sábado, 19 de novembro de 2011

Dois pra baixo, dois pra cima

>
Com os campeonatos nacionais praticamente acabados, começam as definições. Enquanto os dois primeiros rebaixados para a série B saíram hoje, três vagas para a série A do ano que vem já estão preenchidas
.
O Vasco reassumiu a liderança do Brasileirão ao vencer por 2x0 e rebaixar o Leão da Ilha, com gols de Felipe e Élton. Já o São Paulo jogou bem e fez 3x1 no América Mineiro, também rebaixado. A rodada também teve a surpreendente vitória do Ceará, querendo escapar da degola, ante o Grêmio, por 3x1.
.
Na série B, mais dois acessos. Após sair perdendo para o ABC, a Ponte Preta virou e fez 3x1 nos potiguares, fazendo a festa da torcida, que invadiu o gramado do Moisés Lucarelli. O Náutico, mesmo perdendo para o Boa por 2x1, subiu graças a virada histórica do São Caetano contra o Vitória, por 2x1. A vitória do azulão foi ruim para o ASA, que ganhou do Bragantino por 1x0, para o Paraná Clube, que tomou 3x0 do Sport, para o Guarani, que goleou o Salgueiro por 4x1, para o Barueri, que fez 2x1 no Criciúma e para o Icasa, que ficou no 0x0 com o Goiás. A campeã Portuguesa recebeu a taça após mais uma goleada, 4x0 em cima do fraquíssimo Duque de Caxias. Em jogo que pouco valia, o Americana venceu o Vila Nova por 2x1.
.
Definidos os classificados para a última fase das eliminatórias da CONCACAF. No grupo A passou El Salvador, que goleou Suriname por 4x0. Mesmo perdendo para Trinidad e Tobago por 2x0, a Guiana surpreendeu e tirou os trinitinos da disputa, na chave B. No grupo C, deu a lógica, que fez o Panamá passar, ao fazer 3x0 na frágil Dominica. Em Toronto, o Canadá goleou São Cristóvão e Névis por 4x0 pela chave D, com direito a gol do melhor jogador da MLS da temporada, Dwayne de Rosario. Com 100% de aproveitamento, Guatemala avançou, com a vaga sendo assegurada após golear Granada por 4x1, em Saint George. Por fim, na chave F, Antígua e Barbuda perdeu para o Haiti por 3x1, mas classificou-se.
.
Saíram os últimos classificados para a EuroCopa de 2012. Em grande partida de Cristiano Ronaldo, Portugal venceu a Bósnia-Herzegovina por 6x2 em Lisboa e garantiu sua vaga. Atuando em Pogdorica, a República Tcheca venceu pela segunda vez Montenegro por 1x0, gol de Jiracek, no estádio Pod Goricom. Já na Le Coq Arena, em Talinn, a Estônia ficou no empate por 1x1 com a Irlanda, resultado que classificou os irlandeses. Por fim, o 0x0 entre Turquia e Croácia classificou os croatas.
.
A Argentina sofreu, mas fez 2x1 na Colômbia, de virada, e segue bem nas eliminatórias sul-americanas. A albiceleste contou com gols de Messi e Aguero para virar contra os cafeteros, que saíram na frente com Pabón. A ascendente Venezuela é a terceira colocada graças a vitória por 1x0 contra a Bolívia, com gol de Vizcarrondo. Dois 2x0 completaram a rodada: do Equador no Peru, em Quinto, e do Chile no Paraguai, em Santiago.
.
No Thursday Night Football, o jogo corrido deu a vitória pro Broncos contra o new York Jets, em Denver. O time da casa, que vem se especializando em jogadas terrestres, contou com um touchdown corrido do quarterback Tim Tebow faltando menos de um minuto para o final do jogo. Destaque também para o improvável TD do offensive guard Matt Slauson, do Jets. Após um fumble da equipe nova-iorquina, Slauson viu a bola e entrou na end zone, em jogada rápida e inusitada.
.
Já temos seleções classificadas para a penúltima fase das eliminatórias asiáticas para a Copa. Jordânia e Iraque, no grupo A, Uzbequistão e Japão, no grupo C, Austrália, no grupo D, e Irã, no grupo E. O Iraque, comandado por Zico, venceu a Jordânia em Aman por 3x1. No equilibrado grupo B, a favorita Coreia do Sul perdeu para o Líbano por 3x1, mesmo liderando a chave. Mesmo classificado, os samurais japoneses perderam para a Coreia do Norte por 1x0 em Pyongyang, em partida marcada pelo veto de bandeiras japonesas no país socialista. A Austrália fez 1x0 na Tailândia em Bangkok (os australianos jogam suas competições internacionais na Ásia para dar maior competitividade aos eventos futebolísticos na Oceania). Por fim, o Irã fez 4x1 na Indonésia em Jacarta, selando sua classificação.
.
Na África, goleadas. O Quênia venceu as ilhas Seychelles por 4x0, a Namíbia fez 4x0 em Djibuti, Moçambique venceu Comores por 4x1, a Etiópia destroçou a Somália por 5x0 e a República Democrática do Congo anotou 5x1 na Suazilândia. Destaque também para Togo, que venceu Guiné-Bissau por 1x0. Junto com Libéria, Guiné Equatorial, Lesoto, Ruanda, Congo e Tanzânia, as seleções classificadas vão para a segunda fase das eliminatórias, em dez grupos com quatro seleções, nos quais apenas a seleção campeão avança para a derradeira fase.
.
O jogo entre Bayern e Borussia Dortmund embolou a Bundesliga. O Borussia viajou até Munique e venceu os líderes por 1x0, gol de Gotze. Agora, apenas dois pontos separam Bayern e os Borussias, já que o Borussia Monchengladbach atropelou o Werder Bremen por 5x0, com hat-trick de Marco Reus. O Schalke 04 também encostou nos líderes, ao golear o Nuremberg por 4x0 em Gelsenkirchen. A rodada, porém, ficou marcada pelo adiamento da partida entre Colônia e Mainz 05, em virtude da tentativa de suicídio do árbitro Babak Rafati, que apitaria a partida.
.
O Rangers segue invicto, mas não venceu na Scottish Premier League. Os Gers empataram por 0x0 contra o St. Johnstone, em casa. O Celtic venceu o Inverness por 2x0 no Caledonian. Em ótima campanha, o Motherwell venceu fora de casa o Aberdeen por 2x1.
.
O Real Madrid suou, mas venceu o Valencia por 3x2 no Mestalla e manteve-se líder da Liga espanhola. Três pontos átras aparece o Barcelona, que não teve dificuldades para golear o Barcelona por 4x0, com direito a gols dos zagueiros Puyol e Piqué. Após um início de temporada sensacional, o Bétis vai delfinhando. Em mais uma derrota, a equipe perdeu para o Villarreal por 1x0.
.
O Montpellier encostou de novo na liderança da Ligue 1. A vítima da vez foi o Olypique de Marseille, apenas na décima colocação, por 1x0. Atual campeão, o Lille não passou do empate por 0x0 contra o Toulouse. Quem também venceu foi o Saint-Ettiene, que fez 2x0 no Nice no Municipal du Ray.
.
Três jogos, três gols e uma vitória no Calcio. A Internazionale venceu o Cagliari por 2x1 e dá uma respirada no campeonato italiano. Fiorentina x Milan e Napoli x Lazio ficaram no 0x0.
.
O Ajax passou por uma grande vergonha em plena Amsterdã. Pela Eredivisie, os godenzonen iam vencendo até os 40 minutos do segundo tempo, mas o NAC Breda fez dois gols e empatou por 2x2, fazendo os mandantes saírem vaiados de campo. No Polman Stadion, Heracles e Twente ficaram no 1x1. O concorrente ao título que venceu foi o PSV, que fez 3x1 no De Graafschap.
.
No duelo dos invictos da Premier League, o Manchester City mostrou porque é o líder da competição ao fazer 3x1 no Newcastle. Outro mancuniano, o Manchester United suou para fazer 1x0 no Swansea, no Liberty Stadium. Destaque também para a recuperação do Arsenal, que virou pra cima do Norwich por 2x1 em mais uma grande partida de Van Persie, e para a grande vitória do Queens Park Rangers, surpresa do campeonato, ante o Stoke City: 3x2 dos Hoops.
.
A seleção feminina de vôlei até terminou bem a Copa do Mundo, ao fazer 3x0 na Argentina e na República Dominicana. No entanto, os resultados não apagaram a péssima impressão deixada pela equipe na competição. As brasileiras obtiveram um quinto lugar, sem direito a vaga olímpica. A Itália sagrou-se bicampeã da competição, à frente dos Estados Unidos, da China e do Japão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :