É raro um estado que tem mais de dois times na divisão principal do Brasileirão. Normalmente, apenas Rio de Janeiro e São Paulo conseguem tal feito. Imagine então ter mais de dois ( nada mais, nada menos que quatro times ) entre os vinte principais do país e todos vencerem. Foi isso que aconteceu com o Rio nessa rodada: quatro jogos, nove gols marcados, nenhum gol sofrido e quatro vitórias.
.
As primeiras vitórias vieram no sábado. Ronaldinho, atuando pelo Flamengo, jogou muito bem contra o Grêmio, time que o revelou - e dono duma torcida que odeia o ex-meia do Barcelona. Ele fez o segundo gol nos 2x0 do rubro-negro. O Botafogo, que vinha em decadência, surpreendeu ao vencer fora de casa o também decadente Cruzeiro, por 1x0. No domingo, o Fluminense goleou o Ceará por 4x0 na cidade maravilhosa e o Vasco foi até o Morumbi e aproveitou-se dum péssimo segundo tempo do São Paulo para fazer 2x0 no time paulistano.
.
Em geral, os paulistas foram mal, pra ficar no critério estadual. Além do São Paulo, o líder Corinthians perdeu várias chances e tomou a virada do desesperado Avaí, por 3x2, em Santa Catarina. Também no Sul, o Santos visitou o Atlético Paranaense e segurava o empate até os 46 do segundo tempo, quando Marcinho fez de cabeça o último gol dos 3x2 da partida, que deu a vitória ao Furacão. Como a exceção confirma a regra, o Palmeiras venceu o Atlético Mineiro por 3x2 e segue invicto no estádio do Canindé.
.
Nos demais jogos, o Bahia conseguiu a primeira vitória em casa ao bater o Figueirense cada vez mais em queda por 3x1, o Coritiba conseguiu a primeira vitória fora de casa nos 3x1 contra o desanimado América Mineiro e o Internacional não saiu do 0x0 ante um ascendente Atlético Goianiense, com direito a um polêmico encerramento de partida, no qual o árbitro Jailson Macedo Freitas encerrou a peleja antes duma falta perigosa a ser batida pelo time colorado.
.
Na série C, impressiona o equilíbrio do grupo D. Na rodada, o Santo André saiu da lanterna ao vencer o Caxias por 1x0, gol de cabeça de Daniel Gigante, entregando a última posição para os gaúchos. O Joinville venceu a Chapecoense por 2x1 e um triplo empate entre os dois times e o Brasil de Pelotas ocorre na liderança do grupo, os três times com 4 pontos. Na chave C, o Ipatinga fez fáceis 4x1 no Marília e tem 100% de aproveitamento, com os mesmos 6 pontos do Brasiliense, que fez 2x0 no Macaé. No grupo A, segue a boa e surpreendente fase do Luverdense, que fez 3x2 no Rio Branco em plena Arena da Floresta - a rodada do grupo será fechada hoje, com Araguaína x Águia. Por fim, na chave B, a liderança é dividida entre quem venceu na rodada: América de Natal ( que fez 1x0 no Campinense ) e CRB ( que bateu o Guarany por 2x0 )
.
Na série D, segue a má fase do Nacional do Amazonas. Em Manaus, o Naça perdeu para o conterrâneo Penarol, por 2x1. Outro tradicional que perdeu foi o Sampaio Côrrea, que perdeu também por 2x1 para o Comercial, no Piauí. O Santa Cruz visitou o Porto em Caruaru e tomou o empate por 2x2 no finzinho, graças a um gol de falta de Altemar. Triplo empate na liderança do grupo 4, entre Bahia de Feira, Treze ( times que se enfrentaram, 2x1 pro Treze ) e Coruripe, que venceu o saco de pancadas Vitória da Conquista por 2x1. Líder do grupo 7, o CENE passou fácil pelo Mirassol, no Mato Grosso do Sul, por 4x1. O Juventude decepcionou e perdeu para o Cianorte, líder do grupo 8, fora de casa, por 2x1.
.
No mundial sub-20, veio a primeira surpresa. A Croácia perdeu para a Arábia Saudita, por 2x0, e deixou a seleção enxadrezada em situação complicada no grupo D, já que vai ter que se virar pra vencer a Nigéria, que, em ritmo de treino, fez 5x0 na Guatemala. No grupo C, a Espanha já é líder após fazer 4x1 na seleção de Costa Rica. A pequena Fúria foi beneficiada graças ao empate entre Equador e Austrália, por 1x1.
.
Na terceira fase preliminar da Champions League, poucas surpresas. O Benfica venceu com facilidade o Trabzonspor por 2x0 em solo português. Kopenhagen, Maccabi Haifa e Twente também passaram por Shamrock Rovers, Maribor e Vaslui, respectivamente, em seus domínios. Panathinaikos e OB ficaram no 1x1 na Dinamarca, em resultado muito interessante para os gregos. As decepções ficaram por conta de Rangers e Rosenborg, que perderam em casa para Malmo e Viktoria Plzen, por 1x0.
.
Pelas qualificatórias da Liga Europa, os times das principais ligas do Velho Mundo conseguiram bons resultados. O Rennes foi até a Geórgia enfrentar o Metallurg Rustavi e fez um bejo jogo, ganhando por 5x2 e praticamente selando classificação para a próxima fase. Os holandeses do AZ Alkmaar bateram o Jablonec, da República Tcheca, por 2x0, nos paíxes baixos - resultado que salvou a pele holandesa, já que o ADO den Haag perdeu por 3x0 para o Omonia Nicosia, do Chipre. O Stoke City fez um magro placar na Inglaterra ante o Hadjuk Split: 1x0. Com dificuldades, o Atlético de Madrid venceu o norueguês Stromgodset na Espanha por 2x1. As surpresas ficaram por conta de Fulham e Mainz 05. Os Cotaggers ficaram no 0x0 com o Split, na Croácia, enquanto os alemães não saíram do 1x1 ante o Gaz Metan, da Romênia.
.
O Los Angeles Galaxy segue sendo o melhor time da MLS, sobretudo após bater fora de casa o Vancouver Whitecaps, por 4x0, com direito a gol de Landon Donovan. O time de LA é seguido de perto pelo vice-líder da conferência leste, o FC Dallas, que suou pra vencer o Chivas USA em casa por 1x0. Quem vem perdendo espaço é o Philadelphia Union, terceiro na conferência, que perdeu para o Colorado Rapids por 2x1.
.
O Thun segue como a sensação da Swiss Super League. O time segurou o 0x0 ante o Luzern, fora de casa, e contou com vacilos de seus rivais pela ponta. Seus principais perseguidores também bobearam, já que o Basel ficou no 2x2 com o Grasshopper e o Young Boys também empatou por 1x1, este com o Servette. Numa rodada com tantos empates, destaque para o Sion, que foi até a casa do Neuchatel Xamax e fez 3x0 nos anfitriões, posicionando-se na vice-liderança da competição.
.
Pela Austrian Bundesliga, os favoritos decepcionaram. Atual campeão austríaco, o Sturm Graz tornou-se o lanterna do nacional ao perder do Kapfenberger por 3x0, fora de casa. Os líderes Rapid Viena e Red Bull Salzburg empataram em casa por 0x0 ante Ried e Mattersburg, respectivamente.
.
O Shaktar Donetsk foi parado em Kiev, pelo Arsenal local, por 1x1, e perdeu o 100% de aproveitamento na Premyer Liga ucraniana. Os mineiros seguem líderes com 10 pontos, mas já vêem o vice-líder Vorskla Poltava na cola, um ponto átras, após bater o Karpaty Lviv por 2x0. Outro empate em outro confronto entre times das cidades de Donetsk e Kiev ocorreu, já que o Metalurh Donetsk ficou no 0x0 ante o Dynamo.
.
O líder da Liga Premier russa, o CSKA Moscou, empatou e os seus mais diretos perseguidores, Zenit e Dínamo, aproveitaram-se. O time da capital decepcionou ao ficar no 1x1 com o modesto Kuban em casa, enquanto, também em casa, o Zenit bateu o Spartak Nalchik e o Dínamo Moscou o Volga, por 1x0 e 2x0, respectivamente.
.
Na estréia da Jupiler League, os grandes tiveram estréias das mais variadas. O Brugge não tomou conhecimento do Westerlo e fez 5x0, em casa. Outro que venceu bem em casa foi o Genk, que fez 3x1 no Germinal Beerschot; O Standard Liége visitou o caçula Mons e ficou no 1x1. Outro caçula, o Leuven, protagonizou a maior surpresa da rodada, ao fazer 2x1 no Anderlecht.
.
No seu GP de número 200 na FI, Jenson Button conseguiu sua 11ª vitória na categoria no GP da Hungria. Em corrida marcada pela garoa, o inglês ganhou a corrida na estratégia de colocar o pneu macio mais cedo, que durava mais que o supermacio e tinha desempenho na velocidade semelhante. Mantendo a média, Sebastian Vettel, líder desde o começo do campeonato, foi o segundo colocado, com Fernando Alonso em terceiro, completando o quarto pódium seguido. Em corrida no qual foi punido graças a uma manobra perigosa, Lewis Hamilton recuperou-se e ficou em quarto, a frente de Mark Webber e Felipe Massa. Completaram a zona de pontuação Paul Di Resta, Sebastian Buemi, Nico Rosberg e Jaima Alguersuari.