terça-feira, 28 de abril de 2015

Kiwi: mais uma rede social estragada pelos brasileiros

>
Brasileiros tem um dom natural para estragar praticamente tudo - as exceções, infelizmente, apenas confirmam a regra. O péssimo hábito social dos brasileiros na internet é famoso em jogos online mundo afora - mas não só neles, infelizmente. 
.
Créditos: Reprodução
Até mesmo as redes sociais, tão queridas e interessantes, sofrem com esse efeito devastador que é a invasão brasileira. Última rede social que explodiu em solo brasileiro, o Kiwi se tornou mais uma vítima da deturpação que usuários do país conseguem executar com tanta perfeição. 
.
A ideia do Kiwi é ótima: fazer uma plataforma de perguntas e respostas (como os antigos Formspring.me e Ask.fm) com a possibilidade de se conhecer novas pessoas (já que conta com um botão "Descobrir", similar à opção "Atividade" no Twitter e no Instagram) e de curtir determinadas respostas.
.
Os problemas da rede social, que rapidamente tornou-se entediante, é o uso que os brasileiros fazem dele. Cada vez mais me parece que, aqui, redes sociais servem apenas para auto-promoção - e fazer novos amigos, cultivar amizades antigas e ter algum debate construtivo, ficam relegados ao último plano de cada uma delas. 
.
Créditos: http://migre.me/pEPma
Focando apenas no Kiwi, encontramos fatos comuns em outras tantas plataformas: logo criou-se uma espécie de casta que reúne grupos de várias pessoas e que logo monopolizam as perguntas. Esses grupos fazem contas e, quando seguidos, mandam questões para quem os segue. Cada indivíduo desse grupo se identifica de alguma maneira. 
.
Até aí, nenhum problema. O problema mora nas perguntas. Pra começar: muitas delas nem são perguntas. Por que alguém manda como pergunta um "Bom dia"? Por que inventam tantas histórias mirabolantes? Isso sem contar nas perguntas cretinas e sem criatividade. 
.
Esses grupos são cada vez mais comuns justamente porque tem quem os sigam. E os "usuários comuns", obviamente, tem sua parcela de culpa. 
.
Não só por seguir esses grupos. A disposição de responder perguntas de uma maneira interessante é nula em muita gente. Respostas apenas com emojis, com um "sei lá", "não sei" ou com risadas são infindáveis. É realmente necessário responder essas perguntas, sejam de grupelhos que só querem se promover ou de anônimos? Não seria muito melhor apenas apagar a pergunta, impedindo que ela floode todo o Kiwi alheio?
.
Créditos: http://migre.me/pEPnV
Muitas pessoas também passar a seguir várias contas de maneira desenfreada, para ter mais seguidores e aumentar sua visibilidade. Em geral, essas pessoas já tem alguma popularidade em outras redes sociais (usando de artifícios semelhantes aos que fazem no Kiwi) e deixam de seguir quem haviam seguido tempos depois. Pra finalizar, as pessoas do penúltimo parágrafo também costumam se encaixar nesse grupo. 
.
Sim, eu tenho um Kiwi - mas cada vez mais fico desmotivado em usá-lo. Mais uma ótima ideia que, pelo uso erro, é mal aproveitada.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :