quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Jogando luzes sobre outro caso de corrupção tão vergonhoso quanto o petrolão

>
Eu não preciso dizer aqui o que é o petrolão. Infelizmente todos nós sabemos do quanto a Petrobras (que, em consequência de ser uma empresa estatal, também significa todos nós) foi surrupiada por uma corja de pessoas de extrema má-fé e que, além de tudo, são incompetentes. Mas, infelizmente, o petrolão não é o único caso brasileiro de corrupção recente - aliás, passa longe disso. 
.
O cartel dos trens e metrô de São Paulo (ou Caso Alston, Caso Siemens ou afins) teve sua denúncia arquivada pelo Supremo Tribunal Federal. Basicamente: acabou em pizza - apesar do ministro Luiz Fux afirmar que, caso surjam novas provas, o inquérito será reaberto. Eu finjo que acredito, ministro. 
.
Chama a atenção o motivo pelo qual o inquérito foi arquivado: falta de diligências - ou melhor, de provas. Será que um escândalo que envolve ao menos Brasil, Suíça e França não tem provas, fontes, fatos e todo o tipo de prova possível e imaginável para se apurar melhor eventuais irregularidades? Será que não temos nenhum culpado no caso e que foi tudo um imenso mal entendido?
.
O mais incrível é que talvez você não saiba que o caso foi arquivado, e, em partes, eu não te culpo. Você é culpado por não exercer sua cidadania e não procurar por algo que te interessa diretamente - embora você não deva pensar por esse lado, infelizmente. Mas é estranho ver que essa notícia não foi publicada em nenhum veículo da grande mídia. Será que isso não é importante, não daria audiência?
.
O caso me lembra muito o que aconteceu no chamado Mensalão Mineiro, também arquivado durante o escândalo do Mensalão. São casos que funcionam basicamente com o modus operandi, mas o primeiro foi muito mais divulgado que o segundo - sendo que o caso de Minas Gerais movimentou, inclusive, maior quantidade de dinheiro. 
.
Palavras de um jornalista formado: casos tão semelhantes renderiam, no mínimo, boas reportagens e suítes - uma notícia que tem desdobramentos quase que diários, no jargão jornalístico. Será que eu, que não trabalho em nenhum grande veículo da mídia, sou um gênio e pensei em algo que nenhum outro jornalista brasileiro pensou; ou será que há alguma má vontade ou, quem sabe, má fé dos grandes veículos de comunicação desse país? Tire suas conclusões. 
.
Um caso não exclui o outro, e não quero defender ninguém nem partido nenhum aqui - até porque PT e PSDB só se atacam porque querem o poder, mesmo tendo as mesmíssimas ideias em vários aspectos. Mas você precisa se informar e ser melhor informado também - o primeiro caso depende de você; o segundo, não.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :