sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O dia em que eu me tornei o heroi do impeachment

>
Lembra do Lula inflável? O imenso boneco do ex-presidente roubou a cena no protesto candango do dia 16/08 - dos que são contra o governo federal. Vale dizer que ele custou R$ 12 mil, segundo o próprio grupo que o confeccionou. Crise? Parece que, ironicamente, os que mais protestam contra o atual governo são os que menos sentem a recessão - confirmada hoje, aliás. Mas isso é outra história.
.
Créditos: Marco Ambrosio/Estadão Conteúdo
Hoje o Lula inflável (ou Pixuleco ou Pixulula, como já foi apelidado) esteve na Ponte Estaiada, o novo cartão postal de São Paulo. A localização é privilegiada: muito perto dos estúdios da TV Globo em São Paulo, no Brooklin. O SPTV, aliás, tem como cenário exatamente o local onde estava o boneco, na Marginal Pinheiros - uma das principais vias paulistanas. 
.
O noticiário local da manhã, pela primeira vez no novo cenário, foi apresentado com as persianas abaixadas. O da tarde, idem. Tudo para não mostrar o Lula inflável com fantasia de presidiário e a inscrição 13-171 - referência ao número do PT e ao estelionato no Código Penal.
.
É aí que eu entro. Para fazer piada com a situação, fiz o seguinte tweet:
.
.
Ironia pura. Não, a Globo nem de longe é petista. Acho que isso é tão claro para qualquer pessoa com o polegar oponível. Ou melhor, achava. O tweet caiu nas graças de quem é contra o governo federal - justamente os que eu ironizei. Isso incluiu o retweet de perfis como "ForaPT", "Fora Dilma", "Renuncia Dilma" e até mesmo o de Yeda Crusius, ex-governadora gaúcha do PSDB. (Não sei se a conta da ex-governadora é fake ou não, mas enfim)
.
Tempos depois, com o Lula inflável já furado por manifestantes a favor do governo federal, o boneco virou meme e passou a ser ridicularizado na rede. Meu simplório tweet, então, passou a ser retweetado por quem também é a favor do governo. Pior: pessoas com RT's tanto contrários quanto favoráveis ao governo também me "ajudaram".
.
Sobre toda a situação: como muitas das coisas que envolvem a atual política nacional, é ridículo. É simples entender porquê a Globo não mostrou o Lula inflável: para a emissora, tá ótimo do jeito que tá - um governo fraco, com a RGT ora mordendo e ora assoprando a equipe de Dilma. A ameaça, hoje, é Cunha - ao menos era antes das denúncias de corrupção da Lava-Jato. E como Cunha tornou-se heroi dos anti-governistas (...), não é interessante ter a imagem de Lula vestido de presidiário. Simples. A situação descrita nesse parágrafo, aliás, foi muito bem sacada pelo pessoal da Carta Capital.
.
Créditos: Zanona Fraissat/Folhapress
Rasgar o boneco é ridículo e covarde, agir com violência ante uma manifestação pacífica e democrática - mesmo que um tanto quanto ridícula. Também não dá para aturar a imprensa chamando o ocorrido de "atentado", porém - aliás, um doce para quem falar que foi O Globo que falou isso primeiro. 
.
Vale dizer: o Lula inflável caminhou por alguns pontos turísticos de São Paulo e vai passar por outras cidades - ao menos é o que era falado antes do ~~atentado~~. Já podemos chamar esse tour de LULAPALOOZA, não?
.
Só rindo mesmo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :