quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A África vendo seus visitantes

>
Nunca o berço da civilização foi palco de um vento de tamanha magnitude como a Copa do Mundo. Em 2010 o mundial de futebol desembarcará no continente pela África do Sul. O país de maior miscigenação da região aos poucos vai conhecendo seus visitantes. Na Ásia o Bahrein empatou por 2x2 com a Arábia Saudita fora de casa e tirou os árabes da Copa. O Bahrein ainda não está garantido. Fará uma repescagem da repescagem contra a Nova Zelândia mês que vem para ver qual seleção jogará em gramados africanos.
.
No continente da Copa alguns países retomam a antiga hegemonia. Como por exemplo Camarões. Os leões Indomáveis venceram o Gabão por 2x1 e assumiram a ponta do grupo 1. Já está classificada a seleção de Gana. As demais líderes de grupos são Costa do Marfim ( praticamente classificada ), Argélia ( brigando com o Egito ) e Tunísia ( seguido de perto pelos nigerianos )
.
Pela CONCACAF as duas maiores seleções fizeram seu dever. Os americanos foram a Port of Spain enfrentar Trinidad e Tobago e venceram por 1x0. O México destituiu a antiga líder Honduras no estádio Azteca pelo mesmo placar. Quem surpreendeu foi El Salvador. Venceu a Costa Rica por 1x0 e ainda respira por aparelhos na competição. Os costa-riquenhos estariam na repescagem caso tudo terminasse agora.
.
Um pouco mais abaixo a América do Sul teve uma rodada totalmente desfavorável para a Argentina. A seleção local perdeu para o Paraguai por 1x0 no Defensores del Chaco. A seleção guarani se classificou com tal resultado junto com o já garantido Brasil. A seleção canarinho fez 4x2 no Chile e adiou a certa classificação da seleção vermelha para as duas rodadas finais. Se juntarmos a vitória uruguaia ante a Colômbia por 3x1 e a venezuelana sobre o Peru pelo mesmo placar veremos que a diferença entre os argentinos e a oitava colocada é de apenas dois pontos na classificação. Isso sem contar que o Equador foi a La Paz e ganhou da Bolívia também por 3x1, o que jogou a Argentina para o quinto lugar. O que faria os hermanos jogarem a repescagem dando a vaga direta aos equatorianos.
.
Na Europa 3 seleções se juntaram a Holanda no hall das classificadas. No grupo 5 a Espanha se garantiu ao vencer a Estônia por 3x1 em Mérida. Na luta pela repescagem estão os bósnios, 4 pontos á frente dos turcos. Na chave 6 os ingleses deram um chocolate de 5x1 nos croatas e também se classificaram. De quebra ainda deixou a seleção enxadrezada numa situação ruim ante a Ucrãnia na luta pela segunda vaga. A terceira é a seleção italiana. Graças a uma brecha nas leis, a seleção Azzurra já garantiu a melhor segunda classificação dentro de cada grupo e está na Copa. O jogo que sacramentou isso foi o 2x0 ante a Bulgária em Turim. A Irlanda segue em passos largos para a seletiva.
.
Outros grupos estão bem mais equilibrados. O 1 por exemplo. O empate dinamarquês ante a Albânia tirou a chance da Dinamáquina se garantir ao menos na repescagem. A Suécia encostou ao vencer Malta pelo placar mínimo. E Portugal foi a Budapeste para jogar sua vida. Atuando mal fez 1x0 na Hungria e segue com chances de conseguir algo. Pelo grupo 2 os empates nos jogos da líder e terceira coloacda ( Suíça e Letônia ) por 2x2 e entre os vices da chave ( a Grécia, que empatou com Moldova por 1x1 ) deram sobrevida aos israelenses, que humilharam Luxemburgo por 7x0. Nada está decidido no grupo e as 4 seleçeões podem tentar algo.
.
Talvez a maior surpresa positiva seja a Eslováquia. Atuando em Belfast, a seleção venceu a Irlanda do Norte por 2x0 e colocou uma mão na vaga. Correndo átras tem-se as seleçeões da Eslovênia, República Tcheca, Irlanda do Norte e Polônia, todas com chances matema´ticas de classificar e organizadas por quem vos fala em chances disso. Pobre San Marindo que não tem sequer um ponto no grupo. No grupo 4 alemães e russos serão as duas primeiras nações. Resta saber em qual ordem. Um ponto na frente estão os tedescos que venceram o Azerbaijão por 4x0 em Hannover. Os russos foram a Cardiff e fizeram 3x1 nos galeses.
.
Quem corre risco é a França. E o desastre nem foi tão grande assim. O empate com a Sérvia por 1x1 em Belgrado deixaram os francos 4 pontos na frente da Áustria. Mas caso a seleção azul tropece para os austríacos na última rodada quem pulo fora da repescagem são os franceses, pelo complicado critérrio repescatório da UEFA. E o grupo 9 já não terá mais jogos. A Holanda já havia se classificado. Quem foi para a repescagem foi a Noruega, que fez 2x1 na Macedônia em casa. O resultado tirou a Escócia, que recebeu a laranja mecânica em casa e perdeu por 1x0.
.
Poucas novidades e muita tradição aguarda a África do Sul. Parece que com o cenário novo as potência não querem deixar de ir ao mundial. O berço da humanidade e o bom futebol agradecem.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :