terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alex 10

>
É claro que eu gosto de ver futebol bonito e bem jogado. Mas eu prefiro vencer. Não ligo de ver meu time jogando com três zagueiros, três volantes ou seis no meio do campo - desde que vença. Gosto muito de segundos volantes (aqueles que sabem sair jogando, como Paulinho, Josué e Mineiro) também, muito por conta de sua eficiência. Não preciso dizer que sou são-paulino doente.
.
Eu tinha tudo pra odiar Alex. Ele era o meia de armação clássico que todo brasileiro adora dizer que é o novo Pelé, Zico ou coisa assim. Mais: vestia a camisa dez - que, a despeito de seu tão brilhante histórico, vem sendo maltratada por muitos pernas de pau recentes. Como se não bastasse, um dos gols mais antológicos da prolífica carreira do Menino de Ouro foi na última vitória do Palmeiras em um Choque-Rei no Morumbi, em 2002:
.
.
Não foi isso que aconteceu. Eu sempre admirei Alex, e tenho mais de um bom motivo pra isso. Ele sempre respeitou seus adversários, ao contrário de muitos jogadores por aí. Sempre foi inteligente, dentro e fora de campo - sua participação no Bom Senso FC, que eu tanto torço para que consiga fazer mudanças de fato no futebol brasileiro, indica isso. Ele sempre foi íntegro, ao ponto de nunca negar que torcia pro Coritiba - independentemente do clube em que atuava. Por fim, ele é dos poucos que me faz sentir a magia que o meu pai sente ao ver uma camisa dez - além dele, só Paulo Henrique Ganso faz isso no futebol brasileiro.
.
Lembro de um Palmeiras x River Plate, na semifinal da Libertadores de 1999, que ele simplesmente acabou com o jogo. Foi lá que surgiu meu respeito por ele - e meu desejo de que um dia ele vestisse a camisa do São Paulo, em vão. Não que Alex não tenha sido importante ao longo de toda a campanha, mas nesse jogo em especial ele simplesmente arregaçou - como Galvão Bueno eternizou na narração do segundo gol dele, o terceiro do Palmeiras - o gol que legou o time até a final. 
.
.
O ano em que o respeito virou admiração foi 2003. Como maestro de uma das maiores máquinas que eu já vi jogar, ele comandou o Cruzeiro à Tríplice Coroa. Não tenho nenhuma dúvida de que ele foi dos cinco melhores jogadores do mundo naquele ano. 
.
.
Alex é tão espetacular que conseguiu colocar a Turquia nos olhos do torcedor brasileiro. Como não poderia deixar de ser, ele arrebentou no Fenerbahçe. Em 346 jogos, participou de 351 gols pelos Canários Amarelos (foram 172 gols e 139 assistências). Em um país de um povo tão intenso, em que o ódio e o amor são são arrebatadores, ele ganhou uma estátua da torcida de um dos gigantes do futebol turco - e só saiu porque o então técnico e também ídolo do clube Aykut Kocaman não queria que ele batesse alguns de seus recordes - sobretudo o de maior artilheiro da história do time na Super Lig turca.
.
.
O incrível é que Alex é daqueles jogadores que se consagraram em momentos que para outros seria o fundo do poço. É inacreditável que ele não tenha sido chamado para nenhuma Copa do Mundo, principalmente. Principalmente nos mundiais de 2006 e 2010 não tinha como não chamá-lo. Especialmente na Copa da África do Sul, acho uma afronta a não convocação dele. 
.
Dezenove anos de carreira, vinte e oito títulos, dezessete prêmios individuais. Mais gols na carreira que Ronaldo Fenômeno e Maradona - para alguém que nem atacante é. Que o seu pós-carreira no Desimpedidos e principalmente no Bom Senso FC. 
.
Esse vai deixar saudade até em quem deveria não gostar dele. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :