Numa política avessa aos valores éticos e morais, lembro-me de três exemplos que me fazem ter esperança. Dois plenamente e um ironicamente. Confesso que minha admiração por ACM Neto caiu um pouco ( não totalmente ) ao saber que ele também usou os erários para levar sua família a paraísos com dinheiro público. Igualmente com Fernando Gabeira. Talvez ele não tenha nem viajado de corpo, mas que usou do dinheiro para ir além de mim, que não uso qualquer tipo de droga alucinógena, sei com certeza.
.
O primeiro e único ainda vivo é o gaúcho Pedro Simon. Senador a muito tempo e já conhecido em Brasília, foi governador do Rio Grande do Sul uma vez. Íntegro, nunca mediu palavras. Talvez seja dos poucos dinossauros políticos sem uma mancha em seu vasto currículo. Me atenho apenas um feito, o de ocupar o cargo de relator de uma lei que dispõe sobre o enriquecimento ilícito. Ele fez a lei, que parece estar esquecida nos confins da sujeira partidária. Ele a desenterrou. E adivinhem, ninguém o ouviu. Na lei de um deputado só, sigo-o. Venham todos.
.
A seriedade não é a cara do Congresso. Mas era o semblante sempre frio do amazonense Jefférson Peres, falecido no fim do ano passado. De carreira meteórica, desde quando começou como vereador de Manaus em 88 até o cargo de senador já em 95 e passando por uma indicação a vice-presidência da República, ele infelizmente começou tarde. Por não participar do círculo militar, só ingressou na vida pública na redemocratização. Que pena. Tinha muito a ensinar seus colegas de trabalho. Se é que pode-se chamar político de trabalhador. Foi ferrenho crítico do esquema de mensalão, dos poucos que pediu a degola dos envolvidos e do presidente. Nos escandâlos consequentes, fez o mesmo. E quando morreu, sua mulher recebeu mais de 118 mil reais de passagens não usadas por ele enquanto vivo. Descanse em paz senador. E não deixe sua mulher viajar. Se não, leve-a para junto de ti.
.
O terceiro é claramente irônico. Falo de Clodovil Hernandes, recentemente falecido graças a um AVC. Sempre foi polêmico. Sempre fui no caminho contrário ao dele. Visão política ele nunca teve, e se tornou deputado federal. Para não dizer que só falei mal, era inteligente e tinha um amor sobrenatural pela sua mãe. Porém, se foi. Por que os demais integrantes do circo Brasília também não se vão ? Não deixariam nenhuma saudade.
.
...
.
Bayern não ! Que o Wolfsburg segure as pontas do campeonato alemão. Que Hertha e Sttutgart consigam até tira-lo da Champions League. E mais do que tudo, que o Borussia Dortmund siga renascendo. Campeonato alemão novamente o mais emocionante do ano. Com a maior média de público, 42 mil pessoas. Com o time também de maior média, o Borussia, com cerca de 76 mil pessoas por jogo no Westfalenstadion. E ninguém fala dos germânicos. Entende agora por que não gosto de modas inglesas ?