Chega do vermelho Ferrari e do cinza McLaren. Agora na F1 quem parece que tomará conta do circo é o branco Brawn. A equipe que surgiu da falência da Honda e que foi entregue pela montadora japonesa ao projetista Ross Brawn dominou todos os testes da pré-temporada e fez a dobradinha no primeiro GP, na Austrália. O britânico Jenson Button em primeiro e Rubens Barrichello em segundo. O carro que sequer tem patrocinadores assombrou o milionário mercado do automobilismo.
.
Após a péssima largada de Rubinho, que caiu pra sétima posíção, Vettel foi para segundo, Massa pulou para terceiro e Kubica ficou na quarta colocação. No fim do grid, uma série de acidentes vitimou Mark Webber e Heikki Kovalainen. Nakajima exagerou ao subir na zebra e causou nova bandeira amarela. Na bandeira verde após o acidente, Nelsinho Piquet, que havia ganho 5 posições desde o início da corrida e fazia uma bela corrida, forçou demais os freios avariados e foi parar na brita, abandonando a prova. Felipe Massa se prejudicou graças a uma péssima estratégia da Ferrari e tentava se lançar a frente com o auxílio do KERS, que dá 80 cavalos de potência extras.
.
O ímpero do cavalo rampante chegou ao fim quando Massa abandonou com problemas na suspensão. Pouco depois, foi a vez de Raikkonen. Completando os nomes das grandes equipes, Lewis Hamilton fez uma corrida técnica para sair da 18ª posição para terminar em 4°.
Ainda no fim do grid, as Toyotas que largaram dos boxes colocaram Trulli no pódio, na terceira colocação, e Glock na zona de pontuação, em quinto. Rosberg confirmou o ressurgimento da Williams na sétima colocação, Alonso salvou a honra da Renault em quinto e o estreante Sebastian Buemi, o suíço da STR, marcou seu primeiro ponto na categoria, após uma corrida discreta onde sempre veio comendo pelas beiradas.
.
A corrida que já estava decidida ganhou traços emocionantes quando Button saiu de seu pit stop perto de Vettel e Kubica, segundo e terceiro colodados, respectivamente. O britânico conseguiu disparar. Porém quando o polonês foi ultrapassar o alemão, o piloto da RBR jogou o seu carro cotnra o da BMW e ambos saíram da corrida. Rubinho ganhou a segunda colocação de presente e fechou a dobradinha da Brawn.
.
Porém, a amracutaia já começou. E claro que a favor da McLaren. Trulli caiu para a 12ª colocação com uma punição e colocou Lewis Hamilton no pódio.
.
A F1 promete esse ano. Se a FIA parar de favorecer os ingleses.