terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Modinhas

>
Um tempo átras vi a transmissão do jogo Chelsea x Sunderland pela sempre primorosa ESPN Brasil. O primeiro tempo terminou 4x0 pros blues, num jogo onde o resultado foram humilhantes 7x2 pro time londrino. No intervalo um telespectador mandou o seguinte recado:
.
" Hoje o meu Chelsea vai massacrar esse pequeno Sunderland ! "
.
Ele foi prontamente repreendido pelo narrador Paulo Andrade, com o qual eu me identifico muito pelo fato dele ser sulsancaetanense como eu. A resposta foi a seguinte:
.
" Pequeno entre aspas. O Sunderland tem 6 títulos ingleses, o dobro do Chelsea, por exemplo. A questão é que não são todos os clubes que conseguiram sobreviver à globalização do futebol. "
.
A intervenção foi perfeita. Hoje o time de Stamford Bidge tem um dono multimilionário que banca um timaço. O Sunderland não tem essa sorte. Sobrevive às custas de sua torcida, que o ajudou em toda a sua história e deu ao clube todo o seu patrimônio e conquistas. Porém quem pega a atual fase e escolhe torcer para o Chelsea desconhece esse lado da história.
.
O lado glamuroso dum time com Drogba, Anelka, Essien e Cech cega, assumo. Mas... pergunte aos torcedores do time azul quem foi Zola. Ou um jogador mais antigo. Eles não saberão. Eles não amam o clube. Eles amam o atual momento do time, que por sinal é ótimo. Quando o time não corresponder em campo eles irão sumir.
.
Amar um clube é, acima de tudo, apoia-lo e saber da sua história. E, ao menos para mim, apoiar é cantar o tempo inteiro. Interar-se nas conquistas longínquas do time é algo essencial. Para saber as características do time, seus antigos ídolos, rivais e identidade.
.
Isso acontece muito no Brasil também. E infelizmente com o meu time. Graças a seus resultados recentes expressivos, o São Paulo atrai multidões por onde passa. Mas caso os títulos não viessem com certa frequência, eu realmente duvido que as pessoas continuariam o seguindo. Pergunte a um são-paulino " fanático " quem foi Ponce de León ou em qual década atuaou a linha média formada por Ruy, Bauer e Noronha.
.
Falar de Rogério Ceni, Muricy Ramalho, Hernanes e Mineiro é fácil. Eu já sofri muito em anos como o de 1999, onde, além de não ganhar nada, o São Paulo amargou eliminações traumáticas para seus maiores rivais. Muitos abandonariam o clube. Eu não. Nessas horas o meu amor é testado. E é na adversidade que se aprende a vencer. Mais que isso: nessas horas o amor te dá forças pra seguir em frente.
.
Ganhar ou perder é consequência. A causa é a instituição. O objetivo pode ser ser campeão, mas caso não dê, eu entendo. E agradeço os momentos felizes que meu time me proporcionou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :