sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Champions League, Europa League e Copa Sul-Americana antes que vire modinha

>
Competições continentais sempre chamam a atenção. Seja a que reúne os principais times do continente na temporada anterior ou mesmo os que estão um patamar abaixo, é sempre interessante ver times de diversos países se enfrentando. Culturas, estádios, estilos de jogo... muita coisa em apenas um jogo. Ao menos eu acho isso fabuloso. 
.
A partir da rodada de play-off da Champions League e da Europa League a competição passa a ser transmitida aqui no Brasil, sendo que a maioria do público não sabe que muita coisa já aconteceu nessas competições antes dela começar a ser televisionada. O mesmo acontece até mesmo com a Copa Sul-Americana, já que as equipes brasileiras entram apenas na segunda fase - e, obviamente, há uma fase anterior a essa. 
.
Sem mais delongas, vamos explicar alguns fatos interessantes que aconteceram até aqui nessas competições citadas:
.
UEFA CHAMPIONS LEAGUE
.
~ Mesmo sendo a maior competição de clubes do planeta, a Champions League tem uma primeira fase quase que inteira disputada por times amadores. Nessa temporada foram o Shirak (Armênia), Tre Penne (San Marino), Lusitanos (Andorra) e EB/Stremur (Ilhas Faroe). Aqui já tivemos a primeira goleada, com os feroeses vencendo os andorranos por 5x1. Junto com os nórdicos, os armênios avançaram. 
.
~ A primeira surpresa aconteceu já na segunda eliminatória. Soberano em seu país e famoso por participações (ainda que como coadjuvante) na fase de grupos, o BATE Borisov (Bielorrúsia) ficou pelo caminho ao ser eliminado pelo Shakhter Karagandy, do Cazaquistão. Em menor proporção, a eliminação do Slovan Bratislava (Eslováquia) ante o Ludogorets (Bulgária) também surpreendeu.
.
~ Mais goleadas: na Geórgia, o Dinamo Tbilisi massacrou o mesmo EB/Streymur por 6x1. Na Suécia, o Elfsborg fez ainda mais: 7x1 no Daugava Daugavpils. Na Letônia, a superioridade dos Gules ficou evidente ao vencer por 4x0 e anotar um incrível placar agregado de 11x1. Também tivemos um 5x0 do Dínamo Zagreb (Croácia) sobre o Fola Esch (Luxemburgo)
.
~ A terceira rodada eliminatória já conta com países mais conhecidos na chave de campeões - calma, explicarei isso. O Basel (Suíça) passou com dificuldades pelo Maccabi Tel Aviv (Israel) e o Steua Bucareste (Romênia) passou pelo Dínamo Tbilisi. Mas, claro, alguns desapontaram: o tradicional Partizan (Sérvia) foi superado pelo Ludogorets enquanto o APOEL (Chipre), que foi até às quartas-de-final da competição recentemente, foi eliminado pelo Maribor (Eslovênia). Também conhecido por ser um coadjuvante recente, o Sheriff (Moldávia) ficou pelo caminho ao ser surrado pelo Dínamo Zagreb.
.
~ Você acha que a Champions só tem jogão ? O que me diz sobre o ~~clássico~~ entre Shakhter Karagandy e Skënderbeu Korçë (Albânia) ? Te garanto que qualquer jogo da Série A2 do Paulistão é melhor que um jogo desses. 
.
~ Lembra de Ole Gunnar Solskjaer, mítico atacante do Manchester United e da seleção da Noruega ? Hoje ele treina o Molde, de seu país de origem. O MFK foi eliminado por pouco: perdeu na regra de gols qualificados para o Légia Varsóvia (Polônia)
.
~ Últimas goleadas: o Viktoria Plzen (República Tcheca) massacrou o Nõmme Kalju (Estônia) duas vezes: 4x0 e 6x2. 
.
UEFA EUROPA LEAGUE
.
~ A competição mais democrática da Europa conta com 76 times dos mais diversos logo de cara. Vai dizer que nunca teve curiosidade pra ver a partida entre o quarto colocado do Estonianão contra uma equipe que só se classificou por um ranking elaborado pela UEFA de Fair Play ? Vive o futebol alternativo !
.
~ Na década de 50, não era exagero dizer que uma das equipes mais famosas do planeta era o Honvéd, da Hungria. A mágica linha de ataque formada por Puskás, Bozsik, Kocsis, Czibor, Hidegkuti e Budai entrou para a história como os Mighty Magyars, que eram a espinha dorsal da seleção húngara vice-campeã da Copa do Mundo de 1954. Nessa temporada, a equipe fez massacrantes 9x0 no Čelik Nikšić (Montenegro) após um 4x1 no jogo de ida. Pena que na fase seguinte a tão tradicional equipe foi eliminado pelo Vojvodina, da Sérvia.
.
~ Surpresas já na segunda eliminatória: o tradicional Sparta Praga foi tirado pelos suecos do Hacken; o Rosenborg, tantas vezes campeão norueguês, perdeu para o irrelevante St. Johnstone (Escócia); o cipriota Anorthosis Famagusta foi batido pelo Gefle e o Utrecht (da forte Holanda) foi superado pelo semi-profissional Differdange 03, de Luxemburgo.
.
~ Finalista da Champions League de 1979, os suecos do Malmo desceram 7x0 pra cima dos escoceses do Hibernian. Haja whisky !
.
~ Os times das ligas mais fortes entram na terceira eliminatória e, como era de se esperar, não passaram por apuros. Dois times sofreram mais: o Estoril (Portugal), que fez só um gol no Hapoel Ramat Gan, da segunda divisão de Israel (!); e o Stuttgart, que precisou do gol qualificado para bater o Botev Plovdiv (Bulgária). A Udinese (Itália) passou pelo Široki Brijeg (Bósnia e Herzegovina), o Swansea (galês que atua na liga da Inglaterra) eliminou o Malmo, o Sevilla (Espanha) tirou o Mladost Podgorica (Montenegro) com direito a um 6x1 no jogo de volta e o Saint-Etienne, da França, fez o que quis ante o Milsami Orhei, da Moldávia.
.
~ Surpresas ? Claro ! O Estrela Vermelha (Sérvia) ficou pelo caminho ante o Chornomorets Odesa (Ucrânia); o Brugge (Bélgica) perdeu uma vaga certa contra o Śląsk Wrocław (Polônia); o Vitesse (tá difícil a situação pro futebol holandês) foi eliminado pelo Petrolul (Romênia) e o Dila Gori (Geórgia) passou pelo Hadjuk Split - Croácia
.
COPA SUL-AMERICANA
.
~ Ah, o futebol sul-americano ! Jogos repletos de caneladas, carrinhos desleais, pedras voando a cada escanteio cobrado, sangue, arbitragens horríveis... isso é realmente fascinante. Só com muito amor ao esporte bretão mesmo. 
.
~ Antes, a explicação: na primeira fase jogam os times qualificados de todos os países, com exceção de Brasil e Argentina. Porém, os equipes de determinado país terão que enfrentar times de outros países pre-determinados dentro de chaves feitas pela CONMEBOL: a Zona Sul (Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia) e a Zona Norte (Venezuela, Peru, Equador e Colômbia). Trocando em miúdos, um time uruguaio só poderá enfrentar um chileno, paraguaio ou boliviano - para exemplificar. 
.
~ Dentro do explicado acima, uma curiosidade: todos os times chilenos e colombianos avançaram, enquanto todos os bolivianos e peruanos foram eliminados. Isso mostra o quanto futebol continental anda desnivelado. 
.
~ Logo de cara alguns confrontos entre camisas pesadas ocorreram. O Cobreloa eliminou o Peñarol enquanto a Universidad Católica bateu o Cerro Porteño.
~ Dentre as surpresas, destaco a eliminação do bom The Strongest ante o Nacional do Paraguai e o Barcelona de Guayaquil sendo batido em casa pelo Mineros de Guayana. Libertad (que passou pelo Montevideo Wanderers); Universidade de Chile (Real Potosí); Colo-Colo (El Tanque Sisley); Nacional de Medellín (Inti Gas) e Emelec (Sport Huancayo) seguem vivos. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :