sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dou-lhe os parabéns na semana em que você terminou de morrer

>
Nessa semana, foi muito noticiado o aniversário de 32 anos do PT. Não só pela data, mas também pela natureza desse partido tão singular na história do país. O problema é que o partido importante tornou-se tão igual aos demais a partir do momento que cresceu. A semana do seu aniversário, ironicamente, ajudou a enterrar o PT, que segue sendo um grande partido, mas é cada vez menos o PT - sigla que representou, ao menos algum dia, esperança na política brasileira.
.
Na mesma semana, três fatos ocorreram com a estrela que manchariam a "velha guarda" do partido em outros tempos, mas, hoje, não significa muito. Talvez porque pra se chegar ao poder no Brasil deve-se, por obrigação, tornar-se corrupto. Pode ser uma simples mudança (ruim para quem gosta de sinceridades políticas)... pode ser muita coisa. A verdade é que o PT poderia fundir-se com os PSDB, PMDB, DEM, PSD e tantos outros partidos que defendem alguma ideologia fraca e a ausência total de ética.
.
No começo da semana, foi anunciada a privatização dos aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A notícia, por si só, é excelente. Todo ano temos apagão aéreo, a aviação civil tornou-se um caos da metade da década passada... a privatização em si é ótima. Mas é no mínimo irônico ver o PT privatizando algo.
.
Ao longo do governo FHC, várias empresas foram estatais foram privatizadas. A grande maioria delas duma forma lastimável, algumas outras com bons resultados. O PT, em todos (repito, TODOS) os casos, criticou. Meu amigo Arthur Gandini comentou que eles falavam mal da maneira que Fernando Henrique Cardoso privatizava, e não das privatizações em si. Pesquisei um pouco e não achei muito parecido com isso, confesso, mas fica o registro.
.
Eis que, no poder, o PT faz o mesmo. Ao ver o tamanho do buraco, o partido rasga sua ideologia e faz o que qualquer partido faria. Mas não era pra fazer diferente que você surgiu e ganhou tantos adeptos, PT ?
.
Alguns dias depois, a presidente Dilma Rousseff, comentando sobre a greve dos policiais militares na Bahia, disse que "se anistiar alguém vira bagunça". Ora, companheira ! Como assim ? A senhora não se lembra como você mesma e tantos outros amigos, da senhora ou não, voltaram para o país, no final da ditadura militar ? Por que vocês eram os paladinos do bem, da justiça e da liberdade e eles são ou bagunceiros ? No fundo, é apenas a inversão dos valores: há 30 anos átras, os militares estavam no poder e cerceavam os direitos dos esquerdistas, e hoje o plano mudou de figura. Há vários detalhes, claro, mas a essência é essa.
.
Por fim, um viral em redes sociais me alertou para um último fato. Um tempo átras, Dilma cortou cerca de R$1 bilhão do orçamento destinado para a segurança pública. Pouco depois, anunciou uma "ajuda de custo" para Cuba orçada em cerca de R$1,3 bilhão. Os montantes são parecidos, e talvez podem explicar o porque os bagunceiros, quero dizer, os policiais, estão em greve. Falei sobre o evento aqui e lá tudo é mais específico, mas não podemos deixar de destacar que eles tem direito a reinvidicações, como qualquer outro trabalhador.
.
Parabéns, partido dos trabalhadores. Mas ao longo dessa semana o partido enterrou o PT.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Redação disse...

Se eu não percebo que você me mencionou na postagem nunca que ia saber que fui citado e viria responder em (y)

Bem, já que eu fui mencionado..
A única mudança que se pode falar que o PT teve eu acredito que foi de socialista pra capitalista, no máximo. Agora já discordo com quem disser que ele deixou de ser de esquerda. Quem decidir pegar o dicionário encontrará “esquerdismo” ou “esquerda” – no sentido político – como ideário político voltado para as classes baixas, o que não quer dizer obrigatoriamente socialista.

Agora até Lênin, com a NEP - Nova Política Econômica, deixou entrar o capitalismo por um tempo na URSS, para entrar capital. Acredito que ele não tenha deixado de ser socialista. Por isso eu acho que a única pessoa que pode responder o que é o PT exatamente são os membros da cúpula do partido.

Entretanto, mesmo flertando com o neoliberalismo muitas vezes, o PT, ao contrário do PSDB, nunca deixou que suas ações deixassem de serem pautadas sempre pelas ações sociais. Por isso não acredito que o partido tenha traído suas raízes, com exceção da corrupção, óbvio.

Lula antes de chegar ao poder prometia acabar com ela. É um preço, que como você mesmo disse, o partido teve que pagar infelizmente. Isso não é assim só no Brasil, é no mundo inteiro. É a chamada cleptocracia, o “governo dos ladrões”, que funciona em todos os Estados e eu sinceramente não sei se é possível destruir ela. Acredito que é possível diminuí-la ao máximo e é o que apoio, mas nunca ao prejuízo de substituir um governo bom por um ruim. Mesmo porque, no caso do Brasil, o PSDB é mais corrupto ainda..

Eu acredito que há uma ligação muito fraca entre guerrilheiros militares protestando contra um regime ditatorial e policiais dentro de uma democracia em greve abandonando um estado e promovendo crimes, roubos e o caos. Os primeiros lutam por uma coisa muito maior e não têm tantas escolhas de como agir em relação aos segundos.

Também tem uma diferença enorme na questão do corte de orçamento e a ajuda à Cuba. É questão de interpretação. Quem apenas lê números é que faz exatas. Jornalistas tem que interpretá-los, fica aí a minha crítica..
O orçamento da Segurança Pública que foi cortado é enorme, possui bilhões e bilhões de verbas. Cuba está recebendo acho que pela segunda vez “essa ajuda de custo”.