segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sua indignação veio no dia errado

>
~Era só pelos vinte centavos mesmo~, ~protestou em 2013 pra Dilma ganhar de novo em 2014~ e muitas outras frases imbecis ganharam as redes sociais quando a presidente Dilma Rousseff foi reeleita. A vitória dela, também, foi a senha para vários eleitores de Aécio revoltados inundarem as timelines de todos com todo o tipo de frase de pouca inspiração intelectual - não que muitos eleitores de Dilma estejam livres dessa caracterização. 
.
Há, aqui, um fato indissociável: protesto foi uma coisa, a eleição foi outra totalmente diferente. E que bom que tenha sido assim, aliás. Com o passar dos tempos, as Jornadas de Junho (eu ainda hei de entender porque os protestos ganharam esse nome) ganharam pautas muito amplas e nada resolviam, querendo pressionar todos com assuntos pouco práticos. A eleição é o espaço, justamente, para colocar quem vai nos comandar nos próximos anos. 
.
O que uniu os protestos com a eleição foram as motivações políticas de ambas - apesar de tarifas de transporte serem de responsabilidade municipal, que só serão votadas em 2016. Mas fiquei surpreso ao ver que essas pessoas fizeram a associação entre protestos e eleição apenas no dia 26, e não no dia 5 de outubro. 
.
No primeiro turno tínhamos onze candidatos à presidência. Tinha candidato para todos os gostos, ideologias e partidos. Haviam os esquerdistas radicais (Rui Costa Pimenta, Mauro Iasi, José Maria e Luciana Genro), os conservadores assumidos (Levy Fidelix, Eymael e Pastor Everaldo), Eduardo Jorge e Marina Silva.
.
E, dentre os onze, vocês escolheram para representá-los no segundo turno justamente a goleira, que defende o governo de tudo pelo simples fato de ser dela mesma; e o centroavante, que só pensa em atacar o adversário. São sempre eles os destaques, e mesmo quem queria alguma mudança votou nos candidatos da mesmice, dos mesmos partidos. Na analogia futebolística, pra mim está claro que faltou por parte de vocês o camisa 10, que é o cérebro da equipe. Faltou vocês pensarem. 
.
Para completar, era engraçado ver os que diziam que ~não era só pelos vinte centavos~ falarem isso após votarem no PSDB, que nos governou oito anos - os oito anos anteriores ao PT, sem grandes mudanças em vários setores. É o PSDB, afinal. Após 2001, com a morte do saudoso Mário Covas, é difícil elencar acertos do partido tucano na política.
.
No mais do mesmo que foi o segundo turno, o perdedor reclama porque o seu não venceu, exige mudanças e critica o que votou de maneira contrária. Um egoísmo tremendo - e uma tremenda falta de inteligência.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :