado a ficar de fora da segunda fase. Em mais uma grande surpresa, o APOEL confirmou a classificação ao empatar por 0x0 com o Zenit na Rússia. O Shakhkar Donetsk, que ano passado chegou até as quartas-de-final da UCL, está eliminado, após perder para o Porto por 2x0 em plena Donbass Arena. Na chave D, mais uma goleada: o Real Madrid destroçou o Dínamo Zagreb com seu time misto, por 6x2. No estádio Gerland, o empate por 0x0 entre Lyon e Ajax praticamente colocou os holandeses na próxima fase.
.
Nos dois grupos mais indefinidos, apenas os gigantes tem suas classificações asseguradas. No grupo B, o empate por 1x1 Trabzonspor e Internazionale de Milão colocou o time da cidade da moda na próxima fase. O grupo está embolado após a vitória fora de casa do Lille contra o CSKA Moscou, por 2x0. Já na chave F, o Arsenal classificou-se ao fazer 2x1 na maior decepção da UCL, o Borussia Dortmund. No outro jogo, o Olympiacos surpreendeu o Olympique de Marseille ao fazer 1x0 em pleno Velodróme
.
Semifinais da Copa Sul-Americana, e temos tudo para ver uma final sem brasileiros e argentinos em competições continentais desde 2006, quando Pachuca e Colo-Colo decidiram a mesma competição. Em São Januário, o Vasco empatou com um dos melhores times da América do Sul (se não for o melhor), a Universidad do Chile, por 1x1. No Equador, a LDU conseguiu uma boa vantagem ante o Vélez Sarsfield, por 2x0.
.
Também tivemos os dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo da Oceania. Samoa Americana conseguiu a segunda vitória na história do país contra Tonga, por 2x1, estádio dos Veteranos. Já Samoa venceu as Ilhas Cook por 3x2, fora de casa.
.
No encerramento da 11ª semana da NFL, o Philadelphia Eagles venceu o New York Giants por 17x10, em partida onde o comandante ofensivo foi o quaterback reserva Vince Young (Michael Vick está contundido), e o New England Patriots pouco fez para bater o Kansas City Chiefs por 34x3 - o Chiefs também jogou com seu QB reserva, Tyler Palko. No início da 12ª rodada, três jogos na quinta-feira, em ocasião do Dia de Ação de Graças nos EUA. No primeiro jogo, o Green Bay Packers venceu o Lions em Detroit graças aos turnovers (ato de não encerrar uma campanha com quatro posses de bola, seja qual for o motivo) sofridos pelos leões, 3, contra nenhum dos empacotadores. O Packers venceu por 27x15. Em Dallas, o Cowboys suou muito para bater o ascendente Miami Dolphins com um field goal no finzinho da partida, por 20x19. Por fim, alguém parou o San Francisco 49ers. O autor da proeza foi o igualmente forte Baltimore Ravens, ao vencer o jogo por 16x6.
.
Novo líder na Super League, com uma tabela bizarra graças ao cancelamento de licenças de alguns times. De qualquer forma, o AEK venceu o Panaitolikos por 2x0 e tem dois pontos de vantagem para o vice Panathinaikos. Também tivemos Ergotelis 2x1 PAS Gianiina e e PAOK 0x0 Kerkyra.
.
A torcida do Borussia Dortmund teve um sábado perfeito. O time venceu o Revierderby, maior clássico da Alemanha, contra o Schalke 04, por 2x0, e assumiu a liderança provisória da Bundesliga. O vice-líder também é Borussia, mas o de Monchengladbach. A equipe também venceu seu maior rival, o Colônia, por sonoros 3x0, fora de casa. Destaque também para o sensacional 3x3 entre Hertha Berlin e Bayer Leverkusen, na capital alemã, e para a vitória do lanterna Augsburg sobre o Wolfsburg, por 2x0
.
Vice-líder, atual campeão e maior da Premier League, o Manchester United fez um jogo emocionante contra o Newcastle. O empate por 1x1 teve confusão com a arbitragem, drama no final... um jogaço. Quem também empatou por 1x1 foi o Arsenal, que não conseguiu vencer o Fulham. O Chelsea voltou a vencer contra o decadente Wolverhampton, por 3x0. O lanterna Blackburn perdeu mais uma, desta vez para o Stoke City, por 3x1. Já o penúltimo Wigan conseguiu uma grande vitória contra o Sunderland, em pleno Stadium of the Light: 2x1.
.
Mostrando que voltou forte nessa temporada do Calcio, a Juventus bateu a Lazio por 1x0 na capital italiana e assumiu a liderança. No último minuto, o Napoli arrancou um empate contra a Atalanta no Azzurri por 1x1.
.
Nem mesmo o empate por 0x0 contra o Genclerbirligi tirou a liderança do Fenerbahçe na Super Ligi. O Galatasay tirou alguns pontos de diferença ao vencer o Sivasspor por 2x1, mas ainda pode perder a posição para vários times que ainda atuam.
.
O Anderlecht se isolou na ponta da Jupiler League. Jogando fora de casa, no Regenboogstadion, os violetas fizeram 3x2 no Zulte-Waregem. Também bem na tabela, Standard Liége e Club Brugge venceram, fazendo respectivamente 3x2 no Mechelen e 1x0 no Lierse. Quem tropeçou foi o Cercle Brugge, que ficou no 1x1 em casa com o Lokeren.
.
Fim da MLS, com uma final histórica. O Los Angeles Galaxy tornou-se o primeiro tricampeão da história da Major League Soccer, ao vencer a finalíssima em jogo único contra o Houston Dynamo por 1x0, gol de Landon Donovan. A partida era histórica pois o time do Texas também tem dois títulos da competição, ou seja, quem vencesse sagraria-se como primeiro tricampeão da competição.
.
Mesmo que provisoriamente, a Ligue 1 tem novo líder. É o Montpellier, que foi até o Auguste Bonal fazer 3x1 no Sochaux. Lille, Rennes e Toulouse, um pouco átras, também venceram. Atual campeão, o Lille venceu o Brest por 2x0, mesmo placar da vitória do Toulouse ante o Valenciennes. Já o Rennes levou a melhor sobre o Evian: 3x2 para os rouge et noirs.
.
O Boca Juniors nem precisou jogar pra praticamente colocar a mão na taça da Categoria A. Com a derrota do Racing para o Belgrano por 3x2, os xeneizes precisam de apenas 4 pontos em 2 jogos para vencer o título que não vem desde 2008. No Coliseo de Victoria, o Tigre fez 3x0 no Atlético de Rafaela, enquanto o Olimpo perdeu em casa para 0 San Martín também por 3x0. Também tivemos dois 0x0, entre All Boys e Lanús e entre Newell's Old Boys e San Lorenzo de Almagro.
.
Três jogos e dois clássicos pela Liga Sagres. Em Lisboa, o Derby Eterno teve vitória do Benfica sobre o Sporting, por 1x0. Já o Derby da Madeira teve empate de 2x2 entre Nacional e Marítimo. A rodada também teve a derrota da Acadêmica contra o Beira-Mar, por 1x0.
.
A Eredivisie ameaça se polarizar. O líder é o AZ Alkmaar, que venceu o Utrecht por 2x0 no AFAS Stadion. Já o PSV surrou o Gronigen: vitória dos boeren por 6x1.
.
Quatro jogos ao longo da semana na Copa do Mundo de Vôlei Masculino, e a seleção está forte na briga. Uma derrota (para a tradicionalíssima Itália, no tie-break, por 3x2) e três vitórias (contra Estados Unidos, por 3x1, Rússia, por 3x0 e China, por 3x2). A liderança é da surpreendente Polônia, que está na frente do Brasil por vencer uma partida a menos no tie-break (o que, segundo a regra do esporte, dá um ponto de bonificação na tabela)

domingo, 20 de novembro de 2011

O dia dos craques -

Não adianta: por mais que a torcida queira ver o time bem, sempre vencendo, ela quer que os triunfos venham em atuações retumbantes dos maiores estandartes dos clubes. Várias torcidas se deleitaram com grandes atuações de seus ídolos hoje.
.
O Corinthians reassumiu a liderança do Brasileirão em grande estilo. O Atlético Mineiro saiu na frente, mas Liédson empatou e Adriano, no finzinho, marcou o primeiro dele com a camisa corinthiana. Voltando de contusão, Leandro Damião abriu o placar contra o Botafogo no Engenhão e ajudando o colorado a vencer o Fogão, sem técnico efetivo, por 2x1. Marcos Assunção, maior nome do Palmeiras, marcou o segundo gol do alviverde contra o Bahia em Pituaçu na vitória palestrina por 2x0. Fred, novamente endiabarado, viveu seu segundo hat-trick seguido, contra o Figueirense: 4x0 em Santa Catarina, três do centroavante.
.
Nos demais jogos, Atlético Goianiense e Flamengo ficaram no 0x0, o Coritiba venceu o mistão do Santos por 1x0 e os ameaçados Cruzeiro e Atlético Paranaense empataram por 1x1 em Sete Lagoas.
.
Enfim a série C adequou-se ao calendário. O grupo E teve jogos encerrados hoje, e o CRB garantiu a primeira colocação na chave, o acesso e a vaga na final da Terceirona ao empatar contra o Luverdense, por 1x1, no Passo da Ema. A outra vaga do grupo na série B foi para o América de Natal, que fez 2x1 no Paysandu. A final da competição será entre CRB e Joinville, já garantidos na segundona junto com América e Ipatinga.
.
Saiu o primeiro campeão de divisão nacional no país. É o Tupi de Juiz de Fora, que foi heróico ao vencer o Santa Cruz no Mundão do Arruda com mais de 60 mil pessoas. No fim da partida, Alan e Henrique marcaram os gols do título. Além de mineiros e da cobra coral, Cuiabá e Oeste de Itápolis conseguiram o acesso.
.
Jogos com pontuações largas na NFL. Em Detroit, o Lions fez um jogaço contra o Carolina Panthers, com vitória dos leões por 49x35, e com destaque para a grande atuação do quarterback Matthew Dtafford, do time de Detroit, que anotou cinco (!) touchdowns. O Packers teve mais dificuldades do que previa em Green Bay contra o Tampa Bay Buccaneers, mas venceu por 35x26. Em Miami, ficou provado que a magia do Buffalo Bills acabou com a vitória do Dolphins por 35x8. Na prorrogação, o Dallas Cowboys venceu o Redskins em Washington, por 27x24. No finzinho, o Ravens fez 31x24 no Cincinnati Bengals em Baltimore. O 49ers mostrou que está em grande fase ao vencer a nona partida em dez jogos. A vítima da vez foi o Arizona Cardinals, em San Francisco: 23x7. Nem a ótima atuação de Vincent Jackson, que correu 165 jardas para o San Diego Chargers, deu a vitória para os californianos. Quem venceu foi o Chicago Bears, por 31x20.
.
O Boca Juniors praticamente garantiu o título da Categoria A. Na "final" da competição, o time xeneize empatou por 0x0 contra o vice-líder Racing. Do terceiro colocado até o novo, apenas três pontos de diferença. Entre os demais jogos, destaque para a vitória do Colón, na terceira posição, por 1x0 contra o Atlético Rafaela, dos tranquilos 3x0 do Independiente no Olimpo e do 3x1 do Vélez Sarsfield contra o Belgrano no Gigante de Alberdi.
.
Surpresa no clássico de Brugge na Jupiler League. O Club Brugge, quinto colocado, venceu o rival Cercle Brugge, terceiro, por 1x0. O líder é o Anderlecht, que fez 3x1 no Sint-Truiden, e o vice é o Gent, que visitou o Kortrijk no Guldensporenstadion e goleou por 4x0.
.
Segue emocionante a Liga Postobón. Agora o líder é o tradicionalíssimo Millionarios de Bogotá, que venceu o América de Cali por 2x0 no Campín. Antigo íder, o Junior Barranquilla perdeu para o Boyatá Chicó, quarto colocado, por 3x0, caindo para a segunda colocação. Terceiro colocado, o Envigado venceu o Tolima por 2x1 fora de casa.
.
Fim de um grande tau na Liga espanhola. O Athletic Bilbao não vencia o Sevilla fora de casa há 16 anos, mas a vitória dos bilbaínos veio hoje, por 2x1, no Ramón Sánchez Pizjuán. Em campanha ruim, o Atlético de Madrid venceu o Levante, ainda no G4, por 3x2.
.
Grande rodada para o Nacional na Primera de Uruguai. No clássico contra o Peñarol, os albos venceram por 2x1 e assumiram a liderança da competição, deixando os carboneros em terceiro. Entre eles aparece o Danubio, que venceu o quarto colocado Cerro por 1x0.
.
O Deportivo Quito está cada vez mais próximo do título da Primera de Equador. O time enfrentou o ESPOLI no Etho Vega e venceu por 2x1. Vice-líder e rival dos chullas, a LDU ficou no 0x0 com o Manta. No Monumental de Guayaquil, o Barcelona venceu o embate ante o Emelec por 2x0.
.
Uma surpresa imensa aconteceu na Ligue 1. Em pleno Parc des Princes, o multimilionário Paris Saint-Germain perdeu para o vice-lanterna Nancy, por 1x0. Perto da zona de rebaixamento, Valenciennes e Brest também venceram. Os times fizeram 2x1 e 2x1 no Auxerre e no Sochaux, respectivamente.
.
Excelsior e AZ Alkmaar jogavam pela Eredivisie, mas o nevoeiro fez a partida ser interrompida no intervalo. O time de Alkmaar segue na liderança, apesar do adiamento da partida. Quem embolou as primeiras colocações foi o Feyernoord, que venceu o Vitesse no GelreDome por implacáveis 4x0.
.
As cores são as mesmas, mas a líder é diferente no Calcio. A Udinese perdeu para o Parma por 2x0 fora de casa e deixou a Juventus, que passou fácil pelo Palermo (3x0) na liderança. Quem vem subindo bem é a Roma, que fez 2x1 no Lecce.
.
Grande rodada na Divisón Profesional. No SuperClásico, o terceiro colocado Olimpia empatou com o quarto Cerro Porteño por 0x0. O líder Nacional perdeu para o Indepediente por 3x1, e fez o Libertad, que ganhou do Rubiu Ñú por 2x0 na Arboleda, empatar em número de pontos com os tricolores.
.
Começou a fase final da Liga Premier. Em um dos diversos clássicos moscovitas, o Spartak Moscou fez 2x0 no Lokomotiv, com dois gols de Emenike - o nigeriano fez oito gols na temporada, sendo cinco contra o Lokomotiv. O CSKA Moscou perdeu em casa para o Rubin Kazan, por 2x1. Já o Dynamo, também de Moscou, venceu o Kuban por 2x1. Zenit e Anzhi empataram por 0x0..

Sem maiores sustos, a seleção brasileira de vôlei masculino ganhou fácil do Egito por 3x0, pela Copa do Mundo. Com uma ótima pontuação de 25-13 no segundo set, Murilo fez 13 pontos e foi o maior pontuador. Os brasileiros querem livrar a cara do vôlei nacional, que fez muito feio na Copa do Mundo feminina.

sábado, 19 de novembro de 2011

Dois pra baixo, dois pra cima

Com os campeonatos nacionais praticamente acabados, começam as definições. Enquanto os dois primeiros rebaixados para a série B saíram hoje, três vagas para a série A do ano que vem já estão preenchidas
.
O Vasco reassumiu a liderança do Brasileirão ao vencer por 2x0 e rebaixar o Leão da Ilha, com gols de Felipe e Élton. Já o São Paulo jogou bem e fez 3x1 no América Mineiro, também rebaixado. A rodada também teve a surpreendente vitória do Ceará, querendo escapar da degola, ante o Grêmio, por 3x1.
.
Na série B, mais dois acessos. Após sair perdendo para o ABC, a Ponte Preta virou e fez 3x1 nos potiguares, fazendo a festa da torcida, que invadiu o gramado do Moisés Lucarelli. O Náutico, mesmo perdendo para o Boa por 2x1, subiu graças a virada histórica do São Caetano contra o Vitória, por 2x1. A vitória do azulão foi ruim para o ASA, que ganhou do Bragantino por 1x0, para o Paraná Clube, que tomou 3x0 do Sport, para o Guarani, que goleou o Salgueiro por 4x1, para o Barueri, que fez 2x1 no Criciúma e para o Icasa, que ficou no 0x0 com o Goiás. A campeã Portuguesa recebeu a taça após mais uma goleada, 4x0 em cima do fraquíssimo Duque de Caxias. Em jogo que pouco valia, o Americana venceu o Vila Nova por 2x1.
.
Definidos os classificados para a última fase das eliminatórias da CONCACAF. No grupo A passou El Salvador, que goleou Suriname por 4x0. Mesmo perdendo para Trinidad e Tobago por 2x0, a Guiana surpreendeu e tirou os trinitinos da disputa, na chave B. No grupo C, deu a lógica, que fez o Panamá passar, ao fazer 3x0 na frágil Dominica. Em Toronto, o Canadá goleou São Cristóvão e Névis por 4x0 pela chave D, com direito a gol do melhor jogador da MLS da temporada, Dwayne de Rosario. Com 100% de aproveitamento, Guatemala avançou, com a vaga sendo assegurada após golear Granada por 4x1, em Saint George. Por fim, na chave F, Antígua e Barbuda perdeu para o Haiti por 3x1, mas classificou-se.
.
Saíram os últimos classificados para a EuroCopa de 2012. Em grande partida de Cristiano Ronaldo, Portugal venceu a Bósnia-Herzegovina por 6x2 em Lisboa e garantiu sua vaga. Atuando em Pogdorica, a República Tcheca venceu pela segunda vez Montenegro por 1x0, gol de Jiracek, no estádio Pod Goricom. Já na Le Coq Arena, em Talinn, a Estônia ficou no empate por 1x1 com a Irlanda, resultado que classificou os irlandeses. Por fim, o 0x0 entre Turquia e Croácia classificou os croatas.
.
A Argentina sofreu, mas fez 2x1 na Colômbia, de virada, e segue bem nas eliminatórias sul-americanas. A albiceleste contou com gols de Messi e Aguero para virar contra os cafeteros, que saíram na frente com Pabón. A ascendente Venezuela é a terceira colocada graças a vitória por 1x0 contra a Bolívia, com gol de Vizcarrondo. Dois 2x0 completaram a rodada: do Equador no Peru, em Quinto, e do Chile no Paraguai, em Santiago.
.
No Thursday Night Football, o jogo corrido deu a vitória pro Broncos contra o new York Jets, em Denver. O time da casa, que vem se especializando em jogadas terrestres, contou com um touchdown corrido do quarterback Tim Tebow faltando menos de um minuto para o final do jogo. Destaque também para o improvável TD do offensive guard Matt Slauson, do Jets. Após um fumble da equipe nova-iorquina, Slauson viu a bola e entrou na end zone, em jogada rápida e inusitada.
.
Já temos seleções classificadas para a penúltima fase das eliminatórias asiáticas para a Copa. Jordânia e Iraque, no grupo A, Uzbequistão e Japão, no grupo C, Austrália, no grupo D, e Irã, no grupo E. O Iraque, comandado por Zico, venceu a Jordânia em Aman por 3x1. No equilibrado grupo B, a favorita Coreia do Sul perdeu para o Líbano por 3x1, mesmo liderando a chave. Mesmo classificado, os samurais japoneses perderam para a Coreia do Norte por 1x0 em Pyongyang, em partida marcada pelo veto de bandeiras japonesas no país socialista. A Austrália fez 1x0 na Tailândia em Bangkok (os australianos jogam suas competições internacionais na Ásia para dar maior competitividade aos eventos futebolísticos na Oceania). Por fim, o Irã fez 4x1 na Indonésia em Jacarta, selando sua classificação.
.
Na África, goleadas. O Quênia venceu as ilhas Seychelles por 4x0, a Namíbia fez 4x0 em Djibuti, Moçambique venceu Comores por 4x1, a Etiópia destroçou a Somália por 5x0 e a República Democrática do Congo anotou 5x1 na Suazilândia. Destaque também para Togo, que venceu Guiné-Bissau por 1x0. Junto com Libéria, Guiné Equatorial, Lesoto, Ruanda, Congo e Tanzânia, as seleções classificadas vão para a segunda fase das eliminatórias, em dez grupos com quatro seleções, nos quais apenas a seleção campeão avança para a derradeira fase.
.
O jogo entre Bayern e Borussia Dortmund embolou a Bundesliga. O Borussia viajou até Munique e venceu os líderes por 1x0, gol de Gotze. Agora, apenas dois pontos separam Bayern e os Borussias, já que o Borussia Monchengladbach atropelou o Werder Bremen por 5x0, com hat-trick de Marco Reus. O Schalke 04 também encostou nos líderes, ao golear o Nuremberg por 4x0 em Gelsenkirchen. A rodada, porém, ficou marcada pelo adiamento da partida entre Colônia e Mainz 05, em virtude da tentativa de suicídio do árbitro Babak Rafati, que apitaria a partida.
.
O Rangers segue invicto, mas não venceu na Scottish Premier League. Os Gers empataram por 0x0 contra o St. Johnstone, em casa. O Celtic venceu o Inverness por 2x0 no Caledonian. Em ótima campanha, o Motherwell venceu fora de casa o Aberdeen por 2x1.
.
O Real Madrid suou, mas venceu o Valencia por 3x2 no Mestalla e manteve-se líder da Liga espanhola. Três pontos átras aparece o Barcelona, que não teve dificuldades para golear o Barcelona por 4x0, com direito a gols dos zagueiros Puyol e Piqué. Após um início de temporada sensacional, o Bétis vai delfinhando. Em mais uma derrota, a equipe perdeu para o Villarreal por 1x0.
.
O Montpellier encostou de novo na liderança da Ligue 1. A vítima da vez foi o Olypique de Marseille, apenas na décima colocação, por 1x0. Atual campeão, o Lille não passou do empate por 0x0 contra o Toulouse. Quem também venceu foi o Saint-Ettiene, que fez 2x0 no Nice no Municipal du Ray.
.
Três jogos, três gols e uma vitória no Calcio. A Internazionale venceu o Cagliari por 2x1 e dá uma respirada no campeonato italiano. Fiorentina x Milan e Napoli x Lazio ficaram no 0x0.
.
O Ajax passou por uma grande vergonha em plena Amsterdã. Pela Eredivisie, os godenzonen iam vencendo até os 40 minutos do segundo tempo, mas o NAC Breda fez dois gols e empatou por 2x2, fazendo os mandantes saírem vaiados de campo. No Polman Stadion, Heracles e Twente ficaram no 1x1. O concorrente ao título que venceu foi o PSV, que fez 3x1 no De Graafschap.
.
No duelo dos invictos da Premier League, o Manchester City mostrou porque é o líder da competição ao fazer 3x1 no Newcastle. Outro mancuniano, o Manchester United suou para fazer 1x0 no Swansea, no Liberty Stadium. Destaque também para a recuperação do Arsenal, que virou pra cima do Norwich por 2x1 em mais uma grande partida de Van Persie, e para a grande vitória do Queens Park Rangers, surpresa do campeonato, ante o Stoke City: 3x2 dos Hoops.
.
A seleção feminina de vôlei até terminou bem a Copa do Mundo, ao fazer 3x0 na Argentina e na República Dominicana. No entanto, os resultados não apagaram a péssima impressão deixada pela equipe na competição. As brasileiras obtiveram um quinto lugar, sem direito a vaga olímpica. A Itália sagrou-se bicampeã da competição, à frente dos Estados Unidos, da China e do Japão.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Meu encontro com Nem (Ruth de Aquino) + observações minhas

Seis dias átras, a repórter Ruth de Aquino, da revista Época, revelou uma rápida conversa que teve com o traficante Nem, chefe do tráfico de drogas no Morro da Rocinha e preso recentemente. Leia a entrevista e vejam algumas das minhas considerações.
.
"Era sexta-feira 4 de novembro. Cheguei à Rua 2 às 18 horas. Ali fica, num beco, a casa comprada recentemente por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, por R$ 115 mil. Apenas dez minutos de carro separam minha casa no asfalto do coração da Rocinha. Por meio de contatos na favela com uma igreja que recupera drogados, traficantes e prostitutas, ficara acertado um encontro com Nem. Aos 35 anos, ele era o chefe do tráfico na favela havia seis anos. Era o dono do morro.
.
Queria entender o homem por trás do mito do “inimigo número um” da cidade. Nem é tratado de “presidente” por quem convive com ele. Temido e cortejado. Às terças-feiras, recebia a comunidade e analisava pedidos e disputas. Sexta era dia de pagamentos. Me disseram que ele dormia de dia e trabalhava à noite – e que é muito ligado à mãe, com quem sai de braços dados, para conversar e beber cerveja. Comprou várias casas nos últimos tempos e havia boatos fortes de que se entregaria em breve.
.
Logo que cheguei, soube que tinha passado por ele junto à mesa de pingue-pongue na rua. Todos sabiam que eu era uma pessoa “de fora”, do outro lado do muro invisível, no asfalto. Valas e uma montanha de lixo na esquina mostram o abandono de uma rua que já teve um posto policial, hoje fechado. Uma latinha vazia passa zunindo perto de meu rosto – tinha sido jogada por uma moça de short que passou de moto.
.
Aguardei por três horas, fui levada a diferentes lugares. Meus intermediários estavam nervosos porque “cabeças rolariam se tivesse um botãozinho na roupa para gravar ou uma câmera escondida”. Cheguei a perguntar: “Não está havendo uma inversão? Não deveria ser eu a estar nervosa e com medo?”. Às 21 horas, na garupa de um mototáxi, sem capacete, subi por vielas esburacadas e escuras, tirando fino dos ônibus e ouvindo o ruído da Rocinha, misto de funk, alto-falantes e televisores nos botequins. Cruzei com a loura Danúbia, atual mulher de Nem, pilotando uma moto laranja, com os cabelos longos na cintura. Fui até o alto, na Vila Verde, e tive a primeira surpresa.
.
Não encontrei Nem numa sala malocada, cercado de homens armados. O cenário não podia ser mais inocente. Era público, bem iluminado e aberto: o novo campo de futebol da Rocinha, com grama sintética. Crianças e adultos jogavam. O céu estava estrelado e a vista mostrava as luzes dos barracos que abrigam 70 mil moradores. Nem se preparava para entrar em campo. Enfaixava com muitos esparadrapos o tornozelo direito. Mal me olhava nesse ritual. Conversava com um pastor sobre um rapaz viciado de 22 anos: “Pegou ele, pastor? Não pode desistir. A igreja não pode desistir nunca de recuperar alguém. Caraca, ele estava limpo, sem droga, tinha encontrado um emprego... me fala depois”, disse Nem. Colocou o meião, a tornozeleira por cima e levantou, me olhando de frente.
.
Foi a segunda surpresa. Alto, moreno e musculoso, muito diferente da imagem divulgada na mídia, de um rapaz franzino com topete descolorido e riso antipático, como o do Coringa. Nem é pai de sete filhos. “Dois me adotaram; me chamam de pai e me pedem bênção.” O último é um bebê com Danúbia, que montou um salão de beleza, segundo ele “com empréstimo no banco, e está pagando as prestações”. Nem é flamenguista doente. Mas vestia azul e branco, cores de seu time na favela. Camisa da Nike sem manga, boné, chuteiras.
.
– Em que posição você joga, Nem? – perguntei.
.
– De teimoso – disse, rindo –, meu tornozelo é bichado e ninguém me respeita mais em campo.
.
Foi uma conversa de 30 minutos, em pé. Educado, tranquilo, me chamou de senhora, não falou palavrão e não comentou acusações que pesam contra ele. Disse que não daria entrevista. “Para quê? Ninguém vai acreditar em mim, mas não sou o bandido mais perigoso do Rio.” Não quis gravador nem fotos. Meu silêncio foi mantido até sua prisão. A seguir, a reconstituição de um extrato de nossa conversa.
.
UPP ~ “O Rio precisava de um projeto assim. A sociedade tem razão em não suportar bandidos descendo armados do morro para assaltar no asfalto e depois voltar. Aqui na Rocinha não tem roubo de carro, ninguém rouba nada, às vezes uma moto ou outra. Não gosto de ver bandido com um monte de arma pendurada, fantasiado. A UPP é um projeto excelente, mas tem problemas. Imagina os policiais mal remunerados, mesmo os novos, controlando todos os becos de uma favela. Quantos não vão aceitar R$ 100 para ignorar a boca de fumo?”
.
Beltrame ~ “Um dos caras mais inteligentes que já vi. Se tivesse mais caras assim, tudo seria melhor. Ele fala o que tem de ser dito. UPP não adianta se for só ocupação policial. Tem de botar ginásios de esporte, escolas, dar oportunidade. Como pode Cuba ter mais medalhas que a gente em Olimpíada? Se um filho de pobre fizesse prova do Enem com a mesma chance de um filho de rico, ele não ia para o tráfico. Ia para a faculdade.”
.
Religião ~ “Não vou para o inferno. Leio a Bíblia sempre, pergunto a meus filhos todo dia se foram à escola, tento impedir garotos de entrar no crime, dou dinheiro para comida, aluguel, escola, para sumir daqui. Faço cultos na minha casa, chamo pastores. Mas não tenho ligação com nenhuma igreja. Minha ligação é com Deus. Aprendi a rezar criancinha, com meu pai. Mas só de uns sete anos para cá comecei a entender melhor os crentes. Acho que Deus tem algum plano para mim. Ele vai abrir alguma porta.”
.
Prisão ~ “É muito ruim a vida do crime. Eu e um monte queremos largar. Bom é poder ir à praia, ao cinema, passear com a família sem medo de ser perseguido ou morto. Queria dormir em paz. Levar meu filho ao zoológico. Tenho medo de faltar a meus filhos. Porque o pai tem mais autoridade que a mãe. Diz que não, e é não. Na Colômbia, eles tiraram do crime milhares de guerrilheiros das Farc porque deram anistia e oportunidade para se integrarem à sociedade. Não peço anistia. Quero pagar minha dívida com a sociedade.”
.
Drogas ~ “Não uso droga, só bebo com os amigos. Acho que em menos de 20 anos a maconha vai ser liberada no Brasil. Nos Estados Unidos, está quase. Já pensou quanto as empresas iam lucrar? Iam engolir o tráfico. Não negocio crack e proíbo trazer crack para a Rocinha. Porque isso destrói as pessoas, as famílias e a comunidade inteira. Conheço gente que usa cocaína há 30 anos e que funciona. Mas com o crack as pessoas assaltam e roubam tudo na frente.”
.
Recuperação ~ “Mando para a casa de recuperação na Cidade de Deus garotas prostitutas, meninos viciados. Para não cair na vida nem ficar doente com aids, essa meninada precisa ter família e futuro. A UPP, para dar certo, precisa fazer a inclusão social dessas pessoas. É o que diz o Beltrame. E eu digo a todos os meus que estão no tráfico: a hora é agora. Quem quiser se recuperar vai para a igreja e se entrega para pagar o que deve e se salvar.”
.
Ídolo ~ “Meu ídolo é o Lula. Adoro o Lula. Ele foi quem combateu o crime com mais sucesso. Por causa do PAC da Rocinha. Cinquenta dos meus homens saíram do tráfico para trabalhar nas obras. Sabe quantos voltaram para o crime? Nenhum. Porque viram que tinham trabalho e futuro na construção civil.”
.
Policiais ~ “Pago muito por mês a policiais. Mas tenho mais policiais amigos do que policiais a quem eu pago. Eles sabem que eu digo: nada de atirar em policial que entra na favela. São todos pais de família, vêm para cá mandados, vão levar um tiro sem mais nem menos?”
.
Tráfico ~ “Sei que dizem que entrei no tráfico por causa da minha filha. Ela tinha 10 meses e uma doença raríssima, precisava colocar cateter, um troço caro, e o Lulu (ex-chefe) me emprestou o dinheiro. Mas prefiro dizer que entrei no tráfico porque entrei. E não compensa.”
.
Nem estava ansioso para jogar futebol. Acabara de sair da academia onde faz musculação. Não me mandou embora, mas percebi que meu tempo tinha acabado. Desci a pé. Demorei a dormir."
.
...
.
Constatações:
.
1- O tráfico de drogas nos morros cariocas são Estados sub-estatais. Aonde o governo não dar ter assistência, entram os Terceiros Comandos, Comandos Vermelhos, Amigos dos Amigos - e milícias, mais recentemente. Lá eles recebem dignidade e algum projeto social. Ainda que ilegal, não é justo e humano ?
.
2- A mídia pinta Nem como bandido, gangster, seria killer, impiedoso. Essa é a visão que a entrevista dá do todo-poderoso da Rocinha ?
.
3- Como eu queria que apenas uma parte de quem deveria dar e propiciar vida para a população tivesse a inteligência de Nem.
.
4- Viram como ele entrou para o tráfico... ? Será que não seria mais fácil (e menos doloroso para toda a sociedade) que o próprio Estado custeasse o pagamento do tratamento da filha de Nem - o que, aliás, é seu direito para com a população ?
.
5- Não defendo bandido, defendo quem ajuda humanos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A África vencedora

Desde pequenos, estamos acostumados a falar de grandes pessoas, grandes fatos, grandes números. Estudamos grandes pessoas, grandes eventos e grandes datas. Mas a história é contada por quem venceu, e nunca porquem foi vencido. Quem venceu, historicamente, foram os brancos europeus, que colonizaram ameríndios e negros africanos. Apenas na década de 1970 do século XX que começamos a ver alguma vitória africana, durante a sua independência - mas as metrópoles européias não tinham muito interesse nesses territórios, já nesse tempo. Um nome está ligado às maiores vitórias africanas (ao menos as que os do Velho Mundo tiveram que engolir): Nelson Mandela.
.
Preso em 1962, Mandela foi solto em 1990 e elegeu-se presidente da África do Sul em 1994, acabando com o regime segregacionista do apartheid - sistema no qual a minoria branca guiava o povo sul-africano, enquanto os negros observavam e eram tratados como nada.
.
Essa introdução histórica é o começo do brilhante filme "Invictus", dirigido por Clint Eastwood. O exato momento da volta de Madiba (como Mandela é carinhosamente conhecido paro povo) é muito bem captado pelo diretor. O carro onde Mandela está passa por uma rua que divide um gramado onde brancos jogam rugby e uma várzea onde negros jogam futebol - cada etnia tinha om respectivo esporte como favorito. Quando o carro passa, enquanto os negros saúdam, os brancos o chamam de terrorista.
.
Já presidente, Mandela convive com os ânimos hostis (como fica claro em sua própria equipe de segurança, formada por negros e brancos a pedido do presidente, com olhares mal-encarados e respostas atravessadas). Ele, embora pregue todo e qualquer tipo de perdão, vê um país dividido, com hostilidades de ambos os lados. Mais preocupado em como unir o país do que com sua agenda política ou viagens internacionais para tratar do assunto que fosse, ele encontra a solução perfeita no esporte.
.
Pouco menos de um ano antes da Copa do Mundo de Rugby, os Springboks (apelido da seleção da África do Sul) estavam mal, sem perspectiva alguma de ir bem na competição da qual seriam anfitriões. Como uma metáfora de sua própria história e do próprio país, Mandela sonha em reerguer a seleção, e começa a conversar com o capitão do selecionado, François Pienaar. O presidente pede ao capitão que leve os Boks para ensinar rugby às comunidades carentes - e negras. Ao chegar no bantustão (espécie de gueto no qual os negros viviam no apartheid), o único negro da seleção, Chester Williams, é apupado, enquanto os demais, brancos africâners, são ignorados. O sincretismo só vem com o aprendizado e com o respeito que o rugby proporcionou na cena, belíssima. Pouco a pouco, os brancos iam se conscientizando de como era difícil ser negro na África do Sul pós-apartheid, e os negros passavam a gostar de conviver com seus irmãos brancos. Além disso, os Springboks voltavam a ser sul-africanos, de fato.
.
Na África do Sul do apartheid, a seleção nacional de rugby era odiada pelos locais. Por representar a minoria branca que discriminava a maioria negra, eles eram vistos como anti-pátria, anti-cultura. Nos jogos no próprio país, era comum ver a seleção sul-africana com menos torcedores - a despeito do desinteresse de muitos negros pelo rugby, que preferiam o futebol. Quando Mandela assumiu o país e com os Boks em crise, cogitou-se até a mudança das cores, do emblema e do apelido da seleção nacional. Madiba fica sabendo disse e convence os presentes na reunião a mudar seu conceito - cena retratada no filme.
.
A estreia da África do Sul seria contra os Wallabies, seleção da Austrália. Todos previam uma derrota, mas os Springboks, com o apoio de negros, brancos e com a presença vital de Nelson Mandela, venceu. Como o próprio nome já diz, a seleção terminou invicta e venceu a Copa do Mundo. Não fique triste porque eu te adiantei o final, simplesmente veja o filme, pois a cena mais tocante da produção está do meio pro fim da película.
.
Após a vitória contra a Austrália, o capitão Pienaar leva o time para Robben Island, ilha onde Mandela ficou preso. A visita ao local foi o impulso moral que faltava aos Springboks, sobretudo para François. A cena na qual ele prende-se na antiga cela de Madiba, e imagina a vida do presidente na ilha, é tocante.
.
Aliás, a cena é inteira executada com uma voz recitando o poema "Invictus", de autoria de autoria do poeta inglês William Ernest Henley, que inspirada Mandela a continuar lutando pela vida. O poema também inspirou o nome do filme, em momento de inspiração do sempre inspirado Eastwood.
.
No filme, os principais atores são Morgan Freeman, que interpreta Nelson Mandela, e Matt Damon, que dá vida a François Pienaar. E vale muito a pena ser assistido, não só pela aula de esporte, história, cultura e cidadania que dá, mas pela lição de vida. God Bless Africa.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O título é alvinegro

Faltam quatro rodadas para o Brasileirão acabar, e parece (falo parece pois esse campeonato é louco demais) que o título terá matiz preto e branco. Corinthians e Vasco abriram cinco pontos para o terceiro colocado, um feito. Além disso, Botafogo e Figueirense, outros alvinegros, estão na posição de "surpresas" e "candidatos a zebra"
.
O Corinthians, que terminou mais uma rodada na liderança, fez um grande primeiro tempo e foi engolido no segundo pelo Atlético Paranaense. Tudo isso resultou numa vitória de 2x1 pro Timão. O Vasco, empatado com os paulistas, venceu o Clássico da Amizade contra o Botafogo por 2x0, não dando chances para o time da Estrela Solitária. Em outro confronto de alvinegros, o Santos teve uma grande vitória num belo jogo de duas viradas contra o Ceará, com placar de 3x2.
.
Dois times parecem querer não disputar a Libertadores. O Flamengo foi até Curitiba e, para variar, perdeu por 2x0 para o Coritiba - o rubro-negro não vence o Coxa no Paraná desde 1998, e só perde desde 2001. O Internacional, por sua vez, perdeu por 1x0 para o Cruzeiro, que saiu da zona de rebaixamento com o resultado. Nos demais jogos, o Grêmio perdia por dois gols e conseguiu o empate contra o Palmeiras num lindo gol de Fernando, de fora da área e no último minuto de jogo. Por fim, o Bahia praticamente escapou do Z4 ao bater o Atlético Goianiense no Serra Dourada, por 1x0, gol de Souza.
.
Apenas um jogo pela mal-organizada série C. No Passo da Ema, o América de Natal venceu o Luverdense por 2x0 e assumiu a segunda colocação do grupo E, ultrapassando o Paysandu e ficando átras apenas do CRB.
.
Ontem aconteceu a primeira partida da final da série D. Em Juiz de Fora, o Tupi venceu o Santa Cruz por 1x0, com gol de Ademílson. Além dos mineiros e da cobra coral, o Cuiabá e o Oeste de Itápolis jogarão a série C em 2012.
.
Duas das três maiores surpresas da primeira metade da NFL parecem ter ruído. O Buffalo Bills tomou um saco do Cowboys em Dallas, 44x7, em partida memorável do quarterback Tony Romo, que acertou 23 dos 26 passes tentados e lançou 3 touchdowns. Outro que vai mostrando que era fogo de palha é o Detroit Lions, que perdeu para o Bears em Chicago por 37x13. O time que se mantém é o 49ers, que venceu em San Francisco e respeitável New York Giants por 27x20. Em confronto da NFC Sul, O New Orleans Saints precisou da prorrogação para vencer o Falcons em Atlanta por 26x23. O Pittsburgh Steleers consegiu uma bela vitória contra outro time em surpreendente boa campanha, o Cincinnati Bengals, por 24x17. O Saint Louis Rams conseguiu a segunda vitória em novo jogos em partida de apenas um touchdown contra o Browns em Cleveland, por 13x12. Em situação semelhante está o Miami Dolphins, que obteve a segunda vitória seguida ao bater em casa o Washington Redskins por 20x9, em ótima partida do running back Reggie Bush. O ótimo wide receiver Larry Fitzgerald, do Arizona Cardinals, recebeu dois touchdowns e viu seu time bater a decepção da temporada, o Philadelphia Eagles, por 21x17. Na maior surpresa da rodada, o Seahawks venceu o Baltimore Ravens em Seattle por 22x17.
.
O vencedor foi diferente, mas a corrida foi tão fácil pra ele quanto seria pra Sebastian Vettel. O alemão da RBR abandonou o GP de Abu Dhabi e deixou a vitória no colo de Lewis Hamilton, da McLaren. A corrida, que foi animada mesmo com a vitória tranquila do inglês, teve o pódium completado por Fernando Alonso, da Ferrari, na segunda colocação, e Jenson Button, da McLaren, em terceiro. Felipe Massa, da Ferrari, terminou em quinto. Destaque para mais uma boa corrida das Force India, que colocaram o alemão Adrian Sutil em oitavo e o escocês Paul di Resta em nono. Fechando a zona de pontuação, Kamui Kobayashi, da Sauber, em décimo.
.
A seleção brasileira de vôlei feminino vai decepcionando na Copa do Mundo. No sábado, as brasileiras perderam para o Japão, por 3x0. Os últimos jogos das comandadas de José Roberto Guimarães foram trágicos (além da derrota para o Japão, perdemos por 3x0 para a Itália e vencemos por suados 3x2 a China e a Sérvia). O Brasil é apenas o sexo colocado na classificação geral, de doze equipes que disputam a competição, átras da líder Itália, Estados Unidos, China, Alemanhã e Japão, e à frente de Sérvia, Argentina, República Dominicana, Coreia do Sul, Argélia e Quênia.

domingo, 13 de novembro de 2011

Sabe o Pará... ?

Sabe ? Aquele estado brasileiro que tem como capital Belém, o segundo maior estado em área territorial do país... ? Pois bem, ele pode sofrer bruscas alterações daqui um tempo. Não lhe culpo se não souber, culpo a mídia, que vem escanteando o que pode ocorrer com o estado duma forma poucas vezes vista, sem dar sequer visibilidade, quanto mais de discussão pública sobre essa causa. E assim vamos vivendo, com uma comunicação porca sobre o que ocorre fora dos grandes eixos.
.
Entrevistei para o Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação (JBCC) Cicilia Peruzzo, que esteve na VII Conferência de Mídia Cidadã, em Belém. Na oportunidade, ela contou-me que a ocorrência de uma garoa na avenida Paulista teve mais repercussão que qualquer evento local nas grandes redes - e, pior, as emissoras de lá retransmitiam isso. Lastimável principalmente com o povo amazônico, mas também com quem quer saber o que ocorre no país como um todo, e não apenas nas grandes cidades - são poucos, mas eles existem. E a grande mídia segue alienando e omitindo diversos fatos vitais para o seu público...
.
Voltando à discussão paraense, ocorrerá no dia 11 de Dezembro um referendo estadual para saber a opinião dos paraenses sobre o desmembramento do Estado. A nomenclatura Pará seria usada para definir os arredores de Belém, apenas. Seriam criados os estados de Tapajós (tendo como capital Santarém, ocupando o oeste do atual Pará) e de Carajás (que teria como capital Marabá, ocupando a porção sudeste do atual Pará).
.
Particularmente, sou a favor do desmembramento de unidades federativas para termos maior fiscalização de cada uma, mas isso no Brasil é pretexto para um festival de canalhices. Corrupção, falta de ética, sem-vergonhismo... tudo isso continuaria ocorrendo, e teríamos mais dois Estados para ver o dinheiro do contribuinte indo pro ralo. Temos dois lados, como tudo na vida, e embora eu goste de me apegar ao melhor, não posso nunca me esquecer e combater o pior.
.
Criaríamos dois Estados totalmente diferentes. Não falo apenas de cultura, posição geográfica ou o que quer que seja, mas falo economicamente. Tapajós teria um irrisório saldo de balancça comercial de US$600 milhões, enquanto Carajás teria US$8,7 bilhões. O PIB per capita de Tapajós seria de pouco mais de R$4,9 mil, enquanto o de Carajás é de praticamente R$10,5 mil. São Estados distintos demais, que daria muito mais autonomia política para uma elite local, de Carajás, enquanto Tapajós poderia ser mais focado em toda a sua problemática. Cada um com seus problemas.
.
Para medida de comparação, o atual Pará tem PIB per capita de quase R$8mil, e ficaria com cerca de R$6,5mil. Para quem mora na área mais urbana do Estado, portanto, não seria bom negócio do ponto de vista econômico.
.
Localmente. é isso. Mas engana-se quem pensa que os brasileiros não-paraenses devem ficar alheios a essa movimentação nortista. Esse projeto de desmembramento do Pará é antigo, no mínimo existe desde o fim da ditadura militar.
.
A proporção de novos parlamentares, que representam a população em Brasília, é definida por lei e está na Constituição promulgada em 1988. Proporcionalmente, Carajás e Tapajós teriam direito a quatro deputadores federais e um senador. Porém, por força constitucional, o mínimo de quórum em bancadas parlamentares por Estado é de oito deputados federais na Câmara e três senadores. Para a União, a criação dos Estados causaria um prejuízo imediato de R$2bilhões, isso sem contar nos gastos com os políticos que irão para Brasília.
.
Voltando à esfera local: com mais dois governadores, dezesseis deputados federais e seis senadores, haveria muito mais motivo para preocupação e muito mais chances de escândalos políticos, que revoltam a população e criam um clima de antidemocracia em quem vive no local.
.
De longe (e vendo apenas os números), criam-se três panoramas distintos. O Pará seria disparadamente o Estado mais urbanizado da região Norte, com alta densidade demográfica. Carajás seria um dos Estados mais ricos e da região, graças a sua baixa população e alto PIB. E Tapajós já nasceria com péssimos números sociais. Ora, porque criar dois Estados tão distintos ? Haveria alguma lógica se eles tivessem problemas parecidos, que necessitassem de fiscalizações parecidas, medidas parecidas, recursos parecidos... é claro que isso tudo tem, de novo, a velha problemática brasileira embutida: pouca transparência, números mentirosos e achismos danosos - mas é uma tentativa de compreender a região, ao menos.
.
Além de todo o apresentado, o (talvez) mais inusitado: o referendo não criaria automaticamente Carajás e Tapajós. Caso a população diga "sim", o projeto passará pela Assembleia Legislativa do Pará, passará pelo Senado, pela Câmara dos Deputados e por sanção da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, isso quer dizer que a população é consultada em caráter primário, e sua opinião pode não ser respeitada nesse ninho de burocracias que é o Brasil.
.
Mais uma vez a politicagem vai tentar impor a opinião que bem quiser a população. Mais uma vez a mídia esconde um tema importante para todos. Tenha opiniões favoráveis ou contrárias, mas, antes de tudo, estude - e lute pelo que achar mais importante, necessário e justo.

O Coelho demorado

No mundo animal, o coelho é conhecido por ser ágil. Seja no ato reprodutivo ou para se locomover, o lagomorfo é rápido e quase imperceptível por sua velocidade. No Brasileirão, porém, o Coelho passou o campeonato inteiro na zona de rebaixamento. Demorou, mas o time começa a reagir - mesmo que seja tarde demais, é um indicativo.
.
A vitória do Coelho mineiro hoje foi contra o Fluminense. Após vencer o líder Corinthians, o América venceu mais um candidato ao título pelo mesmo placar de 2x1. O mesmo placar foi registrado na vitória do Figueirense sobre o Atlético Mineiro. Com os três pontos, o Figueira, desacreditado, chegou ao incrível quarto lugar e entra na briga pelo título. Após nove jogos de jejum, o São Paulo voltou a vencer, ao anotar 2x0 no agora lanterna Avaí.
.
Com o título já decidido em favor pra Portuguesa, a luta na série B é pra ver quem sobe junto com a Lusa. Falta um ponto pro Náutico, que empatou com o São Caetano por 0x0. Na briga também estão times que venceram: Sport (4x0 no Americana), Vitória (3x1 no Criciúma) e Bragantino (4x0 no Goiás). A grade decepção foi a Ponte Preta, que tomou a virada em casa pro Boa e corre riscos de ficar de fora do G4. A partida foi 2x1 para o time de Varginha.
.
Na parte de baixo, mais brigas. O Icasa venceu o já rebaixado Salgueiro por 1x0, o ASA respirou ao bater o saco de pancadas Duque de Caxias por 2x0 e a Portuguesa desceu 3x1 no Vila Nova. Quem pode se aproximar do Z4 é o Barueri, que perdeu para o ABC por 3x1 em casa, e o Guarani, que tomou 3x0 do Paraná na Vila Capanema.
.
Fim de semana de data FIFA, ou seja, de jogos de seleções. Na Europa ocorreram sexta-feira as partidas de ida pela repescagem da EuroCopa. A Irlanda praticamente se garantiu ao vencer a Estônia por 4x0 em Dublin. Em situação parecida está a Croácia, que fez surpreendente 3x0 na Turquia em Istambul e está com um pé na Croácia e na Ucrânia, sedes da competição. A República Tcheca fez 2x0 em Montenegro em Praga e Bósnia-Herzegovina e Portugal empataram por 0x0 em Zenica.
.
As eliminatórias para a Copa começaram também na África. Entre os principais jogos da fase preliminar, com seleções de menor nome, destaque para a goleada do Congo por 5x0 em São Tomé e Príncipe. A República Democrática do Congo fez 3x1 na Suazilândia com gol de Kaluytuka, jogador do Mazembe, mundialmente famoso por eliminar o Internacional no Mundial de Clubes de 2010. Togo não passou de um empate contra Guiné Bissau, por 1x1. Guiné Equatorial, uma das sedes da Copa Africana de Nações de 2012, venceu Madagascar por 2x0. O interessante é que as Ilhas Maurício foram desclassificadas pela FIFA, o que fez a Libéria passa automaticamente de fase.
.
Atual algoz da Argentina, a Bolívia aprontou mais uma pra cima dos hermanos. Em pleno Monumental de Nuñez, a seleção verde empatou com a albiceleste por 1x1. Em noite inspirada de Luis Suárez, que marcou quatro vezes, o Uruguai mostrou porque é a melhor seleção sul-americana da atualidade ao fazer 4x0 no combalido e desnorteado Chile. Em Barranquilla, a Venezuela conseguiu outro grande resultado, ao empatar com a Colômbia por 1x1. Por fim, o Paraguai se recuperou das duas derrotas nas partidas iniciais ao vencer o Equador por 2x1.
.
Na Ásia, poucas surpresas. A Arábia Saudita venceu a Tailândia por 3x0, a Austrália fez 3x0 em Omã em Sydney, o Japão humilhou o Tadjiquistão por 8x0 em Osaka, a Coreia do Sul fez 2x1 em Emirados Árabes Unidos e o Irã massacrou o Bahrain por 6x0. O Iraque, dirigido por Zico, venceu a China nos pênaltis após perder por 1x0 em Shenzhen (resultado idêntico ao obtido em Doha), e a Coreia do Norte decepcionou ao perder para o Uzbequistão por 1x0.
.
Rivais da divisão Oeste da AFC, Oakland Raiders e San Diego Chargers fizeram o confronto californiano no primeiro Thursday Night Football do ano. O time de Oakland venceu por 24x17, em grande partida do wide receiver Denarius Moore, que recebeu dois touchdowns em boa partida do quarterback Carson Palmer.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FlaFlu

No sábado, meu post sobre esporte teve como título a palavra "tchau", falando que vários times estavam se despedindo de diversas brigas. Sempre tento focar na luta pelo título, e o título do post poderia muito bem ser "tchau" de novo, caso não existisse a dupla citada no título escolhido.
.
Contra o Cruzeiro, o Flamengo até começou assustando, tomando um gol do horrível atacante celeste Anselmo Ramon. Mas o Mengão virou e sobrou: 5x1, dois de Deivid e hat-trick de Thiago Neves - o último um golaço, após receber um presente do goleiro Fábio e encobri-lo. O Fluminense jogou muito contra o Internacional fora de casa, vencendo por 2x1 e vendo uma partidação de Deco e Rafael Sóbis.
.
A dupla carioca contou com a ajuda dos dois líderes do campeonato, que perderam, O Santos parece ter acordado ao não ter mais pelo que brigar, e fez 2x0 no Vasco. Já o Corinthians perdeu para o lanterna América Mineiro, com um gol no fim do segundo tempo de Amaral.
.
Nos demais jogos, o ameaçado Atlético Paranaense levou a melhor no duelo de Atléticos contra o Goianiense, 2x1. O Palmeiras, em mais um daqueles jogos vergonhosos que o time palestrino acostumou-se a fazer, perdeu em casa para o Coritiba por 2x0. Em briga de foice contra o rebaixamento, o Ceará ganhou do Avaí na Ressacada por 2x1.
.
Após muita confusão judicial, a série C segue seu rumo. Novamente incluído após nova eliminação do Rio Branco, a Luverdense fez dois jogos ao longo dessa semana. Perdeu para o líder do grupo E CRB por 1x0 no Rei Pelé e empatou por 1x1 com o vice-líder Paysandu. O grupo F já foi finalizado, com o Joinville indo pra final, o Ipatinga também subindo e Chapecoense e Brasiliense ficando de fora.
.
Após mais pendengas extracampo, aconteceu a segunda perna das semifinais da série D. O Tupi venceu o Oeste duas vezes (3x0 em Itápolis e 3x1 em Juiz de Fora) e fará a final contra o Santa Cruz. Além dos finalistas, Oeste de Itápolis e Cuiabá subiram para a série C.
.
A NFL segue imprevisível. No clássico Armaggedon, o Baltimore Ravens venceu o Steelers em Pittsburgh por 23x20, com um touchdown incrível de Torrey Smith faltando oito segundos pro fim do jogo no Heinz Field. O New York Jets venceu umas das sensações da temporada, o Bills, em Buffalo, por 27x11. Após a surpreendente vitória do Miami Dolphinhs sobre o Chiefs em Kansas City por 31x3, o Colts é o único time sem vencer na temporada. O time de Indianapolis perdeu em casa para o Atlanta Falcons, por 31x7. Entre as surpresas, San Francisco 49ers (19x11 no Washington Redskins) e Cincinnati Bengals (24x17 no Tenessee Titans) venceram. O Patriots, que não perdia em New England desde 2007, viu seu jejeum ter fim contra o New York Giantes, que venceu por 24x20. Melhor running back da temporada, Willis McGahee deu dois touchdowns para o Denver Broncos, que venceu o Raiders em Oaklando por 38x24. Com o terceiro retorno de kickoff para TD, Patrick Peterson deu a vitória na prorrogação pro Cardinals em Arizona contra o Saint Louis Rams, por 19x13. Em jogaço, o Green Bay Packers levou a melhor sobre o Chargers por 45x38 - apesar disso, o time de San Diego teve grandes performances do quarterback Phillip Rivers, que lançou quatro touchdowns, e do wide receiver Vincent Jackson, que recebeu três desses lançamentos do QB. Por fim, o Chicago Bears venceu sua terceira partida seguida contra o Philadelphia Eagles, que pode voltar a sua fase ruim anterior: 30x24.
.
Após oito empates, o invicto Racing voltou a vencer na Categoria A. O time de Avellaneda fez 1x0 no Argentinos Juniors e subiu para a segunda colocação, átras apenas do Boca Juniors, que ficou no 0x0 com o Vélez Sarsfield.
.
Os quatro primeiros colocados da Austrian Bundesliga empataram. O Admira Wacher, líder, ficou no 0x0 com o Wiener Neustadt. Áustris Viena, vice-líder, e Wacker Tirol empataram por 2x2. Terceiro e quarto, Ried e Rapid Viena ficaram no 1x1 na Keine Sorgen Arena.
.
O Bayern de Munique ratificou sua liderança na Bundesliga ao vencer o Augsburg por 2x1, na SGL Arena. Na outra partida do domingo, Hannover 96 e Schalke 04 empataram por 2x2.
.
O líder Anderlecht perdeu para o vice-líder Cercle Brugge por 1x0, o que animou a Jupiler League. O Standard Liége também chegou para a briga após fazer 2x1 no Club Brugge no Maurice Dufrasne.
.
O Real Madrid humilhou mais um pela Liga espanhola. Dessa vez, a vítima foi o Osasuna, que tomou 7x1 dos merengues. O Barcelona foi até o San Mamés e enfrentou o ranhido Athletic Bilbao, que tirou dos blaugranas um empate por 2x2. Destaque também para a goleada da surpresa Rayo Vallecano, 4x0 na Real Sociedad. Os blancos de Madrid estão na oitava colocação.
.
O PSG tropeçou na Ligue 1. O novo rico francês ficou no 1x1 com o Bordeaux fora de casa, mas contou com resultados ruins de seus perseguidores. Montpellier e Lille também empataram ( 1x1, com Saint-Ettiene e Evian, respectivamente). O Lyon fez pior, perdendo para o Sochaux por 2x1 no Auguste Bonal.
.
Tudo definido na Primera de Mexico. Os oito classificados para a próxima fase são, a partir do líder: Tigres, Cruz Azul, Chivas, Gallos Blancos de Querétaro, Pachuca, Jaguares de Chiapas, Pumas e Monterrey. Entre o oitavo e o décimo primeiro, porém, apenas um ponto de diferença, mostrando a competitividade do campeonato. Os três líderes classificaram-se para a Copa Libertadores da América de 2012.
.
Ótima rodada para o Sporting na Liga Sagres. Com o empate de Porto e Benfica (que foi até o Municipal de Braga e ficou no 1x1 com o Braga), os Leões encostaram nos líderes ao anotar 3x1 no União de Leiria.
.
Com as partidas entre Napoli x Juventus e Genoa x Inter canceladas, o Calcio teve sua rodada pejudicada. Quem assumiu a liderança foi a Udinese. Os friulani bateram o Siena por 2x1, ficando à frente da Lazio, que fez 1x0 no Parma no Olímpico, no saldo de gols. Os grandes também venceram, já que a Roma fez 2x0 fora de casa no Novara e o Milan não teve muitas dificuldades para anotar 4x0 no Catania.
.
A Liga Premier também selou seu destino. Os oito primeiros (Zenit, CSKA, Dynamo, Spartak e Lokomotiv Moscou, Rubin Kazan, Kuban e Anzhi) disputarão vagas para as copas européias e o título, enquanto os oito últimos (Krasnodas, Rostov, Terek Grozny, Volga Novgorod, Amkar Perm, Krylia Sovetov, Spartak Nalchik e Tom Tonsk) se degladiarão para não cair para a segunda divisão nacional.
.
Está decidida a final da Major League Soccer. O Los Angeles Galaxy venceu o Real Salt Lake por 3x1, enquanto o Houston Dínamo marcaram 2x0 no Sporting Kansas City. A final da MLS Cup acontecerá no Home Depot Centar, na Califórnia.
.
Apenas uma volta decidiu a temporada inteira da Stock Car. No Velopark, em Nova Santa Rita (grande Porto Alegre), Daniel Serra tocou no postulante ao campeonato Cacá Bueno. Cacá, porém, contou com um grande acidente que envolveu vários carros, incluindo também Max Wilson, com quem disputava o caneco, o que deixou o tetracampeonato com Bueno. A corrida foi vencida por Daniel Serra (após várias reclamações de Cacá, que foi chamado de "chorão" por Serra), e teve o pódio completado por Popó Bueno e David Muffato.

sábado, 5 de novembro de 2011

Tchau

Não é só o Brasileirão que vai se encerrando. Alguns times também vão dando seu adeus pessoal às brigas que fomentavam, e partem para um final da campeonato frio, sem grandes aventuras e com uma decepção imensurável.
.
O São Paulo, apontado por muitos como candidado ao título, ganhava confortavelmente do Bahia até ver o Tricolor da Boa-Terra fazer o segundo gol, com Lulinha. Depois, o time que tinha dois gols de diferença tomou uma épica virada do Bahia, que venceu por 4x3 com a força de sua torcida ensandecida. O São Paulo dá um tchau definitivo na briga pelo título (e cada vez mais se despede da Libertadores do ano que vem), enquanto o Bahia dá adeus a zona de rebaixamento. Da zona de rebaixamento quem também se despediu foi o Atlético Mineiro, que fez fáceis 2x0 no Grêmio, com direito a gol do interminável Marquinhos Cambalhota. E quem parece querer dar adeus ao título é o Botafogo, que perdeu pela primeira vez em casa ao ver o Figueirense vencer por 1x0 no Engenhão, gol de Júlio César.
.
O Náutico adiou em uma rodada a decisão do título na série B. No Coaracy da Mata Fonseca, o Timbu levou três bolas na trave, mas passou pelo ASA por 2x1. Também tivemos dois jogos com brigas diretas. Pelo acesso, Ponte Preta e Americana ficaram no 0x0, enquanto na rabeira o ABC afundou o Icasa no Romeirão, vencendo por 3x1. Em jogo de times intermediários, o Barueri venceu o Paraná por 1x0.
.
Está consolidada a recuperação do Borussia Dortmund na Bundesliga. Em casa, os aurinegros golearam o Wolfsburg por 5x1, em atuação que lembrou o time que encantou o Velho Mundo na temporada passada. Também na ponta da frente, Werder Bremen e Borussia Monchengladbach venceram. O time de Bremen derrotou o Colônia por 3x2, enquanto o Borussia venceu o Hertha Berlim na capital, por 2x1.
.
No derby de Valencia, o Valencia foi até a casa do rival Levante e venceu por 2x0, ultrapassando os granotes na classificação da Liga espanhola. Em três jogos, só tivemos esses dois gols, já que Mallorca x Sevilla e Bétis x Málaga ficaram no 0x0.
.
O Feyernoord está em crise novamente na Eredivisie. Em Roterdã, o time perdeu para o NEC, por 1x0. Na ponta da frente, o Vitesse também desapontou ao tomar 1x0 do NAC, em Breda. Quem surge bem é Heerenveen. O time da Frísia foi até o Parkstad Limburg para bater o Roda por 2x1.
.
Em Old Trafford, o Manchester United venceu o Sunderland por 1x0, mas isso foi detalhe. O jogo foi marcado pelas homenagens ao treinador dos Red Devils, Alex Ferguson, que completou incríveis 25 anos à frente do time mancuniano. Entre todo o cerimonial, o mais importante foi a renomeação da arquibancada norte do Teatro dos Sonhos com o nome do comandante do time. No mais, nada de surpresas. Em grande jogo, o Queens Park Rangers fez o líder da Premier League, o Manchester City, suar muito, mas os citizens venceram os Hoops por 3x2. O Chelsea foi até o Ewood Pard vencer o Blackburn por 1x0. Em recuperação, o Arsenal anotou 3x0 no West Bromwich, em Londres. Quem decepcionou foi o Liverpool, que ficou no 0x0 em casa ante o Swansea.
.
Fato raro e até certo ponto impensável até bem pouco tempo átras, o Porto tropeçou na Liga Sagres. Com direito a pênalti perdido por Hulk, os dragões empataram com o Olhanense por 0x0, no estádio José Arcanjo. A surpresa do campeonato, o Marítimo, sofreu, mas fez 3x2 na Acadêmica de Coimbra e já é o terceiro colocado. Já o Vitória de Guimarães segue sua recuperação. Os vimaranenses golearam o Paços Ferreira por 5x1, fora de casa.
.
O Basel desgarrou na liderança da Swiss Super League. Os rotblau venceram o Lausanne fora de casa por 3x2, e viram o vice-líder Luzern perder para o Thun por 3x1.
.
Seguem as surpresas na Super Ligi turca. Após o fim da invencibilidade do Fenerbahçe, o Galatasaray perdeu a chance de encostar no rival ao empatar em casa com o Mersin Idmanyurdu. O Manisaspor segue surpreendendo, já que fez 1x0 no Antalyaspor no Complexo Esportivo de Mardan.
.
Muito equilíbrio na Primera de México. Faltando três rodadas para o final da fase de classificação, dezesseis dos dezoito clubes tem chances de ir à próxima fase. Nessa briga entraram os Gallos Brancos de Querétaro, que fizeram 3x0 no Estudiantes Tecos na Corregidora, o Monterrey, que passou suado pelo Atlante por 3x2, e o Monarcas Morelia, que fez magros 1x0 no Jaguares de Chiapas. No Clásico Joven, das maiores rivalidades mexicanas, o Cruz Azul afundou o América ao fazer 3x1 nas Águias.
.
Semifinais da Major League Soccer definidas. Nas quartas-de-final, nenhum empate em oito jogos e três times com 100% de aproveitamento. O Los Angeles Galaxy despachou o New York Red Bulls com duas vitórias, por 1x0 e 2x1. O Houston Dynamo fez o mesmo com o Philadelphia Union (2x1 e 1x0 também) e o Sporting Kansas City anotou dois 2x0 pra cima do Colorado Rapids. Na disputa mais emocionante, o Real venceu o Sounders em Salt Lake City por 3x0, mas o time de Seattle devolveu por 2x0, insuficientes para a classificação.
.
A Primera de Uruguai pode ganhar contornos dramáticos para quem luta pelo título nacional. O líder Peñarol perdeu para o Liverpool por sonoros 3x0, mas contou com a derrota do Cerro para o quase xará Cerro Largo por 3x1 para se manter na ponta. Melhor para o Danubio, que foi até o Luis Franzini e venceu o Defensor por 1x0, encostando na briga, tal qual outros times da ponta podem fazer.
.
A briga acirrou demais na División Profesional. O Nacional retomou a liderança ao bater o Cerro porteño por 3x1, no General Pablo Rojas. O confronto direto deu a chance do Olimpia ressurgir, após marcar 2x1 fora de casa no General Caballero.

Os reis da baixaria

No dia cinco de Outubro, a revista Veja São Paulo trouxe como matéria de capa as polêmicas na qual o humorista Rafinha Bastos, famoso por ser um dos integrantes do CQC e por seus shows de stand-up comedy, havia se envolvido graças as suas piadas ofensivas. A mídia e o público trataram de condená-lo com toda a força possível, mas... será que não existe outro lado, ainda que bem menor ?
.
A piada que causou toda a revolta foi feita sobre a cantora Wanessa, a eterna filha de Zezé di Camargo. Perguntado sobre a beleza da cantora, que está grávida, Rafinha disse que "comeria ela e o bebê". Veja o exato instante da piada, no programa CQC, aqui.
.
A piada foi inegavelmente ofensiva, mas cabe várias intepretações diante dela. Reparem que Marcelo Tas faz a pergunta indagando sobre Wanessa, e não sobre o bebê. Logo, podemos pensar que Rafinha quis dizer que transaria com a cantora grávida, apenas - seu erro foi se expressar mal, e não criar qualquer tipo de controvérsia sobre pedofilia ou coisa do gênero. Pelo que vi, não são poucos os que pensam dessa forma, inclusive.
.
Reparem também que a mídia coloca todo o foco da polêmica em Rafinha Bastos, sem falar de outros envolvidos no caso. Faço questão de trazer para o texto dois lados fundamentais da questão: a Rede Bandeirantes e a própria Wanessa.
.
A TV Bandeirantes já teve seus dias de glórias nos anos 90, quando era famosa por suas transmissões esportivas e por sua cobertura política ampla. Hoje caiu demais em todos os aspectos, e são alguns poucos profissionais que a mantém viva com alguma qualidade. Tornou-se uma TV extremamente comercial, que fica refém dos (des)mandos de quem tem mais dinheiro que ela mesma. Boris Casoy, por exemplo, destratou os garis em um áudio vazado do Jornal da Band, e nada foi feito - para acobertar o episódio, Boris foi deslocado para o Jornal da Noite, e nada mais. Como os garis não tem grande representatividade comercial (ou alguém já viu um lixeiro, ou o sindicato da categoria, que seja, patrocinando algum programa ?), a Bandeirantes não se mostrou empenhada em punir exemplarmente o sionista, como fez com Rafinha. E foi um dos investidores, que movem a Band, investidores que começou com toda a polêmica.
.
O nome do investidor é Marcos Buaiz, dono de uma das empresas que patrocinam o CQC, programa do qual Rafinha Bastos participa. Ele é, nada mais nada menos, que o marido de Wanessa Camargo e pai de José Marcus, filho do casal. Indignado com a piada (ele tem razão, afinal de contas é pai da criança e marido da cantora), ameaçou tirar seu dinheiro do programa caso o humorista não fosse demitido. A Bandeirantes tentou jogar panos quentes (apesar de suspender o humorista do programa) para não demiti-lo, mas o próprio Rafinha já solicitou à emissora que o demitisse, o que, ao menos por enquanto, ainda não foi aceito.
.
Além de tudo isso, também temos que lembrar que Wanessa adora aparecer. Quando ainda usava o sobrenome Camargo do pai e rivalizava no cenário pop-romântico-juvenil-não-diz-nada com Sandy, outra filha de sertanejo (Sandy é rebenta de Xororó), a cantora concedeu uma entrevista polêmica para a revista Veja, na qual, entre outras coisas, falava que não era mais virgem - e que seu pai saberia da revelação pela revista. A "páginas amarelas" de Wanessa é, até hoje, a matéria recordista de comentários dos leitores. Agora, além de Wanessa e Marcos, a ação judicial contra Rafinha Bastos é também movida por João Marcus, futuro filho do casal que ainda nem nasceu. Não sei se a lei permite que um feto faça uma acusação desse tipo, mas, obviamente, é um fato que ganhou destaque na mídia.
.
Sou defensor do humor sem censura, por achar uma tremenda hipocrisia querer calar alguém que faz uma piada que muitas vezes você daria risada. Aliás, essa é uma guerra antiga no humor. A matéria da Veja São Paulo dá voz para alguns outros humoristas que sofreram com polêmicas graças a piadas, como Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta, e Chico Anysio. Ora, eles tem alguma moral pra falar de um humorista às avessas com questões éticas ?
.
Apesar de tudo isso, desaprovo várias atitudes de Rafinha Bastos. Certa vez, ao tentar ser entrevistado por uma repórter da Folha de São Paulo, ele mandou a jornalista "chupar o cacete" dele. Isso sim é falta de respeito, pra mim, por ser falado na cara e sem a intenção de se fazer humor. Lembremos que, se Rafinha Bastos transaria com Wanessa, ele a acha bonita, e não mal-educada, antipática ou mau-caráter. E quantos meninos não pensam e falam pros amigos que "comeriam tal menina", também... ?
.
Há muita hipocrisia nessa história toda, não há como negar isso. Que todos os envolvidos reflitam sobre tudo o que fazem.