quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Política é muito mais que eleição

>
Talvez você não saiba, mas a política não se resume ao processo eleitoral. Os presidentes não existem apenas para disputar votos, mas também para governar - o mesmo vale para prefeitos e governadores. Vereadores, deputados federais e estaduais e senadores também não estão aí para te fazer rir no horário eleitoral com algumas micagens e músicas chiclete: eles fazem parte do Legislativo, a área que é responsável por levar cada reclamação sua para a esfera política - desde que encaminhada para a esfera (municipal, estadual ou federal) correspondente. 
.
Para quem tem o mínimo de senso político e acompanha minimamente a política nacional, esse primeiro parágrafo é tão redundante quanto falar "subir pra cima" ou "chover água". É triste, mas ainda tem muitas pessoas que não sabem o que eu disse no primeiro parágrafo. Por dois motivos principais: falta de vontade ou falta de instrução. 
.
A falta de instrução é o lado mais triste dessa história toda. As pessoas mais carentes da esfera política são as que menos entendem da própria esfera política. As que não tem vontade de aprender respondem pela parte revoltante: elas estão perfeitamente instruídas, mas preferem ficar no logo da ignorância (como diria um saudoso professor de História meu) a pressionar por mudanças para o país - e para elas mesmas. Em um caso extremo (casos que aumentaram nessa última eleição), elas repetem uma série de insanidades - tendo totais condições de ser uma pessoa capaz de transpirar cidadania. 
.
Outro chavão que, de tão exaustivamente repetido, já é quase uma frase feita: falta consciência política ao povo brasileiro. Mas, citando o médico Mark Sloan de Grey's Anatomy, "clichês tornam-se clichês porque eles funcionam". Funcionam não, mas esse é muito verdadeiro, infelizmente. 
.
Fica mais uma vez o convite para que você, que defendeu algum candidato, atacou o adversário e discutiu asperamente ao menos uma vez por conta das eleições, passe a acompanhar o que acontece no Congresso, nas Assembleias Legislativas e na sua própria cidade. Para que você acompanhe os passos da presidente, dos governadores, dos deputados. Para que você se atualize sobre as leis, para que não fique refém de apenas um veículo de comunicação. 
.
Não há nada pior que ver uma pessoa que torna-se insuportável ao defender um candidato em uma eleição voltar a tirar fotos mostrando o quão sarado é, mostrando a barriga tanquinho ou empinando a bunda. Não seja um desses, por favor. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :