segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O campeonato dos pontos perdidos

>
A frase dita aos 4 ventos pelo espetacular jornalista Paulo Vinícius Coelho dos canais ESPN mais do que nunca se faz verdadeira. Em nenhuma edição do nacional por pontos corridos tantos times perderam a chance de ser campeões graças a deslizes bobos. A 36ª rodada do Braisleirão evidencia isso.
.
A começar pelo Palmeiras. Jogando num Olímpico com apenas 15 mil pessoas ante um Grêmio sem maiores pretensões os alviverdes perderam por 2x0. Com direito a confusão e expulsão de e entre Obina e Maurício. Sem contar no goleiro Marcos sendo direto. " Título pode esquecer ". O líder São Paulo desfalcado de vários atletas perdeu no último minuto para o Botafogo num dos melhores jogos do campeonato. 3x2 no Engenhão. Com a chance de assumir a ponta em caso de vitória o Flamengo apenas empatou com o Goiás. O Maracanã recebeu o maior público do ano ( 83 mil pagantes ) mas não viu gols do elenco rubro-negro.
.
Os tropeços dos então 3 primeiros colocaram mais um time na briga pelo caneco. Atuando fora de casa o Internacional bateu o Atlético Mineiro pelo placar mínimo. O 1x0 foi garantido por Giuliano. O Galo ficou distante até da Libertadores. O colorado tem apenas 3 pontos de desvantagem para o líder São Paulo. O time gaúcho ultrapassou o Palmeiras e aparece na terceira colocação. O outro mineiro também tropeçou. Brigando novamente pela Libertadores o Cruzeiro perdia até os minutos finais para o Atlético Paranaense até Leonardo Silva empatar na Baixada. 1x1.
.
Ao contrário dos ponteiros os times da rabeira vem conseguindo sucessos. Jogando contra um desinteressado Corinthians o Náutico alcançou uma incrível virada no Pacaembu. 3x2. Quem também ganhou bem foi o Santo André. O time do ABC bateu em casa o Avaí por 4x2 e tirou do Leão da Ilha a chance de lutar pela vaga na Libertadores da América. O Fluminense manteve a arrancada espetacular ao bater o saco de pancadas Sport por fáceis 3x0 no Recife. A situação se agravou para o Coritiba ao ser goleado pelo Santos por 4x0 na Baixada Santista. E no jogo mais sem graça da rodada o Vitória bateu o Barueri por 2x1 no Barradão.
.
A série B definiu quem jogará na elite nacional em 2010. Vencendo a Ponte Preta em Campinas por 2x1 o Ceará carimbou sua volta a série A após 16 anos. Mesmo perdendo para o Bahia por 2x0 o Guarani confirmou sua subida após 7 anos nas divisões inferiores do futebol. Com o Alfredo Jaconi lotado o Juventude perdeu por 3x1 para o Atlético Goianiense e viu o dragão do Centro-Oeste chegar pela primeira vez na sua história a primeira divisão do país. Já o Juventude entrou na temida zona de rebaixamento na penúltima rodada do campeonato.
.
Zona essa que já vitimou 3 clubes. Dois deles se enfrentaram nessa rodada. A vitória do Campinense ante o ABC por 3x1 de pouco serviu. Ambos caíram pra série C. O São Caetano foi ao Castelão e bateu o Fortaleza por 2x1. O tricolor de aço é outro que jogará a terceira divisão ano que vem. A briga para se safar da degola conta com 3 times além do já citado Juventude. O Brasiliense conseguiu respirar vencendo o Bragantino no interior paulista por 2x1. A vitória do também ameaçado América por 1x0 puxou o Ipatinga pra briga.
.
A Lusa carimbou a faixa do Vasco da Gama no Maracanã. Venceu por 1x0 no jogo da premiação. O Duque de Caxias tirou qualquer chance do Figueirense subir em Florianópolis com sua vitória por 2x1. E no meio da tabela Paraná e Vila Nova ficaram no 2x2 em Curitiba.
.
Na Alemanha todas as partidas tiveram homenagens para o falecido goleiro Enke que defendia o Hannover 96. Sem seu arqueiro o time perdeu para o Schalke 04 em Gelsenkirchen por 2x0. Os azuis-reais estão em terceiro lugar na tabela átras do Werder Bremen e do líder Bayer Leverkusen. Os verdes humilharam o Freiburg fora de casa por 6x0. Já o Bayer foi a Munique enfrentar o Bayern e ficou no 1x1. A má fase do lanterninha Hertha Berlim continua. O time da capital alemã ficou no empate com o também desesperado Sttutgart. 1x1 no Gottlieb-Daimler Stadium.
.
A Argentina vê uma surpresa imensa no Apertura. O líder é o Banfield que venceu o Independiente por 2x1 fora de casa. O time foi beneficiado pelo empate do Newell's no clássico de Rosário. No Coloso o Rosário conseguiu um bravo 2x2 contra a equipe rubro-negra. Estudiantes e Colón seguem com alguma distãncia os dois líderes. Os atuais campeões da Libertadores venceram o Tigre por 3x0 em La Plata. Já os segundos tropeçaram feio ante o Lanús. 3x1 na Fortaleza. Boca e River fazem campanhas discretas. Os xeneizes estão na zona intermediária mesmo após a vitória ante o Gimnasia por 4x0 na Bombonera. O River é apenas o 14ª depois do empate por 1x1 contra o Godoy Cruz em Mendoza.
.
A Liga Espanhola tem novo líder. Com o empate do Barcelona por 1x1 com o Athletic Bilbao o Real Madrid assumiu a ponta. Os merengues fizeram magros 1x0 no Racing Santander no Santiago Bernabeu e ultrapassaram os catalães. Com alguma distância o Sevilla persegue os dois maiores do país. O clube venceu o Tenerife por 2x1 fora de casa. O Valencia fecha o G4 depois dum bom resultado contra o Osasuna em Pamplona. 3x1. O La Coruña agravou a situação do Atlético de Madrid com a vitória por 2x1 no Riazor. O segundo time da capital é o antepenúltimo na zona de rebaixamento.
.
Há algo de novo na França. O Lyon é o terceiro colocado após o empate ante o Grenoble por 1x1 fora de casa. O Bordeaux foi surpreendido em pleno Jacques Delmas pelo incrível Valenciennes. 1x0. O líder do campeonato é o Auxerre que venceu o Monaco por 2x0 em casa. Completando a lista dos times a menos de 3 pontos do líder tem-se o Lorient que venceu o Saint-Ettiene fora de casa por 2x0 e o Montpellier que bateu o Lille por 2x0 em seus domínios.
.
Na Inglaterra o destaque vai pra acachapante goleada do Tottenham no White Hart Lane. Atuando contra o frágil Wigan os Spurs desceram 9x1. Apesar disso o líder ainda é o Chelsea. Os blues passaram fácil pelo Wolverhampton. 4x0 em Stanford Bridge. O vice-líder ainda é o Manchester United que passou fácil pelo decepcionante Everton. 3x0 em casa. O Arsenal perdeu para o surpreendente Sunderland por 1x0 fora de casa. Amargando uma terrível sétima colocação o Liverpool ficou apenas no empate contra o Manchester City em Anfield por 2x2.
.
Na Itália nada de novo. A Internazionale venceu o Bologna por 3x1 fora de casa e abriu 5 pontos de vantagem para a vice-líder Juventus. A vecchia signora venceu a Udinese pelo placar mínimo em Turim. Num jogo emocionante contra o Cagliari o Milan confirmou a subida de produção ao vencer por 4x3. A Sampdoria fecha o G4 da bota após a vitória contra o Chievo por 2x1 no Luigi Ferraris. A decepcionante Roma se recuperou batendo o Bari por 3x1 em Roma. Já a decadente Lazio e o fogo de palha Napoli ficaram no 0x0 no San Paolo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :