sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Classificação final SP

>
Passada a apuração do carnaval paulistano, algumas injustiças foram cometidas e outras escolas obtiveram posições merecidas. Analisemos:
.
1º: Rosas
2º: Mocidade
3º: Vai-Vai
4º: Mancha
5º: Gaviões
6º: Vila Maria
7º: Império
8º: Tucuruvi
9º: X9
10º: Pérola
11º: Águia
12º: Tom Maior
13º: Imperador
14º: Leandro
.
Rosas de Ouro: Após não vencer em dois anos nos quais merecia ( 2005 e 2009 ), a impressão que fica é a de que o Rosas ganhou no ano errado. O desfile foi bonito, mas xoxo. Faltou algo para ser considerado um desfile com aquele " plus " de campeão, sabe ? Por mais espetacular que seja Ellen Rocche e por melhor que seja a bateria De Responsa, a escola não merecia tanto assim. E, certamente, a escola entrará pro ingrato hall de escolas campeãs com um samba ruim. No caso, péssimo. Talvez o pior dentre as laureadas.
.
Mocidade Alegre: A grande injustiçada desse carnaval. Fez, disparadamente, o melhor carnaval do ano, perfeita em todos os quesitos. Se sua comissão de frente, quesito que decidiu esse carnaval, não era digna de nota 10, a da campeã também não era. Fiquei com uma sensação de injustiça imensa.
.
Vai-Vai: Apesar de ser a minha escola, foi beneficiada pelos jurados. Perdeu quartos de pontos em 3 quesitos. Num, injustamente. Fantasia é quesito forte na Saracura, haja visto que a escola do Bixiga é conhecida por seu extremo bom gosto. Noutro, perdeu poucos pontos. A evolução da escola foi totalmente prejudicada, com clarões imensos e correria no fim do desfile. Nisso, ficou barato pra alvinegra.
.
Mancha Verde: Talvez a maior surpresa da apuração, para muitos. Para mim, não. Apostava forte na escola do Palmeiras desde o fim de seu desfile. O curioso é que a escola só perdeu pontos num quesito, e que não deveria ser tãoe penalizada assim. As alegorias da Mancha não tiveram grandes problemas, aoe menos aparentemente. Entretanto, se formos falar de colocação, ela veio bem.
.
Gaviões da Fiel: Apesar de todos acharem o contrário, não esperava muito da escola. Acreditava, aliás, que ela viria ainda pior. O quarto perdido em harmonia era esperado. Mas os três quartos que os Gaviões perderam em enredo enfureceram a diretoria. Pelo fato da escola tratar do centenário do Corinthians, motivo da fundação da própria escola, eles se irritaram e jogaram mesas e cadeiras, que feriram jornalistas e a filha do diretor duma co-irmã. A torcida atirou tudo o que via pela frente nos PM's que faziam a segurança da torcida e tocaram o terror na Marginal Pinheiros, na saída do Sambódromo. Pela primeira vez em muito tempo, a apuração foi paralizada graças a confusões desse tipo. Uma pena.
.
Unidos de Vila Maria: Dava toda a pinta de que viria forte como outrora. A comissão de frente era espetacular, talvez a melhor do carnaval. Essa comissão, aliás, perdeu meio ponto, uma tremenda injustiça. Não entendi o porque da escola perder 0.25 em alegorias e 0.5 em evolução. No fim das contas, isso compensou os demais erros da agremiação.
.
Império de Casa Verde: A sétima colocação do Tigre foi injusta. A escola merecia ficar um pouco mais pra baixo. A agremiação deu muita sorte de perder apenas 0.25 em alegorias, merecia notas ainda mais baixas. Algo realmente estranho em se tratando do Império. Em fantasias, o mesmíssimo caso. O meio ponto perdido em enredo também estava nos planos. A escola merecia, isso sim, perder ainda mais pontos.
.
Acadêmicos do Tucuruvi: Apesar de achar a colocação da escola da Zona Norte extremamente injusta, prefiro ver o lado bom. Em 9 dos 10 quesitos, a escola da Cantareira tirou nota máxima. No entanto, no quesito evolução, foram perdidos 1,75 pontos. Uma enormidade, se pensarmos que o carnaval foi decidido por 0.25. Se a escola melhorar tal quesito, ela obterá resultados bem expressivos. Ah, sim. As notas foram justas. A Tucuruvi correu demais para passar dentro do tempo. Mas, se ela tivesse um nome mais forte, duvido que essas notas ruins viriam.
.
X9 Paulistana: Outra escola que merecia mais. O quarto perdido em samba-enredo é surpreendente, já que escolas com sambas bem piores tiveram nota máxima. O meio ponto perdido em bateria é surreal, a bateria de emstre Augusto proporcionou um belo show no Anhembi. Pelo fato da escola ser uma das poucas a fazer um desfile tecnicamente perfeito, o quarto perdido em harmonia e sobretudo o ponto inteiro perdido em evolução, idem. Certas coisas só os jurados vêem. Mas nem isso tira a mancha negativa pro carnaval que foi essa colcação da X9 Paulistana.
.
Pérola Negra: Meu amigo Bruno definiu perfeitamente o que foi o Pérola esse ano. Ideias geniais, e execução falha. A escola perdeu três quartos em bateria e evolução e um quarto em harmonia e comissão de frente. Não vi nada demais nos 3 primeiros quesitos para perdas tão expressivas, mas o que me chamou a atenção foi a comissão de frente perder ponto. Ela foi eleita a melhor do carnaval pelo Troféu Nota 10, do Estadão. Há uma grande incoerência nesses dados.
.
Águia de Ouro: Aqui começa a série de escolas que perderam pontos em grande parte dos quesitos. O Águia, por exemplo, só tirou nota máxima em mestre-sala e porta-bandeira. Supreende a imensa injustiça com o ponto inteiro perdido pela escola nos quesitos bateria e evolução.
.
Imperador do Ipiranga: Para a escola da Zona Sul, a grande decepção de ser rebaixada no ano na qual subiu. Para os jurados, as vergonhosas notas dadas para a escola. O Imperador perdeu 4 pontos apenas no quesito alegoria, no qual deveria ter um desempenho próximo do perfeito. O 1,25 tirado da agremiação no quesito fantasia é chocante pelo mesmo motivo.
.
Leandro de Itaquera: Disparadamente, a pior escola do carnaval. Por mais ou por menos pontos, a colocação foi justa, infelizmente.
.
Que, ano que vem, as escolas façam um espetáculo melhor. Em 2010 a qualidade caiu se comparado a 2009. E meus mais sinceros parabéns aos mestres de bateria. Foram os ritmistas que sustentaram o carnaval e deram alguma graça aos desfiles.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :