sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dias onze

>

Parece que numa data marcante da sua adolescência e da história tu resolve se relembrar de eventos importantes. Não para a história. Não para a adolescência. Quem não se lembra dos ataques de 11 de Setembro ? Infelizmente não pude ver tudo ao vivo. Infelizmente nõ conhecia o World Trade Center e só o descobri quando ele estava em ruínas ao chão. Lembro da minha avó me recebendo para almoçar e falando para não colocar a TV na rede Globo. Respeitei. Fiquei vendo Chaves no SBT.
.
Ao chegar no meu quarto para fazer a lição novamente liguei no SBT. Na Sônia Abrão. Ela passava uma notícia dizendo que o papa condenava os ataques terroristas. Que ataques ? Terroristas ? Tudo ficava embaralhado. Nas TV's ao fundo via uma na Globo. E via a vinheta do Plantão. Meu olho se abriu. Um toque me afastava do meu maior temor. Não mudei. E fiquei sem saber o que estava acontecendo por um bom tempo. Compreendi tudo quando vi o Jornal Nacional. Sem o receio do Plantão. Mais do que amrcar uma virada nas relacões internacionais do mundo. Ou de ter medo do Plantão. Nesse exato dia vi que o mundo era muito maior que o ABC. Que as pessoas eram muito distintas dos meus amigos da escola. E que existiam interesses além de matérias em provas.
.
Pensava nunca presenciar chegar em casa com a minha avó pedindo para não ligar na Globo. E isso aconteceu novamente. Março de 2004. Dia onze. Todos comentavam do meu 12° aniversário. Ao que chego em casa e dessa vez ligo na BandNews. Um atentado a bomba na Espanha. Dizem que é até hoje um dos maiores atentados terroristas da história europeia. Esse marco de imediato por acontecer a exatas 24 horas da data inútil mais importante para mim. As bombas no trem espanhol relembraram o mundo de que existem pessoas desconentes. E me deram a certeza de que eu nasci com uma visão de mundo diferente dos demais. Nesce dia crsceu em mim ainda mais o sonho de ser jornalista. As informações em tempo real da emissora me atraíram subitamente.
.
Exatos oito anos após o primeiro atentado cá estamos nós. Duas guerras fracassadas por parte dos americanos na Arábia. Um inimigo declarado fugido. Outro morto. E muitos só se lembraram do ocorrido com o WTC graças ao desenho do professor de história. A futilidade é algo pegajoso. Sorte que não me contamina. Outros estavam preocupados com a matemática. Eu também. Tanta preocupação de nada valeu. A prova foi péssima. Após horas de estudo no dia 10 um atentado aconteceu comigo no dia 11. Desgraçado dia.
.
Fica a certeza de que tudo se redime. Até mesmo os dias onze e seus carmas. Exatamente daqui um mês ( ou menos até ) farei a viagem necessária para crucificar todo e qualquer mal que a simples palavra onze me traga. Num lugar diferente com pessoas diferentes e com uma que de tão diferente me fascina. Mais que a destruição americana. As notícias do BandNews. As lembranças de hoje. Mais que tudo. Maior que tudo.
.
A contagem regressiva começou. Trinta dias pro próximo onze que deixará dois felizes e um maravilhado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :