quarta-feira, 25 de abril de 2012

Culhão, artilheiro, jogo feio e paciência.

>

Basicamente, são as palavras do título que faltaram ao Barcelona. É claro que é difícil exigir ainda mais desse time tão sublime, mas um time tem um futebol mais vistoso quando ganha. Nem todos que ganham são vistosos e não precisa necessariamente ganhar pra ser vistoso, mas vocês entenderam o que eu disse. 
.
O Barcelona é um time experiente em qualquer tipo de situação, tarimbado e calejado, mas eu sinto que faltou algo contra o Chelsea. Tão acostumado a jogos decisivos, o time sentiu a pressão. Pela primeira vez na vida eu vi perplexidade no time culé, atonicidade na torcida e, pasmem, desespero. Após a partida, o técnico Guardiola disse que "faltando 25 minutos para acabar o jogo, só restava ao Barcelona rezar". Pep, você não é disso. Seus jogadores também eram acostumados a entrar e fazer seja lá como fosse um gol salvador. 
.
Talvez o momento emocional da equipe tenha prejudicado, já que os últimos sete dias trouxeram trém resultados péssimos para o Barça. Mas, mesmo assim ver o jogo na Catalunha mostrava a apreensão da equipe blaugrana, algo que eu não estou acostumado a ver. Sei que ninguém é de gelo (talvez o Kimi Raikkonen da F1 seja, mas enfim), mas não imaginava ver jogadores tão assustados e nervosos.
.
Também faltou paciência. O Barça rodava a bola, como sempre, mas eles não faziam isso tranquilos. Sentiram como nunca antes a pressão do resultado, e esse toque de bola não diz muito sobre a quipe. Em La Masía, CT culé, os jogadores são ensinados a fazer passes de qualquer forma desde sempre, e os catalães fazem isso quase que no piloto automático. Pra eles, é bonito e fácil, e isso não entra na nossa humilde cabeça. Ontem, toda a posse de bola barcelonista servia para esconder a apreensão. 
.
Eu já vi o Barcelona resolver outros jogos, tão decisivos quanto, com um lance feio. Um chute de fora da área, um cruzamento, um lance confuso. Ontem, isso não aconteceu. Tivemos chutes de fora da área, tivemos cruzamento, tivemos lances confusos. Mas nenhum entrava. Acontece, não é mesmo ?
.
Por fim, ontem faltou um artilheiro. Messi sabe fazer gols como ninguém, mas não vem em fase tão boa. Sánchez e Fábregas ainda não jogaram o que podem na equipe catalã. Villa me parece estar contundido. Tello, Pedro e Cuenca ainda saem das fraldas. A bola, que precisava dum centroavante que, nesse time de Guardiola, não tem vez, sempre rodou a meta de Cech, sem sucesso.
.
Pode ter feito uma temporada não tão brilhante como as anteriores, mas esse time do Barcelona sempre será pra mim a melhor equipe que eu já vi jogar. Todos os elogios que sempre fiz ao time permanecem intactos, a despeito da atual fase do time. E não venham você gritar "Chupa Barça" pro meu lado, pois você não será ouvido.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :