quarta-feira, 9 de julho de 2014

Fora de campo: desorganização e incapacidade motivaram o vexame

>
Em 2012, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF. Confesso que fui inocente e acreditei que teríamos uma mudança para melhor na instituição que manda (e não organiza, como oficialmente falam por aí) no futebol brasileiro. Dias depois, foi divulgado que o novo mandatário era José Maria Marin, governador biônico de São Paulo durante a ditadura militar e candidato a Prefeitura de São Paulo e ao Senado na Nova República pelo PSC - mesmo partido de gente como Marco Feliciano, Joaquim Roriz e Pastor Everaldo. 
.
Saía o corrupto Teixeira e entrava o político e reaça Marin. Difícil falar quem era pior. Alguns amigos, porém, me deram o veredicto: Teixeira conseguia ser melhor. Era ridículo, um péssimo comandante, sujo, asqueroso e digno de todas as ofensas que você pode falar para alguém. Mas, sob sua batuta, as seleções principais e de base ganharam onze títulos mundiais, três intercontinentais e vinte e sete sul-americanos. Ele, ao menos, era vitorioso.
.
Já Marin... bem, menos de dois meses antes de assumir a presidência da CBF ele simplesmente roubou uma medalha na final da Copa São Paulo de Futebol Junior e já assumiu a entidade marcado por esse episódio lamentável. Sua atitude mais drástica, porém, foi demitir Mano Menezes do comando técnico da Seleção Brasileira logo após o título do Superclássico das Américas. Sim, o torneio não valia nada e é até bom que ele não exista mais, mas Mano começava a encontrar o seu time ideal, obtendo resultados melhores e com melhores exibições, também. De uma hora para outra isso foi para o espaço. 
.
A demissão de Mano Menezes, na tarde seguinte a um título, pegou a todos de surpresa. Como se já não fosse desgraça o suficiente, o contratado é Luiz Felipe Scolari, que levava o Palmeiras a passos largos para o rebaixamento no Brasileirão - apesar de ter ganho uma Copa do Brasil no melhor estilo Felipão
.
A imprensa perguntava-se à época qual era o Palmeiras de verdade: o campeão da Copa do Brasil ou o que estava virtualmente rebaixado no Brasileirão. Com Felipão na casamata da Seleção Canarinho, a pergunta mudou: Felipão é o campeão da Copa do Brasil ou o virtualmente rebaixado no Brasileirão? 
.
O começo da segunda passagem de Felipão pela Seleção foi espetacular. Ganhou a Copa das Confederações com 100% de aproveitamento, batendo Itália, Uruguai e Espanha em jogos de nível técnico elevadíssimo. Venceu, em diferentes momentos, seleções do calibre de França, Portugal e Chile. Era incontestável, surfou em seu carisma ao fazer diversas propagandas e tinha a confiança de todos nós - minha, inclusive.
.
Aí veio o período pré-Copa do Mundo. Logo na primeira entrevista coletiva, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira disse que a seleção "era favorita, sim". Pior: Felipão disse que ganhar a Copa do Mundo era uma obrigação, como se isso fosse algo fácil.
.
Os amistosos antes do Mundial também não ajudaram: apesar do placar elástico, o Brasil fez um primeiro tempo lastimável contra o frágil Panamá. Contra a Sérvia, mais um punhado de erros e um placar bem mais apertado - apesar do melhor futebol, que foi o suficiente para vencer Croácia e Camarões e empatar com o México em um jogo que poderia ter qualquer placar.
.
Encerrada a primeira fase de grupos, alguns problemas eram nítidos. O time era mal escalado, com posições invertidas e um meio de campo quase inexistente. Reconhecidamente teimoso, Felipão seguiu confiando em jogadores em fase tenebrosa, como Daniel Alves, Fred, Paulinho e Oscar  - o terceiro com boas atuações no final da campanha; o quarto com uma estreia excelente e nada mais. Mais: as substituições eram erradas e batidas, além de não mudar o jogo. Todos sabiam que quem poderia entrar era Ramires, Willian, Bernard ou Jô nos lugares de Hulk, Oscar e Fred. Como bem mostrou Mauro Cézar Pereira, Felipão e toda a comissão técnica colocada por Marin estava obsoleta - e agonizava dirigindo a seleção na Copa do Mundo no Brasil.
.
A comissão técnica de Marin também chamou a atenção por algo que, até onde me lembro, jamais foi sequer notada em outra delegação: pelo fator psicológico. é óbvio que o fantasma da Copa de 1950 e o peso de ver o Mundial sendo jogado aqui após tanto tempo pesa, mas não deveria ser tão determinante assim. Deu a impressão que ele sequer foi trabalhado, na realidade. 
.
Após os jogos contra Chile (tenebroso) e Colômbia (o melhor da Seleção na Copa, com sobras), veio a vergonha ante a Alemanha. A Alemanha fez hoje a maior atuação de uma seleção na história das Copas do Mundo e creio que não tinha como vencê-los hoje, mas dava pra passar longe da vergonha que aconteceu. 
.
É claro que Neymar e Thiago Silva fizeram falta, mas um esquema tático também fez falta. Um preparo psicológico e emocional idem. Dirigentes íntegros, com mentalidade voltada para o futebol e não para o poder ou outros quetais semelhantes também são ~desejáveis~. E, bem, façam as suas escolhas acerca do que pesou mais no vergonhoso jogo de hoje. Eu já tenho as minhas. 
.
Mas... e agora ? O futuro da seleção é o próximo tema a ser discutido aqui. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :