segunda-feira, 18 de junho de 2012

Habib's, gênio na arte de enganar o cliente

>
Na sexta-feira, fui almoçar com minha mãe e minha irmã no Habib's da avenida Goiás, na minha amada São Caetano do Sul. Ao chegar lá e começar a folear o cardápio, reparei que haviam alguns salgados novos (gostamos de comer salgados lá, e não pratos de verdade), e que os novos eram muito semelhantes a outros antigos.
.

A primeira página do cardápio traz as fogazzas da casa, em três sabores: queijo cremily (o popular catupiry), mussarela e calabresa. O problema é que a foto parecia ser dos pastéis, e não das fogazzas. Começou-se uma discussão na minha mesa sobre a natureza de fogazzas e pastéis, relembramos que fogazzas são assadas e tem uma massa bem mais pesada enquanto pasteis tem uma massa mais crocante e são fritos.
.
Pois bem, pedi uma fogazza de cada sabor e dois paistéis de queijo - sou glutão, sei disso. Quando os pedidos chegaram na mesa, como eu infelizmente já previa, não havia como identificá-los. Fiquei olhando com cara de pastel (literalmente) para a bizarra situação e chamei um garçom para me ajudar na identificação dos pratos.
.

Eis que o garçom, mais perdido que eu, fala que haviam dois pastéis de carne na pedida. O dispensei e comecei a ver com a minha mãe o que faríamos com a confusão toda. O mesmo garçom chega, eu pergunto se ele tem certeza que aqueles salgados e ele fala "Não !", como se fosse eu quem tivesse errado. Só fui ver que o meu pedido estava certo quando o gerente me disse o que era cada salgado.
.
Como ter confiança numa marca onde nem quem trabalha lá e vê os salgados todos os dias não sabe o que está sendo servido ? Como confiar numa marca que coloca fogazza e pastel com a mesma massa e a serve da mesma maneira ?
.
Eu não preciso dizer muito sobre os salgados em si. A fogazza de mussarela e o pastel de queijo são exatamente a mesma coisa com preços diferentes, o que me revoltou bastante. A fogazza de calabresa usa o mesmo recheio do Ragazzo (que é do mesmo grupo do Habib's), com um sabor bem menos característico e lembrando levemente a azeitona - ou seja, ruim. Salva-se a fogazza de catupiry.
.
Outro salgado que sempre me revolta é o bolinho de bacalhau. Se vocês conseguirem sentir o sabor do bacalhau na fritura, por favor me avisem. É pura batata ! Mas é claro que recebe o nome de bacalhau pelo fato do peixe ser bem mais caro que o tubérculo. Não me admira que o Pastel de Belém da casa seja um punhado de ovos com açúcar, também.
.

Por último: o Habib's se auto-proclama a maior rede de fast-food árabe do mundo. Como será que os árabes, adversários históricos do mundo ocidental, se sentiriam com o fato de ter sua gastronomia atrelada ao mais americano dos conceitos, o de fast-food ? E como será que os árabes ficariam ao ver que uma das lojas que mais representa sua cultura gastronômica do país usa receitas nada islâmicas, como fogazza, pastel de Santa Clara, pizza e bolinho de bacalhau ?
. 
Por mais que não seja o melhor dos locais pra se fazer uma refeição, não dá mais pra comer no Habib's enquanto esse tipo de coisa acontecer.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Arthur disse...

Realmente cara os funcionários do habibis são muitos perdidos,uma vez eu e minha família estavamos no drive tru eu acho que 10 vezes a moça vei pergunta se era 10 em caixa de dez sabendo que estava escrito na nota