quarta-feira, 21 de março de 2012

Os diferenciados ganham a rua

>
É interessante ver a burguesia sair daquele mundo perfeito no qual eles vivem e resolver fazer o que as pessoas com menos dinheiro (que eles tanto odeiam) fazem: protestos, ir às ruas fazer apitaço e fazer barulho quando algo a incomoda.
.
Na quarta-feira, 21, estudantes da universidade presbiteriana Mackenzie resolveram protestar para impedir que o vestibular da instituição seja substituído integralmente pelo ENEM. Como sempre, existem vários lados que devem ser analisados.
.
Desde sua criação, o ENEM sempre deu muito mais dor de cabeça que orgulho. Quando o governo federal passou a dar mais destaque para a prova fazendo dela a principal porta de entrada para as universidades federais, a situação só piorou - ao contrário de sua importância, que apenas cresceu. Erros administrativos e educacionais ocorrem com uma frequência assustadora, o que inspira vários comentários negativos e desconfiança.
.
Nesse lado, os mackenzistas têm razão. Mas... historicamente, a instituição é ocupada por estudantes das elites paulistas, que segregam como podem os de poder aquisitivo menor. Mais (e pior): nos tempos da ditadura militar, enquanto os estudantes pregavam a volta da democracia, o Mackenzie recebia filhos de generais e apoiava o regimo que matou várias pessoas e cerceou toda e qualquer liberdade. Pior: mackenzistas, uspianos (sobretudo os da FFLCH) e puqueanos mataram-se num episódio conhecido como "Batalha da Maria Antônia" - para maiores informações, clique aqui
.
Eles são contra o ENEM pelo quê, então ? Isso pioraria o nível do corpo dicente da faculdade ? Talvez, e ainda sim, por pouco tempo - conforme o curso degringola, as diferenças são bem menos sensíveis, já que estão todos no mesmo barco e o aprendizado passado acaba tendo sua importância diminuída. Será, então, que eles são contrao ENEM porque isso traria pessoas que não são da elite para dentro da faculdade ? Porque o Mackenzie perderia a força de realizar seu próprios vestibular ? É o que me parece. E isso é apenas mais uma atitude da direção da universidade que aquelas heranças egocêntricas, típicas de reacionários que vendem sua mente, sua ideologia e sua vontade em troca de algumas facilidades, não saiu da rua da Consolação.
.
Ano passado, estudantes da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) protagonizaram outro episódio polêmico, que paralisou boa parte da USP no final de 2011 - escrevi sobre o assunto aqui. Uma das principais queixas relativas ao uspianos foi a de quê os protestantes eram mauricinhos que estavam depredando o patrimônio público. Temos, no caso do Mackenzie, a antítese quase que total desse fato. Agora, são estudantes que paralisaram uma via pública em prol de uma manifestação institucional privada. Ora, assuntos internos devem ser resolvidos internamente, e não no meio da rua (ainda mais da Consolação, um dos logradouros de maior movimento da maior cidade da América do Sul), o que prejudica demais o já caótico trânsito paulistano.
.
Por fim: como os mackenzistas protestaram ? A manifestação ganhou amplo destaque nas redes sociais não só porque a mídia estava veiculando a notícia, mas também porque vários "protestantes" twittavam, postavam no Facebook ou tiravam fotos no Instagram e colocavam na rede. O importante não é fazer barulho ou gritar palavras de ordem, é estar lá no meio para ganhar o status de revolucionário - de meia tigela.
.
Eu queria acreditar que o Mackenzie estava tomando consciência do papel social que qualquer faculdade tem. Ledo engano, infelizmente.
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

Lais Grécia disse...

Olha, eu fiquei EXTREMAMENTE DECEPCIONADA COM ESSE POST.

POR EU SER MACKENZISTA COM MUITO ORGULHO SIM, EU TENHO TODO O DIREITO DE ME MANIFESTAR.

O protesto é por MUITOS MOTIVOS INTERNOS SIM, mas vamos começar pelo Enem: O Enem para mim e para TODOS os manifestantes é uma prova DESMORALIZADA. Vc prestou e eu tb, e todos nós sabemos q tipo de prova é o Enem: um teste de resistência, nada mais. Não é uma prova preparada com o mesmo cuidado que um vestibular. Fazer o Enem é muito pior que fazer uma Fuvest, não porque seja mais complexo e sim pq é um teste de resistência. Uma prova mal elaborada pela importância que possui. SEGUNDO: todo, todo, todo ano vaza. Olha, nunca ouvi as provas do Mackenzie vazarem, vc já? O Enem para mim é um tapa na nossa cara, pra mostrar o quão palhaço somos feitos... Como pode uma prova que seleciona alunos pra carreiras concorridíssimas ser tão mal feita e além de tudo vazar?? Você acha isso legal? EU NÃO ACHO! NEM NO MACKENZIE NEM EM LUGAR NENHUM.


Agora com relação às "PESSOAS DIFERENCIADAS": O Enem não vai trazer mais gente pobre pro Mackenzie. O que traz é o ProUni, porque se você passar pelo Enem VAI TER QUE PAGAR A MENSALIDADE DO MESMO JEITO! SE TOQUEM, POR FAVOR! O Enem poderia trazer pessoas de OUTROS ESTADOS (o que significaria gente MAIS RICA, pq pagar a mensalidade E morar fora de casa é um custo e tanto). PELO AMOR DE DEUS PENSE. VC PASSOU NO ENEM E AI NÃO PAGA A FACULDADE?? OOOOOOOOOOOOOOOOHHHHH PAGA SIM PORRA! Do ProUni: um dos meus melhores amigos é bolsista do ProUni e mts pessoas da minha sala tb são... Meu amigo perdeu um semestre por causa das firulas dos documentos...mora na PQP e nunca faltou na aula e essas pessoas da minha sala mal vão pra faculdade. E ai, o Enem e o ProUni REALMENTE SELECIONAM QUEM MERECE UMA VAGA NUMA BOA UNIVERSIDADE???

Protestos nas ruas: NOSSO AMAADO REITOR NÃO FALA COM OS DIRETÓRIOS ACADÊMICOS E MAL DÁ AS CARAS. VOCÊ REALMENTE ACHA QUE NUNCA TEVE NADA DENTRO DO MACKENZIE??? SIM, A MAIORIA DAS PESSOAS DE LÁ SÃO RIQUINHOS Q ESTÃO POUCO SE FUDENDO PRO RESTO DO MUNDO, MAS EXISTEM EXCEÇÕES, QUE LUTAM PARA QUE A NOSSA UNIVERSIDADE NÃO SE DESVALORIZE, PQ É ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE! Então, se o nosso reitor não ouve QUANDO ESTAMOS NA PORTA DA REITORIA, não tem problema, VAMOS PRA RUA, PARAR O TRÂNSITO MESMO, ATRAPALHAR TODO MUNDO, para tentar ser ouvido.


AGORA TODOS QUE FICAM DE FORA DOS "MUROS DO MACKENZIE" POR FAVOR CALEM A BOCA PRA FALAR DO QUE NÃO SABEM. SE VOCÊ NÃO ESTUDA LÁ VOCÊ NÃO SABE O QUE MUITOS CURSOS PASSAM (por exemplo o meu, arquitetura)

É UMA UNIVERSIDADE ELITISTA? COM CERTEZA É, MAS NÃO É POR CAUSA DISSO QUE A GENTE NÃO PENSE E NÃO QUEIRA VER NOSSOS CURSOS SENDO DESVALORIZADOS.

Fiquei decepcionada com vc Will, vc sabe q se vc tivesse perguntado para mim, eu teria dito tudo e mais um pouco sobre isso.
Bjs

Willian Ferreira disse...

Da mesma forma que sei que existem pessoas que tem algo na cabeça no Mackenzie (uma minoria, como deixei claro no texto), sei que essas são exceções - e exceções confirmam a regra.

Sobre o ENEM eu não discuto, deixei bem claro que acho que vocês tem razão nesse aspecto. Mas eu, particularmente, gosto do modelo da prova, e acho que, caso a organização da prova se acerte, é uma ótima pedida para socializar o acesso às universidades do país. Sobre o acesso ao Mackenzie, especificamente, o ENEM dá mais condições para cotistas e bolsistas entrarem aonde quiserem - o que desagrada a maioria dos alunos, diretores, coordenadores e assim vai da instituição. O ENEM dá facilidades para entrar e o ProUni faz a parte financeira... digamos que é uma tabelinha para ajudar os mais carentes a estudar.

Por fim, é claro que acho que instituições particulares deveriam se resolver em casa, mas sei que isso acontece com uma frequência bem menor que a desejada no Brasil. O que me deixa perplexo é ver a quantidade de mauricinhos que foi pra rua pelo oba-oba, e não em forma de protesto.

Lais Grécia disse...

Mais uma vez... O Enem não exclui mensalidade!
Anyway... olha do jeito que o Mackenzie tá eu fico feliz q os mauricinhos vão lá encher o saco da reitoria nem que seja só por causar. Seria muito melhor se eles entendessem o porque mas já que não, pelo menos fazendo algum barulho a REITORIA ve que nós não somos passivos frente a eles.

Olha... no caso do Mackenzie pra mim o importante é o barulho mesmo... de verdade, porque mais que isso não sei se dá pra conseguir.

Desculpa ter sido grossa, ando estressada demais... vc ainda tem seu cantinho no meu coração
bjs

Willian Ferreira disse...

O ENEM não desconta mensalidade, mas o ProUni desconta. Os dois, como instituições federais, estão interligados - e existem facilidades em quem entra em faculdades particulares pelo ENEM.

Sobre o fazer barulho o problema não é os manifestantes não saberem o que tão fazendo, e sim não agir depois. Pior que ficar no oba-oba é correr quando o caldo entorta alegando qualquer motivo esdrúxulo para isso.

Willian Ferreira disse...

O ENEM não desconta mensalidade, mas o ProUni desconta. Os dois, como instituições federais, estão interligados - e existem facilidades em quem entra em faculdades particulares pelo ENEM.

Sobre o fazer barulho o problema não é os manifestantes não saberem o que tão fazendo, e sim não agir depois. Pior que ficar no oba-oba é correr quando o caldo entorta alegando qualquer motivo esdrúxulo para isso.