Segue empolgante a competição. De dezesseis times, quatorze tem chance de classificação para a próxima fase e nenhuma está garantida. Vamos, jogo a jogo, mostrar o que aconteceu na rodada.
.
GRÉCIA X REPÚBLICA TCHECA
.
~ Pior seleção do grupo, a seleção tcheca surpreendeu boa parte das pessoas que veem futebol. Não fiquemos, porém, tão surpresos: os dois gols da seleção foram feitos num curtíssimo período de tempo - os cinco primeiros minutos. Pode tanto ser desatenção helênica quanto um "gás" extra da seleção. Depois desse período o jogo ficou, no mínimo, equilibrado.
.
~ Não lanço mão de títulos conquistados por um jogador para falar dele mesmo, mas usarei o status de um atleta reconhecidíssimo para critica-lo: um goleiro do nível de Petr Cech não pode falhar como falhou no gol da Grécia. Por vezes já o acheu superestimado e ele sempre me calou com defesas incríveis e atuações sólidas, mas sua desastrada saída do gol no tento anotado por Gekas deu vida a uma seleção que tinha equilibrado o jogo, mas pouco assustava.
.
~ Quando todos duvidavam de sua capacidade, Tomas Rosicky fez uma ótima partida e foi, talvez, o melhor da partida. Será que o experiente meia tem fôlego para levar a desacreditava seleção até uma improvável quartas-de-final ?
.
POLÔNIA X RÚSSIA
.
~ Infelizmente, não posso começar falando de futebol aqui. Enquanto alguns russos comemoravam o "Dia da Rússia" (celebrando a data na qual a União Soviética deixou de existir), outros partiram pra cima de poloneses - país que tinha uma relação delicada com os soviéticos. O clima do jogo e sobretudo entre os torcedores ficou bem tenso para a peleja por motivos extracampo. Para ver a briga, clique
aqui.
.
~ O primeiro tempo foi o que todos esperavam: uma Rússia incisiva e melhor em campo querendo marcar logo. Foi fazer seu gol só no fim do primeiro tempo, com o matador Dzagoev, de ombro.
.
~ Já o segundo tempo... antes dos 15 minutos Blaszczykowski, um dos melhores da equipe polaca, emendou um tirambaço e empatou a partida. A partir daí foi um jogão, com as duas equipes querendo vencer e muitas oportunidades desperdiçadas de ambos os lados.
.
DINAMARCA X PORTUGAL
.
~ A despeito dos resultados anteriores (a Dinamarca surpreendeu a todos e venceu a Holanda enquanto Portugal perdeu um jogo parelho contra a Alemanha), esperava-se uma vitória tranquila da seleção das Quinas. Isso ia acontecendo no primeiro tempo, com gols de Pepe (!) e Hélder Postiga. Nem mesmo o gol de Bendtner preocupou tanto, já que a superioridade lusa era evidente.
.
~ No segundo tempo, porém, Portugal morreu em campo. A Dinamarca foi paulatinamente crescendo e Bendtner, de novo, empatou. Como parece estar se tornando rotina, Portugal constrói um bom placar para entregar o ouro depois. Mas Silvestre Varela, um jogador que atua bem mas nem tem tanto destaque no selecionado, desempatou e deu a vitória aos tugas.
.
~ Silvestre Varela, Hélder Postiga... falamos de muitos aqui, e cadê Cristiano Ronaldo ? Eu também me perguntou onde ele está, já que passou batido na Euro até aqui. Não falo de gols, mas de boas atuações - que ele está devendo há muito pela sua seleção nacional. No jogo contra a Dinamarca Pepe, pasmen, jogou muito bem, e Nani também teve ótima atuação. Pelos lados da Dinamarca a decepção é o jovem Eriksen, promessa do país e que pouco fez até agora. Krohn-Dehli, pela partida, e Bendtner, pelos gols, destacaram-se na Dinamáquina.
.
ALEMANHA X HOLANDA
.
~ Quando os grupos para a EuroCopa foram sorteados, essa foi a partida mais aguardada. Toda a expectativa mostrou-se correta, já que a partida teve um ótimo nível técnico - não foi o melhor jogo nem o mais emocionante da primeira fase, mas valeu demais a pena vê-lo.
.
~ O primeiro tempo foi todo alemão. Schweinsteiger mostrou que o trauma graças a final da Champions League não existe mais, Mario Gomez confirmou sua sina de artilheiro com outros dois gols e Hummels está jogando o fino na defesa.
.
~ A Holanda perdeu suas duas partidas e precisa de um pequeno milagre para se classificar. A Orange até reagiu no segundo tempo ao marcar um gol com o artilheiro van Persie, mas precisa jogar os dois tempos com a mesma disposição (o que não aconteceu contra o time germânico) e finalizar eficientemente - o que faltou contra a Dinamarca. Sem esse equilíbrio, a Laranja Mecânica não vai a lugar nenhum se não voltar para os países baixos.
.
ITÁLIA X CROÁCIA
.
~ A Azzurra martelou demais no primeiro tempo e só chegou ao gol após uma cobrança de falta magistral de Pirlo - aliás, cada vez mais parece que tudo que Pirlo faz é magistral. A Itália tem ótimos atacantes, como Balotelli e Di Natale, mas não consegue ser eficiente nas finalizações - e isso está cobrando seu preço de maneira cara demais.
.
~ Outro defeito italiano é sua alta média de idade e, para o futuro, a falta de jovens com talento para assumir o lugar dos atuais jogadores. Sem o mesmo fôlego dos croatas, o artilheiro Mandzukic empatou para a seleção eslava após falha de posicionamento da zaga azul. Agora, a Itália vai depender de resultados para se classificar- algo que vme tornando-se comum demais para uma seleção tetracampeã do mundo.
.
~ A curiosidade aqui vai para o histórico das duas seleções. A Itália jamais venceu a seleção enxadrezada. Na realidade, venceu em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial - ao invadir a antiga Iugoslávia, os seguidores do "Duce" Benito Mussolini bateram o Estado Independente da Croácia, que existiu por pouco tempo. É difícil considerar tal vitória como um triunfo de fato. Desde quando a Croácia tornou-se independente, em 1991, foram dois empates e três vitórias da seleção do leste europeu.
.
ESPANHA X IRLANDA
.
~ A Irlanda até começou melhor, a bem da verdade. Mas a superioridade do Irish Team durou apenas quatro minutos, quando Fernando Torres abriu o marcador. Desse instante até o final do jogo foi um passeio da Fúria, que jogou bem quis e sentiu-se bem a vontade para mostrar toda sua técnica e toque de bola - na ocasião, já com um centroavante de ofício, o que facilitou a vida dos ibéricos.
.
~ Em eterna má fase nos clubes pelos quais passou, El Niño tem se mostrado importantíssimo para sua seleção. Após anotar o gol do título da EuroCopa de 2008, ele já ostenta três tentos na edição atual.
.
~ Não canso de falar o quanto sou fã do meio campo da Espanha e do Barcelona, formado por Busquets, Xavi Hernández e Iniesta. Como são rápidos, como tocam a bola, como são inteligentes, como jogam ! Contra a Irlanda não foi diferente.
.
~ Aliás... e a Irlanda ? Realmente esperava ver algo de Keane, Duff e Given, mas só vi decepções. Não posso sequer colocar a culpa no experiente técnico italiano Giovani Trapattoni, pois não tenho como avaliar seu esquema tático graças a falta de vontade e raça do time.
.
~ Se em campo a Irlanda não correspondeu, nas arquibancadas o país tem, disparadamente, a melhor torcida da Euro. Após tomar de 4x0, os irlandeses não paravam de cantar músicas populares de seu país que fazem referências à pátria. Confira
aqui e tente não se arrepiar.
.
FRANÇA X UCRÂNIA
.
~ Esse jogo quase não aconteceu. Um verdadeiro temporal caiu em Donetsk e, graças às poças d'água e trovões que caíam no entorno da Dombass Arena, o juiz paralisou a partida por mais de meia hora. O fato reacende um velho embate entre ufanistas brasileiros e quem admira o futebol internacional, sobretudo o europeu: gramados, organização e tudo que envolve o futebol extracampo são superestimados quando vem de outro país ? Cada um responde a essa questão como bem quiser.
.
~ O que anda acontecendo com muita frequência na Euro2012 é um time dominar um tempo e seu adversário dominar o outro. O que aconteceu com essa partida foi algo ruim para o espetáculo, já que o primeiro tempo teve um nível técnico lastimável, sem nenhuma equipe dominante e com raros bons momentos.
.
~ Já o segundo tempo foi todo da melhor seleção em campo. Com gols de Menez e Cabaye e grande atuação do centroavante Benzema, a França venceu a Ucrânia e está a um passo da próxima fase.
.
~ Mesmo tendo chances de classificação e com a Suécia já eliminada, a Ucrânia segue sendo a pior seleção do grupo. Nem mesmo a estrela de Shevchenko (o mundo viu do que ele ainda é capaz no jogo contra os suecos) e nomes como Voronin e Tymoshchuk salvam essa seleção que, se não fosse anfitriã, certamente não estaria na competição.
.
~ Outra curiosidade: foi a primeira vez que a França venceu uma partida de EuroCopa sem a presença de Platini ou de Zidane. Com eles em campo foram 20 jogos e 14 vitórias, enquanto que sem eles foram 8 jogos, 3 empates e 5 derrotas.
.
SUÉCIA X INGLATERRA
.
~ Para muitos, o melhor jogo da Euro até aqui. Em nível técnico realmente foi, em emoção coloco junto a Polônia e Rússia. Mas, de fato, foi uma partidaça, com duas viradas e ótimos lances.
.
~ Para quem esperava um show de Ibrahimovic por parte dos escandinavos, teve que se contentar com uma ótima partida e dois gols de Olof Mellberg. Ibracadabra até deu uma assistência linda para o primeiro gol sueco, mas depois pouco apareceu.
.
~ Os mais antigos lembram-se de um English Team que só sabia jogar fazendo chuveirinho na área. Se eles vissem (ou se viram) o jogo contra a França e o primeiro tempo da peleja ante a Suécia, eles reconheceriam uma seleção de 50 anos átras. Gerrard cruzou lindamente para Andy Carrol abrir o marcador para a Inglaterra, como manda a tradição dos britânicos.
.
~ Podemos dizer que a partida mudou não no intervalo, mas com a entrada de Theo Walcott. Além de anotar o gol de empate, ele deu gás novo para seus companheiros e uma bela assistência para Welbeck marcar uma pintura, de calcanhar e rodando o corpo. Na bacia das almas a feia Inglaterra, que sabe que é feia pela primeira vez em muito tempo, venceu - e pode complicar a situação das demais participantes.
.
Para não dizer que fiquei em cima do muro, vou dar os meus palpites acerca de quem se classifica para a próxima fase em cada grupo. Primeiro a líder do grupo, depois a segunda colocada.
.
Grupo A: Rússia e Polônia
Grupo B: Alemanha e Portugal
Grupo C: Espanha e Itália
Grupo D: França e Inglaterra