segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Precisamos de um pacto nacional pela arbitragem

>
Eu comecei a acompanhar futebol em 1998, influenciado pelo meu pai - são-paulino doente, de quem herdei o time de coração. Dois jogos antes da triunfal volta de Raí e do título do Paulistão sobre o Corinthians, o Alvinegro passou pela Portuguesa nas semifinais com um pênalti que até hoje é apontado pelos rivais corinthianos com vergonha - que motivou o clássico choro de Augusto e eternizou o nome do árbitro argentino Javier Castrilli.
.
Créditos: César Greco/Palmeiras
Vi meu time ganhar o estadual, a Libertadores e o Mundial em 2005. O campeão brasileiro foi o Corinthians, no Brasileirão lembrado até hoje pela remarcação de jogos por conta da Máfia do Apito e pelo pênalti de Fábio Costa em Tinga - não marcado e motivo da expulsão do então volante colorado. Alberto Dualib, presidente do Timão na época, chegou a dizer que o verdadeiro campeão daquele campeonato seria o Inter.
.
Lembrei de dois casos não para culpar o Corinthians, mas porque esses fatos entraram para a história do futebol brasileiro. Todos os times tem um punhado de erros de arbitragem a favor, assim como os corinthianos com certeza se lembrar de outros tantos erros que os prejudicaram. E é esse imenso excesso que precisa ser combatido. Acima de tudo: sem nenhum tipo de clubismo.
.
As últimas três rodadas do Brasileirão foram pródigas em erros de arbitragem. Em apenas sete dias vimos um sem fim de erros capitais. Estaria mentindo se não xinguei todo mundo depois do gol mal anulado do São Paulo e do pênalti assombrose de Uendel não marcado no clássico contra o Corinthians, mas convenhamos que Felipe não mereceu nenhum dos dois cartões que o levaram a ser expulso. Isso sem contar no pênalti que o árbitro não deu a favor do Goiás contra o São Paulo, o gol com duas bolas em campo validado pela arbitragem e o impedimento que só a bandeirinha viu em Avaí x Corinthians, o gol que Apodi levou a bola claramente com a mão em Chapecoense x Atlético Mineiro, o(s) pênalti(s) que o árbitro não marcou para o Flamengo contra o Palmeiras... não faltam lances. Tem para todos os gostos, para todos os times. Você só precisa escolher.
.
Foto: Reprodução
Isso cria um clima de desconfiança que coloca qualquer credibilidade de um campeonato em xeque. Eu, particularmente, não acredito em roubo e erros de má fé - só em incompetência mesmo. E isso não torna a sucessão de equívocos algo menor.
.
Todos sabem disso tudo que eu falei. Todos sabem que os árbitros são horríveis e todos sabem que mais ou menos hora vão ser prejudicados e beneficiados. O problema é que cada clube só vê o seu lado. Só reclamam quando é contra si. Quando é a favor, torcedores e por vezes até jogadores e dirigentes ironizam o erro. Mais do que isso: quando isso acontece, não há repreensão de parte nenhuma por parte do clube beneficiado. 
.
Após o ótimo Corinthians 4x3 Sport, a diretoria pernambucana emitiu uma nota oficial repudiando a arbitragem do jogo - do paulista Luiz Flávio de Oliveira. A principal polêmica foi quanto ao pênalti final, em lance que... foi pênalti - segundo uma nefasta recomendação da FIFA que ninguém conhecia após o primeiro Corinthians x São Paulo na Arena, no ano passado; e em lance que o juiz de Atlético Mineiro x Grêmio não marcou um penal para o Galo. Bem o Sport, que foi beneficiado por erros dos árbitros no mínimo, contra Avaí e São Paulo. 
.
Créditos: Ricardo Zanei/UOL
Só hoje o Flamengo lançou uma nota oficial manifestando seu repúdio contra a arbitragem do Brasileirão. O Palmeiras lançou a pior nota de todas, falando da ~pressão que adversários querem exercer na arbitragem~ - ao que parece, o Palmeiras está satisfeitíssimo com os árbitros. A nota alviverde saiu um dia depois do Porco vencer o próprio Flamengo, em partida que teve pelo menos dois lances polêmicos a favor do time carioca - nenhum deles validado. Vamos ver por quanto tempo o papo se mantém.
.
Cada clube só pensa em si, como pode ver. Pior que isso, os torcedores entram na onda e só ligam para o que acontece contra o próprio clube - endossando as palavras dos dirigentes que apoiam. Desculpe, mas eu me recuso a ser massa de manobra e ser tratado como gado. É óbvio que fico bravo quando vejo meu time prejudicado, mas o problema é bem maior que isso. 
.
Se lembra de Corinthians x Sport? Um árbitro paulista escalado para apitar um jogo em São Paulo de um time paulistano - ainda mais um Oliveira, família de árbitros famosa por erros favoráveis ao Timão. A CBF não treina e ainda escala árbitros com esse critério pavoroso, de colocar árbitros do mesmo estado do mandante. É pedir para desconfiar da idoneidade do árbitro e da instituição. Isso sem falar em medidas absurdas - como a da proibição de comemorar com a torcida, a proibição de qualquer manifestação de torcedores e da punição para cada mínima reclamação. 
.
Créditos: Agência Estado
TODOS que gostam de futebol precisam refletir. A começar por nós, torcedores, que precisamos parar de ser massa de manobra de dirigentes que só pensam no próprio clube - e em si mesmos. Só assim poderemos exigir dos cartolas (dos clubes e da CBF), dos árbitros e de todo mundo que está envolvido nessa história uma situação melhor da arbitragem. Para isso, precisamos criticar todos os erros, indistintamente do clube que seja. 
.
O futebol é bem maior que você e que o seu time. A raiva a cada erro seguirá existindo, mas precisamos ter consciência que o futebol brasileiro está na UTI. É hora de salvá-lo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :