sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA, PIPA, desespero, censura, ignorância...

>
Parafraseando uma frase que tornou-se viral nas redes sociais: se você é do tempo em que pipa era um brinquedo e sopa era um alimento, você está velho. Nas últimas horas, essas palavras tornaram-se siglas centrais de uma das maiores polêmicas que a internet já viveu.
.
Tentando sintetizar tudo duma maneira superficial demais: SOPA e PIPA são leis de autoria do legislativo norte-americano que visam proteger os direitos autorais de obras na internet. Os pontos mais polêmicos dessas leis são os que se referem ao compartilhamento de arquivos na rede, tornando crime a pirataria e o chamado peer-to-peer - download e upload de arquivos quaisquer.
.
Peer-to-peer é, basicamente, o ato de ter uma conta em algum lugar e, através dela, começar a baixa uma música, um filme, um livro. Você também dá direito aos outros baixarem o que você já baixou, e assim vai indo. É como funcionam e funcionavam programas que certamente você já ouviu falar, como Napster, Kazaa e eMule. As leis visma impedir também o funcionamento de sites que disponibilizam downloads em larga escala colocados por pessoas quaisquer, como o Rapidshare, o 4shared e o Megaupload.
.
Na tarde desta quinta-feira, 19, o Megaupload foi fechado pelo FBI, com o argumento de que o site tinha dado mais de US$500mi de prejuízo a artistas por meio de quebra de Creative Commons - espécie de direitos autorais cibernéticos. O Anonymous, maior grupo hacker do mundo, começou imediatamente a ofensiva contra o governo norte-americano. Hackeou, entre outros sites, a associação de filmes americanos e o próprio site do FBI. Muitos falam que na sexta-feira, 20, terá início a primeira guerra mundial virtual.
.
Desde quando essa lei ganhou destaque, o temor ganhou a internet. Para combatê-la, foram criados os mais diversos argumentos. O mais forte (e, agora, dominante) diz que elas visam censurar a internet. É claro que, ao ver isso, qualquer pessoa em sã consciência fica apavorada e declara-se contra. Mas, claro, as pessoas preferem ficar com o que lêem, sem se aprofundar ou buscar se aquilo é verdade.
.
E, claro falar que isso é censura sem pesquisar é um erro. Aliás, falar qualquer coisa sem se pesquisar a respeito antes é um erro. Tudo o que eu disse daqui pra frente é apenas a minha opinião. Para combatê-la ou para endossá-la, desejo realmente que você pesquisa a respeito, para conversar comigo ou simplesmente para formar sua própria opinião.
.
SOPA e PIPA não visam censurar nada. O que ela visa é proteger os direitos autorais de artistas. Juridicamente, não há nada de errado nisso, já que músicos, escritores, diretores e etc tem direitos sobre suas obras. Pra quem não se lembra, caso semelhante foi muito noticiado na virada do milênio, quando o Metallica impediu o Napster de propagar suas músicas e pediu o banimento do programa, que perdeu muita força a partir de então.
.
Porém, SOPA e PIPA não levam em conta que os mesmos músicos, escritores e diretores já não contam mais com a fonte de renda da venda de suas obras físicas para sobreviver e ganhar dinheiro. Apenas fãs de verdade fazem questão de comprar um CD, um livro, um DVD. Porém, o trabalho desses artistas tornou-se muito mais conhecido. Por ser um canal amplo e democrático, a internet possibilita ler vários livros, conhecer vários escritores, ouvir vários tipos de música e baixar vários seriados e filmes de uma só vez. Como se não bastasse, vários artistas surgiram quase que exclusivamente com a internet, colocando vídeos, músicas e textos seus na grande rede. O dinheiro, á priori, pode não vir, mas o reconhecimento vem - e o dinheiro vem depois, como consequência natural.
.
Como poucas vezes se viu na internet, os jovens reagiram totalmente contra as leis. A maioria por achar que elas visam a censura - e por não querer ver seus facebooks, twitters e contas pela internet afora sendo canceladas, o que causaria uma mudança brusca em suas vidas. A lei dificilmente será aprovada, ao que parece, mas ela causou estrondoso barulho.
.
Artistas, infelizmente, quase sempre morreram de fome ao decidir seguir tal carreira. É ingênuo demais achar que a internet os deixou desprotegidos. Pelo contrário, facilitou a vida deles. Caso ela seja aprovada, veríamos um retrocesso bem grande na internet, não só na questão de compartilhamento de arquivos mas também no acesso a informação. Porém, repito: acho errado achar que isso é censura, pois ela não deixa de ter um fundo de verdade.
.
A questão é complicada e polêmica, e cada um tem a sua opinião. Sou contra, mas entendo quem seja a favor de SOPA e PIPA. Que venham as discussões sadias e com conteúdo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :