sábado, 7 de abril de 2012

Jornalismo: pensamentos, homenagens e parabéns

>
Eu queria ter escrito esse texto antes, mas não pude. O motivo é óbvio para quem conhece um estudante de Jornalismo: a infinidade de textos, leituras e tarefas que temos que fazer é imensa - boa parte delas, no meu caso, estavam atrasadas, aliás. Ser jornalista é isso, correr átras do prejuízo e mesmo assim ter tempo para fazer tudo dentro do prazo - ou do deadline.
.
Vi muitas pessoas deixando pequenos textos, aqui e acolá, em redes sociais, parabenizando minha classe pelo seu dia. Certamente muitas outra mensagens viriam caso outros jornalistas, estudantes de Jornalismo ou admiradores da mais incrível das profissões estivessem na internet hoje. Ser jornalista também é isso: ter vontade de dar parabéns a quem merece, mas, antes de dizer, querer viver a história. Quem não falou nada a respeito está fazendo sua história e fazendo história por aí. Como culpar quem tem pensamento e atitude tão grandiosos ?
.
Poderia muito bem pegar uma citação qualquer de alguém importante e falar "parabéns, jornalistas". Acho isso válido e acho ótimo relembrar alguém célebre. Mas eu sou tão apaixonado pelo Jornalismo que não me permito a isso. Essa carreira me domina tão totalmente que eu tenho, por uma espécie de obrigação moral comigo mesmo, escrever algumas simples palavras. Em retribuição a paixão que ela me faz sentir todos os dias, a todos os sonhos que ela já me proporcionou... a tudo. E, sabendo que essa cadeia de fatos é eterna, sei que ela ainda me deixará maluco, mas me fará ter uma vida na qual eu me sentirei plenamente satisfeito.
.
Sei que existem muitos desvios de conduta, de ética, coisas feias sendo feitas na profissão... isso é inerente a qualquer segmento humano. Meu trabalho é lutar para que isso não ocorra perto de mim, pois eu sei que jamais vou me corromper. O Jornalismo não é menos bonito graças a isso. Eu apenas ganho mais um motivo para lutar contra quem mancha determinado grupo de pessoas.
.
Obrigado, Jornalismo. Aos jornalistas, meus parabéns. E vamos em frente, porque a pauta é boa e o deadline tá aí.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :