segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O charme dos grandes clássicos

>
Em 3 estados brasileiros, os clássicos de maior importância histórica ocorreram. Começando pela terra bandeirante, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1x0 e colocou fim a um tabu de 4 anos sem vitória sobre o time alviverde. De nada adiantou a incessante pressão palestrina após a expulsão do lateral Roberto Carlos, o que valeu foi o gol de Jorge Henrique. Os outros dois times da capital decepcionaram. O São Paulo jogou mal e conseguiu, no fim, um empate com o Sertãozinho por 2x2. A Portuguesa perdeu para o Botafogo, no Canindé, por 2x1. Na Baixada, o Santos venceu sem brilho o Oeste por 2x0. Os dois grandes que venceram e o Botafogo formam o G4, que é fechado pelo Santo André. O time do ABC venceu o Ituano por 2x1 fora de casa.
.
O mais charmoso clássico carioca também aconteceu no domingo. Num jogo de 8 gols, o Fluminense fez 3 gols, mas permitiu a virada do Flamengo, com 3 gols de Adriano. O FlaFlu terminou em inacreditáveis 5x3 pro rubro-negro. Sem dificuldades o Vasco fez 3x0 no Friburguense, com novo hat-trick de Dodô. Com grandes dificuldades, o Botafogo virou pra cima do América no Engenhão. " El Loco Abreu " fez o primeiro, e o Fogão fez 2x1 no sangue. O Madureira segue a sua boa fase ( é o vice-líder do grupo B, na frente da Estrela Solitária ) e bateu o Macaé, fora de casa, por 2x1.
.
O último grande clássico ocorreu em solo gaúcho. O Inter venceu o GreNal ante o Grêmio por 1x0, com gol do criticado Alecssandro em Erechim. Mesmo assim, o colorado é apenas o vice-líder do Grupo 2. O líder é o surpreendente São Luiz, que massacrou o Porto Alegre em casa, por 5x0. Em Caxias, a equipe da casa fez 2x0 no Novo Hamburgo, segundo colocado do grupo 1. O outro time da cidade, o Juventude, perdeu para o Veranópolis por 1x0.
.
Surpreende o equilíbrio do campeonato Mineiro. O Ipatinga venceu o mistão do Cruzeiro por 3x0 em pleno Mineirão. Mesmo assim, apenas 4 times tem 4 pontos. O líder é o Uberaba, que desapontou e ficou no 0x0 em casa com a Caldense. Os demais times venceram. América, Atlético e Democrata derrotaram Uberlãndia, Tupi e Villa Nova por 3x1, 3x2 e 1x0, respectivamente.
.
Os grandes decepcionaram na Bahia. O Vitória foi a Feira de Santana e empatou com o Fluminense por 2x2. O Bahia fez pior: atuando em Pituaçu, perdeu para o xará Bahia, também de Feira de Santana, por 5x3, na estreia de Edílson. O líder do grupo 1 é o Vitória da Conquista, que venceu o Itabuna em casa por 1x0. O primeiro colocado do grupo 2, o Camaçari, decepcionou e ficou no empate com o Madre de Deus por 2x2. No Distrito Federal, o Gama venceu o clássico estadual contra o Brasiliense por 3x1 e assumiu a ponta do campeonato candango. Num clássico das cidades-satélite, o Ceilândia fez 3x1 no Atlético Ceilandense. Apesar da vitória, o Gato Preto é o terceiro, átras do rival Atlético.
.
Em terras catarinenses, o líder é o Joinville, que venceu o vice-líder Atlético, em Ibirama, por 1x0. O terceiro colocado é o Brusque, de Viola. O clube fez 3x2 no Chapecoense no Índio Condá. Destaca-se aind aa má fase do Figueirense. O Figueira perdeu por 1x0 para o Metropolitano, fora de casa. No Ceará, o líder é o Ferroviário, que ganhou longe de seus domínios do Maranguape por 1x0. O clássico entre Fortaleza e Ceará não saiu do 0x0 no Castelão.
.
Na estreia do técnico Jorginho pelo Goiás, o esmeraldino fez 2x0 no rival Vila Nova. Em batalha de primeiro e segundos colocados, o líder CRAC venceu o Atlético Goianiense por 3x2 em Catalão. Os tradicionais, enfim, dão as caras no Pará. O líder é o Remo, que fez 2x0 no Santa Rosa no Baenão. O Paysandu aparece logo átras, após aplicar 2x1 no Ananindeua na Curuzu.
.
No Paraná, o líder é o Coritiba. O Coxa Branca, jogando na Vila Capanema graças a punição da CBF, que interditou o Couto Pereira, venceu o Toledo por 3x1. O vice-líder é o Corinthians, que perdeu para o terceiro Atlético na Baixada por 2x0. Fecha o G4 o Paraná, que foi a Cianorte e ficou no empate com os donos da casa por 1x1. Em Pernambuco, o líder Sport tropeçou no Vera Cruz, empatando por 1x1 em plena Ilha do Retiro. O Náutico foi ao sertão e venceu o Araripina por 2x1. Terceiro e quarto colocados perderam na rodada. O terceiro é a Cabense, que perdeu para o Central em Caruaru por 1x0. O tradicional Santa Cruz foi a mesma cidade e não teve sorte melhor. A Coral perdeu por 3x1 para o Porto.
.
Na final da Copa Africana de Nações, o Egito conseguiu um inédito tricampeonato de fato ao bater a seleção de Gana, por 1x0. O autor do gol do título foi o reserva Gedo, aos 40 minutos do segundo tempo. Com a conquista, os faraós ganharam o sétimo título continental, sendo a maior vencedora da competição.
.
Pela Bundesliga, os 3 primeiros seguem firmes. O líder é o Bayer Leverkusen, que venceu o Freiburg por 3x1 na BayArena. Dois pontos átras do time vem o Bayern de Munique, que sem dificuldades fez 3x0 no Mainz em casa. O Schalke 04, terceiro colocado, também venceu. Os azuis reais anotaram 2x0 no Hoffenheim, em casa. A decepção da rodada foi o Borussia Dortmund, que perdeu para o Sttutgart por largos 4x1.
.
O Clausura argentino começou nesse fim de semana, e os grandes já desapontam. O Boca Juniors ficou no 2x2 com o Argentinos Juniors, fora de casa. O River fez pior. Perdeu para o atual campeão Banfield, no Monumental de Nuñez, por 1x0. Dos times que vão pra Libertadores, dois venceram. O Estudiantes passou fácil pelo Arsenal por 3x0, em La Plata. Já o Lanús jogou na sua Fortaleza e fez um belo jogo contra o Huracán, o qual venceu por 3x2.
.
Pela La Liga, os dois grandes dispararam ainda mais na ponta. O Barcelona, com dificuldades, passou pelo Sporting, em Gijón, por 1x0, e segue líder invicto. Já o Real Madrid foi até a Galícia enfrentar o decadente Deportivo La Coruña, e venceu por 3x1, com direito a um verdadeiro golaço de Benzema após toque de calcanhar de Guti. Os dois gigantes foram favorecidos pela derrota do terceiro colocado Valência, que perdeu o Sevilla por 2x1 no Ramon Sanchéz Pizjuán.
.
A Ligue 1 viu uma surpresa. O líder Bordeaux não conseguiu passar pelo vice-lanterna Boulogne em pleno Chaban-Delmas. O jogo ficou no 0x0. Melhor para quem o acompanha, ainda que de longe. Caso do segundo colocado Montpellier, que venceu o Olympique de Marseille em casa por 2x0, e do Lille, que passou pelo Lens no Lille-Metropole por 1x0.
.
A briga na Eredivisie League segue ranhida. O líder PSV bobeou ao empatar com o Vitesse fora de casa por 0x0. O Twente aproveitou a falha do time de Eindhoven e, jogando no Grolsch Veste, fez 2x0 no Roda.
.
Pela Premier League, um clássico mexeu com os dois maiores vencedores dos últimos tempos na Inglaterra. O Manchester United foi ao Emirates Stadium e não tomou conhecimento do Arsenal: 3x1. No entanto, o líder ainda é o Chelsea, que venceu o ameaçado Burnley fora de casa por 2x1. Liverpool e Manchester City venceram Bolton e Portsmouth por 2x0, em casa, respectivamente e encostaram no quarto colocado Tottenham, que apenas empatou com o Birmingham fora de casa por 1x1.
.
A neve atrapalhou a rodada do Calcio. A neve adiou a partida entre Parma x Inter no Ennio Tardini. Os nerazurri viram o arquirrival Milan empatar com o Livorno, no San Siro, por 1x1. O empate milanista foi ótimo para a Roma, que fez 2x1 no Siena em casa e já tem o mesmo número de pontos que o time do Norte da Itália. Fechando o G4 encontra-se o Napoli, que não saiu do 0x0 com o Genoa no San Paolo. O clássico da rodada, disputado entre a Juventus, do novo técnico Alberto Zaccheroni, e a Lazio ficou no 1x1 em Turim.
.
Pela Liga Sagres, nada de novo. O Braga venceu o Sporting por 1x0, em casa, e lidera junto com o Benfica, que bateu o Vitória de Guimarães por 3x1 no Estádio da Luz. Sem dificuldades, o Porto foi a Ilha da Madeira e fez 4x0 no Nacional.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :