sexta-feira, 22 de junho de 2012

Parabéns, Erundina

>

No meio de tanta sujeira, tanta pilantragem e tanta falta de transparência na política, devemos dar parabéns quando encontramos a exceção - que deveria ser a regra. Em 2010, a exceção foi Marina Silva. Em 2012, mesmo fora de qualquer disputa, a eleição já é Luiza Erundina. 
.
Ela, que seria vice na chapa de Fernando Haddad, pulou rapidamente fora da jogada quando viu sair do papel uma aliança absurda entre o partido da estrela e o PP de Paulo Maluf. Ela não quis saber de seu poder, seu cacife ou o que poderia ganhar. Ela pensou no que poderia perder: honra e princípios, palavras tão em desuso na politicagem nacional.
.

Ela já foi prefeita de SP (a primeira mulher, a primeira de esquerda, a primeira radical, a primeira do PT) e construiu o Anhembi, incentivou fortemente a educação (colocando, inclusive, Paulo Freire como seu secretário na área) e a habitação. Longe de ser perfeita, mas íntegra e fazendo o que podia sem grandes invencionices, milagres ou farras com o dinheiro público.
.
Deveríamos dar mais valor na política para quem segue o que pensa e não se esconde em legendas, poderes, alianças ou qualquer outro eufemismo de roubalheira.
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

Redação disse...

Will, acho que se devia pesquisar mais..

Eu apoio a decisão dela de não aceitar a aliança com o Maluf, já até escrevi no meu blog. Mas o governo dela em São Paulo foi um desastre, até o próprio PT admite isso ashuaushua

A Erundina foi eleita em voto de protesto, depois de um rolo que teve quando a guarda civil meteu porrada numa greve dias antes da eleição. Ela tinha ampla minoria na Câmara, nada que o executivo mandava pra votação era aprovado. O parlamento era todo de oposição, só tinha 3 vereadores do PT, imagina.. Pra completar, a Erundina, de gênio forte, vivia brigando com o partido que não deixava ela fazer nada. As brigas foram tão fortes, que anos depois ela foi expulsa da sigla, por apoiar o governo do Itamar sem avisar o PT, mas já com um grande desgaste dentro do partido.

Meus pais contam que a cidade ficou abandonada, as ruas esburacadas, nada funcionava e acontecia. Minha mãe (ex-professora) conta que ela tirou a licença maternidade das professora, por isso nenhum professor tem lembranças boas dela. A classe média também tem a maior raiva dela, por ser de esquerda e ter governado muito mal.

A militância do PT tem um grande carinho por ela devido a sua forte força ideológica e pela militância que exerce desde a Ditadura, além do seu carisma. Mas o governo dela foi um desastre pra ela e pro PT.

E ela não é tão santinha quanto parece. Sabia que o PSB ia se fundir com o PSD do Kassab, mas mesmo sabendo do centrismo que tomou conta do PSB, não saiu do partido. E ela já tinha decidido aceitar a aliança com o Maluf, recriminou apenas a força da coligação mostrada naquela palhaçada de foto. Mas ela continua apoiando o Haddad mesmo com o Maluf junto, e vai participar da campanha. Então ela não é tão coerente nas ideias assim, mesmo porque se fosse assim, ela já tinha ido pro PSOL ou algo do gênero xP Lembrando que o PSOL é outro partido corrupto, meu pai conhece o Ivan Valente (meu vizinho)e sabe de um monte de podres dele. É ilusão comemorar um ato de ética hoje na política brasileira.

Redação disse...

*professoras

Willian Ferreira disse...

Como eu disse, sei que ela tá longe de ser perfeita e seus programas governamentais não foram dos melhores. Também soube do que aconteceu em Volta Redonda (não lembro direito, mas acho que foi na CSN) e que muitos só votaram nessa por isso... pois bem, não importa. Queria dar os parabéns pelo gesto dela, e não por sua trajetória política em si.

Redação disse...

Isso eu concordo =) Mas outra coisa que eu pesquisei: ela ficou devendo a maior grana com a construção do Anhembi nuns rolos aí, o PT que pagou a dívida, se não era pra ela ter perdido o mandato. Antes eu também achava que ela era mais santinha.. ahsauhsa mas eu acho que na política ninguém se salva completamente