sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O ano da virada

>
Saí de 2009 escurraçado. Sem ninguém pra chamar de meu, sem faculdade pra cursar, sem amigos por perto, sem uma família unida, sem nada. Até eu, tão esperançoso, pensei no pior ato que uma pessoa pode cometer nos últimos dias de 2009. Poderia 2010 representar o início de uma nova ?
.
Confesso: não acreditava. E após os dois primeiros meses do ano, essa confirmação apenas mostrou-se mais certeira. Sem nada pra fazer, com o pensamento a milhão e tendo pra lembrar apenas os fracassos passados, eu me sentia um inútil.
.
Veio Março, veio o cursinho, veio o meu aniversário. Dediquei-me inteiramente aos estudos a partir daqui, e ele, de alguma forma, retribuiu-me. Intensifiquei ainda mais as amizades com as meninas do Objetivo, conheci pessoas que estudavam na escola citada e eu não conversava, conheci pessoas novas no Anglo... o ano começava a estruturar-se, tardiamente.
.
Entre fórmulas e regras gramaticais, veio o feriado de Tiradentes. O dia 21 é feriado, o dia 22 é o do descobrimento e o dia 23 tornou-se o início duma nova era na minha vida. Desde o primeiro beijo dado na Fernanda, na praça em frente ao Centro Digital, eu tive a certeza de que ela seria minha companheira. Tornou-se. A tal ponto que eu não me vejo mais sem ela, e a simples presença dela em 2010 fez desse ano um dos mais maravilhosos já vividos por mim. Nesse ano começamos, e, porque não, apenas começamos. Os anos subsequentes serão de muitas outras vitórias, que farão desse começo de relacionamento pequeno, apesar de seu gigantismo. Fica a lembrança do dia que terá consequências cada vez maiores ao longo do tempo.
.
Uma das melhores amigas ( ao menos no começo do ano ) também foi fundamental para que 2010 tenha sido estupendo. Sempre disposta a ouvir, dar puxões de orelha e rir de mim e comigo, a Amandinha representa a certeza duma amizade forte e eterna, duradoura e próspera, intensa e benéfica. Com seu jeito tão peculiar, ela ao pouco foi ganhando minha confiança, e hoje digo sem medo de errar que ela tem 110% de minha gratidão e firme esperança. Colocaria não uma mão, mas sim meu corpo inteiro no fogo por ela.
.
Infelizmente, as duas fizeram apenas por um curto período o Anglo. Conheci outras pessoas da sala dela ( Fabi, Marília, Glauber, Andrei, Lucas ), mas, obviamente, fiz mais amigos na minha sala, a do período matutino. Destaco as Thaís, Ana, Carol, Camila, Larissa, Bruna, Jéssica, André, Luis, Fábio, Muçul e Guilherme. Mas, sem dúvida, as duas peças mais fundamentais dessa sala, pra mim, eram Marina e Fernanda. Era gratificante olhar pro lado e ve-las, sempre dispostas a me animar, cada qual com seu jeito. A primeira com seu jeito espontâneo, pensamento forte e riso fácil, a segunda com sua expressão marcante ( " rosto de quadro expressionista de Anita Malfatti " ), palavras sinceras e tranquilidade. Mais do que ninguém, as duas me conheceram e vivenciaram esse turbilhão de emoções chamado de 2010. Bem como eu, elas venceram, e, mais do que eu, são merecedoras disso, por simplesmente aguentar-me com meus trejeitos e defeitos, por ( muitas ) vezes irritante.
.
Obviamente, fato também de pessoas que nada tem a ver com o cursinho. O meu irmão e uspiano Bruno, com quem tenho uma amizade interessante: cada vez menos falo, cada vez menos o vejo, mas cada vez mais sei o quanto ele é importante. A saudade de conviver com ele todos os dias e ver o quanto ele é grande, não só por estar na maior faculdade da América Latina, me faz ter noção do quanto eu amadureci nesses anos todos de convivência com a figura. Thiago Nacoa, o meu amado Naca, é outro expoente perfeito desse 2010. Das poucas pessoas que nunca traíram minha confiança, passei a confiar ainda mais nele ( se é que isso era possível ) ao receber o convite para ser o premiado para ir ao show do Darvin, no místico Hangar 110. Entre histórias, conversas, reflexões e muitas risadas, o nipônico foi, de longe, uma das melhores pessoas de 2010. Existem ainda muitos outros ( Marianas, Samuel, Lucas Timbó, Lucas Losch, Preto, Maila, Yuri, Dobo, Renan, Murilo, Samuca, Marcos, Augusto, Daniel, André, Danilo, Luquinhas, Bia, Jaque, Paulinho, Alex, Alê, Natalia, Luiza, Marina Rufino, Rafael Sardinha, Rafael Mansour, Tarsila, Estela ) os quais gostaria muito de agradecer nesse último dia de ano.
.
Tão presentes nos últimos anos, os amigos da internet, graças a falta de tempo, distanciaram-se. Não os culpo, mas sim, culpo os estudos. Isso não foi empecilho para que eu conhecesse pessoas maravilhosas como Caroline Pasa, Kamila Piovesan, Ledilene Trindade, Flávia Carneiro, Jacqueline Carvalho, Fernando Clemente, Amanda Colombo, Fernanda Santana, Carol Waknin, Ana Carla Portela, Larissa Reis, Giane Garcia, Paola Príamo, Karoline Torres, Carla Guimarães, Beatriz Mayer, Thayna Gonçalves, Giovana Campos, Elaine Castilho, Letícia Pinheiro, Andressa Thoman, Jessica Oliveira, Paulo Carvalhães, Jade Medina, Marina Ponzo, Mariana Vieira, Renata Chagas, entre outros. Também fortaleci, apesar da distância e da falta de tempo, grandes amizades, como Gabriela Sant'Anna, Marina Ribeiro, Marina Sarte, Mariana Ibrahim, Tuani Carvalho, Fernanda Dolabella, Bruna Campos, Thaís Garcia, Vinícius Bepler, Camila Atleticana, Rafael Dudu Gomes, Lucas Flores, Bruno Fiuza, Larissa Pagodeira, Amanda Cardoso, etc. Mesmo aparecendo pouco, vocês foram fundamentais. Muito obrigado !
.
Todos sabem que minha família não é o maior exemplo pra mim, graças a todas as desuniões existentes em ambos os lados. Mas, cada dia mais, o meu primo Henrique torna-se o elo salvador entre mim e meus consanguíneos. Leal, sincero e de caráter ímpar, nos entendemos, mais do que nunca. Parece que cada fase de nossas vidas são equivalentes, com características parecidíssimas. E ele não sabe o quanto é importante. Também nesse ano conheci o novo integrante da família, o namorado da minha prima Natália, Lorenzo, sendo os dois dotados duma inteligência invejável, os quais também admiro muito apesar de nossas nítidas diferenças. Meu pai e a Sandra mostram-se cada vez mais próximos, e é ótimo ver o crescimento da Ellen e da Grazi. Também me revigora ver o esforço dos meus avós, sobretudo minha avó Merita, para continuar suas vidas mesmo com todas as barreiras que o tempo os impóe.
.
Além de todas essas pessoas, o maior presente veio no fim do ano: passar na faculdade. Pode não ter sido a minha meta, mas a Metodista é uma ótima faculdade na área de comunicação social, e fiquei imensamente feliz em ver meus esforços gerando resultado. Em 2011, enfim na carreira acadêmica, irei dar meus primeiros passos como jornalista, correr átras dum emprego e tentar conquistar minha liberdade, simbolizado num carro novo. Aliás, o espírito automotivo fez-se presente ao tirar minha CNH, e tornar-me um condutor, bom condutor, modéstia à parte. A maioridade obtida em 2010 confirmou-se com a dispensa do Tiro de Guerra, tardiamente.
.
Ano de Copa, de fila tricolor, de títulos de Rosas de Ouro e Unidos da Tijuca no carnaval ( que, juntas, tinham 90 anos de tabu ), de reaproximação do futebol americano, basquete, vôlei e hóquei, duma Ferrari aguerrida na F1 mas com título de Vettel, de SWU, de show de Paul McCartney, Scracho e Darvin, de eleições... e nada disso foi mais importante que as pessoas citadas, o que eu nunca imaginei que fosse ocorrer. A todos vocês citados aqui, meu muito obrigado. E, por favor, permaneçam comigo nesse 2011, pra que ele seja irretocável.
.
Abaixo, um top 5 do ano. Levei em conta a importância delas, meu gosto pessoal e o quanto elas repercutiram em 2010:
.
Top's 5
.
Música nacional
.
1° -> Michel Teló ~ Fugidinha
2° -> Restart ~ Recomeçar
3° -> Luan Santana ~ Sinais
4° -> Exaltasamba ~ Tá Vendo Aquela Lua
5° -> Charlie Brown Jr. ~ Só os Loucos Sabem
.
Música internacional
.
1° -> Shakira ~ Waka Waka
2° -> Yolanda Be Cool -> We No Speak Americano
3° -> Lady Gaga ~ Alejandro
4° -> Knaan ~ Wavin' Flag
5° -> Mariah Carey ~ I Want To Know What Love Is
.
Shows
.
1° -> Paul McCartney
2° -> Queen of the Stone Age
3° -> Rage Against the Machine
4° -> Pitty
5° -> Avenged Sevenfold
.
Eventos esportivos
.
1° -> Copa do Mundo, Espanha campeã.
2° -> Competições de vôlei masculino ( Brasil campeão da Liga Mundial e da Copa do Mundo ) e feminino ( Brasil vice-campeão do Grand Prix e do Campeonato Mundial )
3° -> Fim da fila de 26 anos do Fluminense, futebol-arte do Santos campeão da Copa do Brasil e do Paulistão
4° -> Afirmação de Fabiana Murer e César Cielo como grandes nomes da história doe sporte mundial
5° -> SuperBowl do New Orleans Saints, marco pós-Katrina e confirmação de temporada arrebatadora de Dreew Brees.
.
Personalidades curiosas
.
1° -> Polvo Paul
2° -> Tiririca
3° -> Goleiro Bruno
4° -> Mineiros do Chile
5° -> Mick Jagger
.
Homem
.
1° -> Lula
2° -> Julian Assange
3° -> Liu Xiaobo
4° -> James Cameroon
5° -> Tiago Leifert
.
Mulher
.
1° -> Lady Gaga
2° -> Dilma Rousseff
3° -> Larissa Riquelme
4° -> Marina Silva
5° -> Katy Perry
.
Desastres
.
1° -> Terremoto no Haiti
2° -> Mineiros do Chile
3° -> Terremoto no Chile
4° -> Chuvas em diferentes períodos do ano no RJ, SP e Nordeste
5° -> Vazamento de óleo no Golfo do México
.
Mortes
.
1° -> Leslie Nielsen
2° -> José Saramago
3° -> Zilda Arns
4° -> Armando Nogueira
5° -> José Mindlin
.
E assim termina 2010. Ano que deixará saudades, mas que precisa acabar, como todos os outros. E assim que começar 2011 eu agradecerei o fato de 2010 ter sido o ano da virada, e lutarei para que 2011 seja o ano da consagração.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :