quarta-feira, 25 de abril de 2012

Chupa Barça ?

>
Na atual série de insucessos do Barcelona, vejo muitos enchendo o peito pra falar coisas como "Chupa Barça, "Chupa Messi", "sempre soube que esse time era mequetrefe", "pipocaram demais" e etc. Isso mostra uma falta de conhecimento que me impressiona. É claro que qualquer um pode falar o que bem entender, mas, sendo bem sincero, eu entendo apenas o lado de quem torce para o Real Madrid. Talvez esses não saibam o quanto o Barcelona e a Catalunha sofreram com general Franco, que sempre ajudava o Real nos bastidores, mas tudo bem.
.
São duas derrotas e um empate; um campeonato espanhol e uma Champions League perdidas. Trágico, traumatizante, ruim, é claro. Mas resultados não traduzem o futebol. O jogo envolvente do Barcelona cria quase uma nova concepção de futebol, que apenas eles sabem jogar. É algo mágico e fabuloso para todos. Quando podem assistir jogos da equipe culé, todos vão vê-los. Não porque eles são o Barcelona ou os campeões da Europa, mas porque sabem que ao menos um lance genial sairá da partida e, muito provavelmente, sairá dos pés de algum garoto que foi criado no próprio clube. É como se vivessemos novamente as histórias que nos contavam de Pelé, Zico, Garrincha e Maradona. 

.
Ninguém em sã consciência falaria "Chupa Barça". O que esse time faz é algo totalmente diferente do que estamos acostumados, um futebol não visto na Terra em muito tempo. 
.
Vou dar um exemplo: eu gosto de pensar "Chupa Manchester United". Eles são campeões como o Barcelona, um grande time como o Barcelona, mas eles simplesmente não jogam como o Barcelona, não encantam como o Barcelona. O Manchester é um time eficientíssimo, mas muito burocrático. 

.
Nós temos tendências a torcer para zebras, para o lado mais fraco. É algo normal quando um time não é extraterrestre - me desculpem, mas eu continuo achando o que o Barcelona faz de outro mundo. Quando o Basel eliminou o Manchester United, eu gostei. Quando o Napoli tirou o Manchester City, eu também gostei. São resultados inesperados, mas nós sabemos o limite de futebol que veremos em campo. Com o Barcelona não é assim.
.
Também acho engraçado ver uma das piores espécies de modinha: aqueles que torcem unicamente para quem ganha. Três semanas átras, esses falavam "O Barcelona é demais, jogam muito". Agora, falam a frase do título da postagem e já estão indo comprar sua casa do Bayern, do Real ou do Chelsea - mas essa só pode ser se for do Fernando Torres. Esses espíritos de porco não merecem o futebol do Barça mesmo. Aliás, eles não merecem nem o futebol.
.
Para finalizar, termino o post com as palavras do meu amigo Daniel Bocatto, vulgo Alemão/Pirituba, torcedor palmeirense e culé:

.
"Todos reclamam que o futebol está feio, as equipes só se defendem, não tem mais craques, ninguém investe na categoria de base. Quando aparece uma equipe assim, brilhante, com craques, futebol vistoso e que investe na base, o pessoal torce contra!"
.
Vai entendê-los, Alemão. Vai entender...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :