terça-feira, 8 de setembro de 2009

O melhor presente para um país

>
O título ao menos por enquanto fica em segundo plano. Antes falemos do campeonato nacional. Campeonato esse que vem dando sistemáticas alegrias para alguns torcedores. Caso por exemplo dos palmeirenses. Atuando mal em casa a equipe palestrina contou com um pênalti mal dado em cima de Obina e ganhou por 2x1 do Barueri. Na reestreia de Vágner Love o artilheiro anotou o pênalti mandrake. Os colorados também andam comemorando. No ano do centenário o Internacional engrenou de vez. Fez 2x0 no outrora ascedente Avaí na Ressacada.
.
Seguindo a boa sina paulista na série A tem-se São Paulo e Corinthians. O primeiro jogou mal mas venceu o Cruzeiro no Mineirão graças a duas falhas de Fábio. 2x1. O segundo fez o clássico contra o Santos na reedição da final do Paulistão desse ano. No último lance Chicão anotou e deu a virada para o atual campeão estadual. 2x1. Quem decepcionou foi o Santo André. Ia vencendo por 1x0 o Atlético Mineiro. Porém tal qual um Galo de briga que é os mineiros viraram nos instantes finais. Éder Luís e Diego Tardeli fizeram o 2x1 alvinegro.
.
Quem segue sofrendo são os cariocas. O Flamengo foi a Curitiba e ao menos tirou um ponto do Atlético Paranaense na Baixada num 0x0 sem graça. O Fluminense recebeu o sempre ameaçado Náutico num jogo de 6 pontos. O 1x1 no placar afundou o tricolor e tirou o Timbu da zona de rebaixamento. Zona na qual se encontra também o Botafogo. A estrela solitária foi ao Recife enfrentar o Sport reformulado por Péricles Chamusca. O Leão teve um fulgurante início de jogo fazendo 2x0 nos primeiros minutos. Juninho fez de falta mas não salvou a derrota botafoguense por 2x1.
.
Outros dois empates fecharam a rodada. O sempre temido em seus domínios Grêmio foi surpreendido pelo Vitória. 1x1. Já o duelo entre Goiás e Coritiba passaria despercebi caso não fosse o golaço no fim do jogo de Ariel Nahuelpan. O argentino deu uma linda bicicleta para sacramentar o empate Coxa Branca por 2x2 no Serra Dourada.
.
Na série B a maior massa de torcedores da competição não comemorou. O Vasco saiu perdendo pro Atlético Goianiense por 2x0 mas bravamente foi buscar o empate em Goiás. Outra torcida fervorosa sofreu ainda mais. O Bahia foi ao Castelão e saiu com uma derrota por 2x1 ante o Ceará. O Guarani parece que se achou novamente e não teve dó do lanterninha Campinense. 3x0 no Brinco de Ouro da Princesa.
.
Em rápida ascenção aparece o São Caetano. O time do ABC Paulista saiu eprdendo mas virou ante o Vila Nova. 3x1. Os demais paulistas também conseguiram bons resultados. O Bragantino foi ao Rio e venceu o ameaçado Duque de Caxias pelo placar mínimo. 1x0. A Ponte Preta segurou o Ipatinga no Vale do Aço. 0x0. E ainda se recuperando dos incidentes ocorridos a duas rodadas átras a Lusa venceu de novo. Atuando em Barueri o elenco rubroverde fez fáceis 3x1 no Figueirense.
.
Em jogo de equipes desesperadas o ABC recebeu o Juventude no Frasqueirão. A partida acabou 2x1 para o lado potiguar. O inconstante Paraná Clube repetiu o placar emc asa contra o América. Já o Brasiliense se recuperou das derrotas recentes com um magro 1x0 ante o Fortaleza na Boca do Jacaré.
.
Tal qual o Brasileiro o campeonato argentino também teve rodada pré-jogo do selecionado local. O líder do Apertura é o Vélez Sarsfield que foi a La Plata e fez 1x0 no lanterninha Gymnasia y Esgrima. A surpresa da rodada ficou por conta do empate do Boca Juniors contra o Newell's Old Boys em casa por 1x1. Chamou a atenção também o emocionante confronto do San Lorenzo contra o Estudiantes de La Plata no Novo Gasômetro por 2x2.
.
Mas o que empolgou o planeta nesse fim de semana de fato foram as eliminatórias para a Copa do Mundo. Em solo sul-americano houve o maior clássico entre seleções do planeta. Atuando em Rosário o Brasil fez história ao fazer 3x1 numa Argentina em meio a crise. O Paraguai está perto de carimbar o passaporte para sua quarta Copa seguida ao vencer a Bolívia por magros 1x0 no Defensores del Chaco.
.
Apesar do surpreendente empate para a Venezuela em 2x2 o Chile mantém a vice-liderança. Basta apenas uma vitória para garantir a classificação. Num duelo de duas seleções que ainda brigam a Colômbia usou o fator casa para fazer 2x0 no Equador. A surpresa da rodada foi a seleção reserva peruana ganhar do Uruguai por 1x0 em Lima.
.
Na África o Marrocos surpreendeu os togoleses ao empatarem por 1x1 em Lomé pelo grupo A. Nigéria e Tunísia ficaram no 2x2 numa partida que poderia definir a chave. A maior surpresa da eliminatória do continente espelho vem sendo a Argélia. Venceu a Zâmbia por 1x0 e segue na frente do Egito que venceu a Ruanda fora de casa pelo mesmo placar. Nos dois grupos mais fáceis a Costa do Marfim está com uma mão na vaga após golear Burkina Fasso por 5x0 em Abidjan. Quem se classificou foi Gana no grupo D ao vencer o Sudão por 2x0 em casa.
.
Pela CONCACAF Honduras segue surpreendendo. Fez 4x1 em Trinidad e Tobago e tirou a chance do repeteco trinitino na Copa de 2010. Os EUA fizeram 2x1 em El Salvador em casa. Já a Costa Rica perdeu a chance de se manter na liderança ao tomar 3x0 do México em casa. Na Ásia Bahrein e Arábia Saudita ficaram no 0x0 na primeira aprtida da respescagem em Manama.
.
Rodada cheia na Europa. Pelo equilibrado grupo A a Suécia conseguiu uma grande vitória sobre a Hungria nos minutos finais em Budapeste. A líder Dinamarca e a vexatória seleção portuguesa ficaram no 1x1 em Copenhague. Na segunda chave a Suíça venceu o confronto direto com a Grécia por 2x0 em casa. A também postulante à Copa Letônia fez a obrigação e venceu Israel por 1x0 atuando fora de seus domínios.
.
No embolado grupo 3 a Irlanda do Norte arrancou dois preciosos pontos da Polônia fora de casa. A Eslováquia praticamente tirou a superior República Tcheca da África do Sul ao empatar por 2x2 jogando em Bratislava. A Rússia ainda sonha com uma vaga direta a Copa. Fez 3x0 na fraca seleção de Liechtenstein e está a um ponto da liderança. Também sonham os finlandeses que vencerem o Azerbaijão por 2x1 fora de casa.
.
A praticamente classificada Espanha goleou a Bélgica em La Coruña por 5x0. Na luta pela repescageme stão a Bósnia e a Turquia. Os bósnios fizeram a obrigação e ganharam da Armênia por 2x0 fora de casa. Já os otomanos jogaram em casa e fizeram 4x2 na Estônia. Com um jogo a mais na chave 6 a Croácia fez magros 1x0 na Bielorrússia em Zagreb. Logo átras vem a Ucrânia que massacrou Andorra em Kiev. 5x0.
.
Uma grande que se complica é a França. O inesperado 1x1 com a Romênia em Saint-Denis pode fazer com que os francos fiquem apenas com a repescagem. Praticamente classificada para a Copa está a Itália. Venceu a Geórgia por 2x0 fora de casa com direito a dois gols contra de Kaladze que atua em solo italiano. A Irlanda pode ter como consolo ao menos a respescagem cada vez mais próxima. A vitória por 2x1 ante o Chipre em Nicosia deixou os bretões em boas condições para tal. A briga pela repescagem ferve no grupo 9. A Escócia só precisa de um empate para tentar á sorte após vencer a Macedônia por 2x0 em Glasgow. Porém os próprios Macedônios e os noruegueses ainda tem chance de participar da Copa após o 1x1 com a Islândia em Reykjavik.
.
No fim de semana poderemos ter mais seleções garantidas na África do Sul. A Copa vai se desenhando. As nações agradecem.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :