Neste dia 2 de Abril, comemora-se os 98 anos do Guarani de Campinas. Um dos maiores clubes do país, grandioso celeiro de craques do futebol, que ostenta orgulhoso sob seu escudo alviverde a estrela de campeão brasileiro de 1978. Justiça seja feita: o time foi fundado dia 1º de Abril. Mas os fudnadores decidiram por como data oficial de fundação dia 2 para escapar da gozação dos sempre rivais ponte-pretanos. O que era para ser uma data histórica, marcando menos de 1000 dias para o centenário do clube, é motivo de reflexão e saudades imensas.
.
O time que viveu épocas douradas nos anos 70 e no princípio dos anos 90, revelando Amoroso e Luizão, para ficar nos dois maiores estandartes da geração, foi devastado por dirigentes que queriam apenas o seu próprio bem. Esqueceram da massa bugrina, das maiores torcidas do interior do país. O ingrato presente que o clube e seus adeptos recebem de seus cartolas é a quase certeza de um novo rebaixamento para a série A2 do Paulistão, onde já andou em 2007.
.
Triste ver um gigante em histórias, revelações e em patrimônio nessa situação. O parabéns a você é em tom menor hoje no Brinco de Ouro. E no mundo do futebol. O verde da camisa bugrina estampa a esperança de o vermos forte de novo, com a torcida podendo lotar seu estádio cantando a letra de seu hino. Hoje e sempre Guarani.