sábado, 20 de dezembro de 2014

Meu calendário ideal para o futebol

>
Uma das principais reclamações de todos os que trabalham com o futebol no Brasil é o excesso de jogos durante o ano. Não sem motivo: o Corinthians de 2012, que venceu o Mundial de Clubes, jogou impressionantes 81 partidas ao longo de todo ano. Para comparar esse número, tomo o Barcelona da temporada 2011-2012 (vencedor de quatro títulos, vice da Liga Espanhola e semifinalista da Champions League: 64 jogos. 
.
A diferença é gritante. Isso acarreta, entre outros problemas, no aumento do número de lesões nos atletas e na diminuição do público - que, para não gastar tanto, passa a escolher as partidas que vai ver no estádio. 
.
Baseado nisso, tenho uma ideia de calendário ideal. Seriam feitos alguns ajustes no regulamento de algumas competições, principalmente para dar mais emoção e menos jogos para competições que não sejam de pontos corridos. Explico abaixo.
.
ESTADUAIS
.
Meu modelo vai para o Paulistão, estadual da unidade federativa mais rica do país e com maior número de times no campeonato - vinte. Vale dizer que, em campeonatos menores, poderíamos ter ainda menos datas - o que é sempre bem vindo.
.
No meu Paulistão ideal, manteríamos os vinte times - mas divididos em quatro grupos, com cinco equipes cada. Eles jogariam dentro dos próprios grupos em dois turnos (e teriam duas folgas). Os dois melhores de cada chave iriam para as quartas de final. Dali até a definição do campeão, sempre em jogo único na casa do time de pior campanha - mas com o empate favorecendo o time visitante. Importante: o cruzamento seria definido como na Libertadores, com o melhor primeiro colocado enfrentando o pior segundo colocado e com os respectivos cruzamentos olímpicos.
.
Principalmente: o Nordestão, a Copa Verde e afins estão vetados. O ideal é, sempre, fortalecer o futebol no estado - e não na região.
.
TORNEIOS SUL-AMERICANOS
.
Ao longo de todo ano, e não mais com duração de um semestre. Manteríamos as catorze datas na Libertadores e deixaríamos a Copa Sul-Americana com as mesmas catorze datas. Tiraríamos duas vagas do Brasil (ficando com seis, as mesmas da Argentina) e faríamos uma fase eliminatória (uma Pré Sul-Americana) com os últimos classificados de cada país. Com os quarenta times definidos, faríamos dez grupos com quatro, se classificando os líderes de cada chave e os seis melhores segundos colocados. Novamente, confrontos de segunda fase definidos como na Libertadores.
.
BRASILEIRÃO
.
Aqui, nada a mudar. 
.
COPA DO BRASIL
.
Os times que jogam a Libertadores entrariam desde a primeira rodada. Para isso, colocaríamos mais times: 128 ao todo. Muito? Não. Teríamos apenas um jogo por rodada, tal qual no que propus para os estaduais: sempre na casa do time inferior (no caso, pior no ranking da CBF) e com vantagem do empate para o visitante. Seriam apenas sete jogos até a final por time. 
.
SUPERCOPA DO BRASIL
.
Um confronto festivo para abrir a temporada, entre o campeão do Brasileirão e o da Copa do Brasil. Sempre em campo neutro. 
.
...
.
Isso posto, vamos às datas na prática. 
.
ESTADUAIS: De 08/02 até 05/04 (rodadas no meio de semana por volta dos dias 11/02, 18/02, 04/03 e 18/03)
.
TORNEIOS SUL-AMERICANOS: Nos moldes do calendário da UEFA, terças e quartas dedicadas à Libertadores e quintas dedicadas à Copa Sul-Americana - e sempre no meio de semana. Fases classificatórias nas semanas dos dias 11/03 e 25/03; fases de grupos nas semanas dos dias 01/04, 15/04, 06/05, 20/05, 03/06 e 17/06; matas-matas nas semanas dos dias 12/08, 19/08, 09/09, 16/09, 14/10, 21/10, 04/11 e 11/11. 
.
COPA DO BRASIL: Começando em maio, um jogo por mês até o final de novembro. Datas: 27/05, 24/06, 29/07, 26/08, 30/09, 28/10 e 19/11. 
.
BRASILEIRÃO: Começando no dia 12/04 e com final no dia 29/11, iria ter apenas quatro rodadas aos meios de semana. Sugestões: 29/04, 10/06, 15/07 e 23/09.
.
SUPERCOPA DO BRASIL: Para abrir a temporada, seria no dia 01/02. 
.
MUNDIAL DE CLUBES: Já marcado. Como acontece em dezembro, não influi tanto no calendário.
.
...
.
Isso tudo é uma imensa suposição. Tempos em 2015 a Copa América, que afunilaria tudo. Mas acho que nas bases do que está escrito eu me fiz claro. 
.
Não faltam datas. Falta vontade e organização. 
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Luiz Carlos disse...

PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

CAMPEONATO BRASILEIRO
MARÇO A SETEMBRO (30 DATAS)
SÉRIE A
Disputada por 16 clubes em turno e returno, classificando do 1° ao 7° para a Copa Libertadores da América, do 8° ao 14° para a Copa Sul-Americana e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série B.
SÉRIE B
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série A e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série C.
SÉRIE C
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série B e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série D.
SÉRIE D
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série C e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série E.
SÉRIE E
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série D e os quatro últimos colocados serão despromovidos para o Campeonato Nacional.

CAMPEONATO NACIONAL
MARÇO A NOVEMBRO (46 DATAS)
Seria disputada por 320 clubes, divididos em 32 grupos de 10 clubes, em quatro turnos, dois de ida e dois de volta. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná teriam dois grupos e os demais estados apenas um grupo. Para a Segunda Fase classifica o campeão de cada grupo, 16 grupos de dois clubes, os vencedores classifica para as oitavas, os vencedores das oitavas se classifica para as quartas, os vencedores das quartas se classifica para as semi- finais e os vencedores das semi-finais farão a final. A partir da 2a fase os jogos serão eliminatórios em ida e volta. Os quatros primeiros são promovidos para a Série E do Campeonato Brasileiro.

COPA DO BRASIL
OUTUBRO E NOVEMBRO (15 DATAS)
Disputada pelos 80 clubes do Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C, D e E). Na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 5 clubes (Cada grupo terá um clube de cada Série do Campeonato Brasileiro), disputada em turno único, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão é promovido para a Libertadores do ano seguinte.

COPA DA LIGA
MARÇO A SETEMBRO (16 DATAS)
Disputada por 64 clubes das séries A, B, C ,D e E que ficaram fora das Copas Continentais (Libertadores e Sul-americana), na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 4 equipes, disputada em turno e returno, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão disputará a Copa Sul-americana do ano seguinte.

COPA NACIONAL
MARÇO A SETEMBRO (14 DATAS)
Disputada pelas 320 equipes do Campeonato Nacional, divididos em 64 grupos de 5 clubes, apenas em jogos de ida. Classificando o campeão de cada grupo para a fase seguinte, que será disputada em jogo único, a partir das oitavas será disputada em jogos de ida e volta, com exceção da final que será em jogo único e em local neutro. O campeão disputará a Supercopa Nacional.

SUPERCOPA DO BRASIL
Disputada pelo Campeão da Série A e o Campeão da Copa do Brasil, em jogo único.

SUPERCOPA DA LIGA
Disputada pelo Campeão da Série B e o Campeão da Copa da Liga, em jogo único.

SUPERCOPA NACIONAL
Disputada pelo Campeão do Campeonato Nacional e o Campeão da Copa Nacional, em jogo único.

Luiz Carlos disse...

PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). Os três primeiros colocados disputarão o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

COPA SUL-AMERICANA
MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O campeão disputará o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

RECOPA SUL-AMERICANA
Disputada pelo campeão da Copa Libertadores e pelo campeão da Copa Sul-Americana no mês de março.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA
DEZEMBRO (5 DATAS)
Disputado por 16 clubes, sendo 4 da Europa, 4 da América do Sul, 2 da África, 2 da Ásia, 2 da CONCACAF, 1 da Oceania e 1 do país sede. Na 1a fase, os 16 clubes serão distribuídos em 4 grupos de 4 de clubes, classificando apenas o primeiro colocado de cada grupo para as semi-finais, os vencedores das semi-finais fazem a final.

OBSERVAÇÕES
- Janeiro : Pré- temporada.
- Fevereiro: Reservado para as seleções disputarem as Eliminatórias, Copas Continentais ( Copa América, Eurocopa, etc) e Copa do Mundo.
- Os 400 clubes teriam um calendário de março a novembro, disputariam no mínimo 40 jogos e no máximo 60, excetuando-se os jogos comemorativos de abertura de temporada ( Supercopa do Brasil, Supercopa da Liga, Supercopa Nacional e Recopa Sul-americana).
- Os 16 Clubes que disputassem as Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa Continental) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Continental).
- Os 64 Clubes que ficarem​ fora das Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa da Liga) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Liga).
- Os 320 Clubes que disputassem o Campeonato Nacional fariam no mínimo 40 jogos (36 pelo Campeonato Nacional e 4 pela Copa Nacional) e no máximo 60 jogos (46 pelo Campeonato Nacional e 14 pela Copa Nacional).
- Dezembro seria disputado o Mundial de Clubes e férias para os jogadores.