quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eu sou a favor de clássicos com torcida única

>
Sim, sei que vou ser apedrejado por todos os lados com essa postagem - na realidade, vão vir me falar um monte só a ler o título. Mas acho que todos tem o direito de mostrar sua opinião, e não aguento ficar calado quando parece existir uma unanimidade. 
.
AtleTiba já teve torcida única
A primeira vez que pensei a respeito desse tema foi em uma palestra no Espaço Cult/Cásper, num curso de Jornalismo Esportivo ministrado pelo comentarista Antero Greco, dos canais ESPN. Na época, os clássicos entre Cruzeiro e Atlético eram disputados apenas com a torcida do mandante graças às condições diminutas da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas - o Mineirão estava em reformas para a Copa do Mundo. Sobre a medida, o jornalista disse que jogos com uma torcida só "era assinar o atestado de incompetência do governo ao não saber lidar com as torcidas e com o futebol".
.
Por um acaso, o governo sabe lidar com as torcidas e com o futebol ? Nem precisa assinar atestado de incompetência nenhum: a cada jogo vemos a situação de quem sai de sua casa para apoiar seu time no estádio. E quem fez isso ao menos uma vez na vida sabe do que eu tô falando, e sabe o quão ruim é. 
.
No último fim de semana, o GreNal ameaçou ser jogado apenas com a torcida do Grêmio graças a incidentes da torcida do Imortal com a Brigada Militar na partida da equipe contra o Fluminense - veja aqui o que achei disso. No final das contas, torcedores do Internacional puderam ver a partida como uma peleja normal. Mas a discussão voltou à tona com tudo. 
.
Charge em referência ao GreNal
O amigo Caio Bittencourt disse via Twitter que uma atitude dessas fere o esporte como um todo. Como discordar ? Eu também concordo: acho chato e sem graça um jogo com torcida única. Mas, ao meu ver, o esporte fica em segundo plano quando quem pode sair perdendo é a sociedade por meio de mortes, depredações e várias outras atitudes negativas
.
Inclusive, fica aqui um alento: o futebol e suas respectivas torcidas nada mais são que reflexos dessa sociedade em que vivemos. Todos os problemas que vemos nas arquibancadas, com as torcidas organizadas, tem um fundo social. Não devemos não só colocar jogos com torcida única como também devemos dar um chacoalhão em todos nós, não apenas no segmento esportivo.
.
Clássicos mineiros em Sete Lagoas
Outro argumento que ouvi bastante é que proibir a torcida visitante é tapar o Sol com a peneira, sendo uma medida apenas paliativa. À priori também concordo com isso, e sei também que as chances de nada ser feito para mudar essa situação são imensas. Mas, como torcedores e como cidadãos, devemos cobrar. Se nós mesmos não nos mexermos nada vai mudar, com ou sem torcida única. Que tal parar de reclamar e fazer algo de prático e efetivo ?
.
Obviamente devem existir mais argumentos para ir contra o que eu defendo, e o espaço tá aberto para debatermos. E vocês, o que acham ?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :