Hoje em dia vejo muitos comentaristas e alguns torcedores que não aguentam mais os campeonatos estaduais. Dizem que são chatos, que não valem como parâmetro de comparação. Eu sou totalmente a favor deles. Sem tais competições, acabaria-se com os clubes de menor expressão do país, que são a chave do sucesso e da graça de nosso futebol. Mas não irei me ater a tal argumento. Ficarei apenas com todas as emoções que eles me trazem.
.
Antes de começar a final do Paulistão, me veio à mente o gol de Marcelinho Carioca em 95, no mesmo clássico no mesmo estádio. Vi um parecido. Não esteticamente, mas sim na genialidade. O gol de cobertura de Ronaldo foi simplesmente embasbacante, vindo de quem veio. Não estou falando que o fenômeno é ruim, muito pelo contrário. Mas ter a quantidade de lesões graves como ele teve e voltar a jogar em alto nível é inacreditável. Chama-lo de fênix seria piegas demais. É talvez um marco na história do esporte. E a vitória do Corinthians por 3x1, com dois gols dele, não foi tão fácil quanto parece. O Corinthians jogou direito no primeiro e abriu o 2x0. Porém, Kléber Pereira perdeu 2 gols incríveis e Triguinho outro. No segundo a maré virou pro Peixe, que jogou muito melhor e descontou com Triguinho na falha de Felipe. Ai veio o lance mítico. Madson jogou muito, mas foi superado pelo Corinthians. E por Ronaldo. Fim de papo. O Paulistão é praticamente do Corinthians.
.
O Botafogo tinha a faca e o queijo na mão. Mas é o Botafogo, tudo pode acontecer. Com time e técnico muito superiores aos do Flamengo, ele começou átras. Virou o jogo. E no finzinho, de novo, cede o empate. Gol contra de Emerson, de novo. As sucessões de fatos iguais são incríveis. E quem será que vence no final das contas: o novo vice carioca do século XXI ou um técnico irrequieto com pecha de amarelão ? Ainda aposto no time alvinegro. O Botafogo. Mesmo sendo ele. O Botafogo.
.
Das Alterosas veio a maior decepção de hoje. O Atlético, com vantagem graças a melhor campanha, sucumbiu ao ver a camsia celeste. Foi um baile, 5x0 no Mineirão. Placar idêntico ao do primeiro jogo da final do estadual do ano passado. O time do centenário tinha Danilinho, e só. Esse tem Tardelli, dos maiores goleadores do país. Tem Éder Luís, valoroso. E tem o experiente lateral Júnior. Mesmo com a espinha dorsal mantida de uns tempos pra cá, com Ramires, Wagner e Fábio, e agraciado com a contratação de Kléber e a revelação de Fernandinho, me surpreendi. Apostava demais no Galo. Sinceramente, favas contadas. Cruzeiro bicampeão mineiro.
.
Outro campeão seguido pode vir da Bahia. O Vitória venceu o Bahia por 2x1 em plena arena de Pituaçu, nova casa do tricolor da boa terra. Ramon fez os dois. Com uma ampla vantagem, o Leão está próximo da taça. Mas não descarto o Bahia, com um belo time. Vantagem pro rubro-negro, mas confronto em aberto.
.
Na terra de Alencar, o Fortaleza reverteu o favoritismo e venceu o Ceará por 2x1 no Castelão. Basta ao tricolor de aço a vitória no segundo jogo da final. O detalhe curioso é que o Ceará levou o segundo turno inteiro em banho-maria, quando poderia vence-lo já podendo ser campeão estadual. Ainda acho que dá Vôzão, mas veremos.
.
Em Santa Catarina, outra surpresa. O Chapecoense venceu o recém-promovido a série A do Brasileirão, o Avaí, por 3x1 na primera partida final do estadual. Agora o time do interior pode até perder por 1x0 na Ressacada. Acho pouco, e acredito que o time da capital vença o confronto como um todo.
.
No cerrado, o Atlético Goianiense bateu o Goiás por 2x1 no Serra Dourada. A partida foi marcada pela crescente rivalidade entre ambas as torcidas, sendo que o principal rival do Goiás historicamente é o Vila Nova. O Dragão, que subiu da série C pra B em 2008, pode empatar o segundo jogo. Porém, creio que o time esmeraldino é mais forte que o rubro-negro. Com Iarley, homem-gol do Centro-Oeste, algo me diz que o Goiás será campeão.
.
Impressionante a fase do Remo no Pará. O time perdeu o segundo turno para o nanico São Raimundo, em Santarém. Um time que tem como nome de seu estádio Jader Barbalho não merece nenhum respeito, convenhamos. A Pantera venceu por 2x1 e fará a final do estadual contra o Paysandu. Detalhe que o Remo não jogará mais em 2009, em competições nacionais. A vaga pra série D é do São Raimundo. Um grande do Norte que perdeu espaço demais no cenário nacional, e agora até estadual. Apenas lembrando que a final será no próximo domingo, com o Paysandu como favorito, e com a minha torcida. Morra Jader Barbalho. Viva a tradição do futebol. Da-lhe Paysandu. Renasça Remo.
.
Muitas emoções. E nem acabou ainda. O Domingo promete. De novo.