domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os dois 2/2 do Corinthians

>
Dois de fevereiro. Os corinthianos, certamente, jamais se esquecerão dessa data. Sendo bem sincero, nenhum fã de futebol brasileiro se esquecerá dessa data. A história, que vai ficar tatuado na imagem de qualquer torcedor, de qualquer time, é a de 2011, mas, exatamente um ano depois, o corinthiano viu que ela pode ter sido dolorida, mas suas consequências foram ótimas, a despeito da vergonha passada.
.
No dia 02/02/2011, o Corinthians foi eliminado pelo Deportes Tolima na pré-Libertadores. A história tornou-se tão marcante, majoritariamente, por ser a primeira vez que um time brasileiro foi eliminado da Libertadores antes da fase de grupos. Junte-se a isso o fato do Corinthians ter um timaço, com Ronaldo e Roberto Carlos, o Tolima ser um time colombiano modesto e que não fez muito na competição. Corinthianos, perdoem-me, mas ninguém (nem vocês) se esquecerão desses gols, nem tampouco do Tolima ou do neologismo "toliminado".
.
Antes de nos teletransportarmos para o ano seguinte, vejamos o que aconteceu com o Corinthians. A torcida reclamou e quebrou carros dos jogadores, mas o presidente manteve o técnico Tite no cargo. Apesar do período turbulento pós-eliminação e do futebol feio jogado no segundo turno do Brasileirão, o Corinthians foi campeão nacional. No fim do ano o Tolima virou coadjuvante, o protagonista era o título corinthiano vencido de maneira épica, em cima do rival Palmeiras no dia da morte de um dos principais ídolos da torcida, o "doutor" Sócrates.
.
Nacional vencido, começou 2012. Uma pequena novela para Tite renovar seu contrato (ele queria, com razão, ser valorizado pelos seus feitos), a saída de Andrés Sanchez, o grande responsável pela virada corinthiana no ano... mas tudo segue bem no Parque São Jorge. O futebol é feio, é verdade, mas segue dando resultado.
.
E vamos, enfim, para 02/02/2012. Nessa data, o Corinthians tornou-se líder isolado do Paulistão, ao vencer o Ituano por 1x0, no estádio Novelli Jr. A equipe poderia ser alcançada pelo São Paulo, mas o tricolor ficou no empate com o Guarani, por 1x1. E o Corinthians segue na ponta, o único com 100% de aproveitamento no estadual.
.
A eliminação pro Tolima foi vergonhosa e ninguém se esquecerá. Mas o Corinthians soube como lidar com isso, trabalhando e se reerguendo. Aprendeu com os próprios erros e é, hoje, das principais forças do continente.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Alê ;) disse...

Will, a história tornou-se tão marcante não por ser a primeira vez que um time brasileiro foi eliminado na pré-libertadores, mas por ser o Corinthians que foi eliminado, se fosse o Cruzeiro, Botafogo ou qualquer outro clube ninguem lembraria. Pode parecer arrogância ou prepotência, mas é verdade. Faço das palavras dela as minhas: http://globoesporte.globo.com/platb/yulebisetto/2012/02/02/ui-eles-estao-zoando-o-corinthians/